+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Processadores

    Boa noite...
    Posso tá fazendo um pergunta que pra muito e faço responder.... mais pra mim que tô iniciando ainda tá muito difícil entender....

    Queria saber como funciona é como são os processadores de uma RB alguém poderia me explicar mais detalhado???

    Que pra mim entender melhor o funcionamento de uma RB creio que tenho que saber como é os processadores e memórias delas funciona e como eles trabalham juntos.. pra depois ter nossao do que eles suportam pra iniciar um configuração...

  2. #2
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Processadores

    Alguém me corrija Se eu estiver falando besteira.
    Basicamente são 4 arquiteturas: ARM, Powerpc, MIPS e Tile.
    Cada uma tem suas vantagens e desvantagens.
    A única fora de linha (até onde sei) é a powerpc, que não tem mais lançamentos utilizando ela.
    A ARM tem potencial mais ainda é imatura no Routeros (só a rb3011 usa). A Mips é usado em quase toda RB de pequeno porte mais tem lançamentos interessantes usando ela (rb760) por exemplo que é dual core HT (4 núcleos lógicos) de 800 MHz com 256 Mb de ram. Todas as CCR são Tile (multi núcleos).

  3. #3

    Padrão Re: Processadores

    Então, a grande sacada desses processadores (os citados) é que todos são little-endian, com ponto à favor para o arm que pode armazenar os dados na memória e/ou transmitir estes mesmos dados no formato big-endian, ou seja, pode "entender" ambos os formatos, não é por acaso que o arm está em quase todo tipo de dispositivo, pelo seu incrível poder de processar (ler/gravar/interpretar) informações, tanto que tem sido anunciados ultimamente alguns servidores com até 64 núcleos ARM, quando os sistemas começarem a ser pensados para esta arquitetura, teremos uma grande "revolução" no processamento de dados.

    Mesmo assim, não sei o real objetivo do autor do post com a pergunta. Mikrotik é proprietário, e pouco importa saber como os dados são armazenados/processados/interpretados. Sabendo ler (entender inglês vai ser um requisito) os manuais da Wiki deles é mais que o suficiente, que por sinal, são bem bons!

  4. #4

    Padrão

    Entao... Com o poder de processamento que esses processadores ARM conseguiram é de estranhar que nao estejan integrados em monitores rodando Windows em aplicação comercial, com qualidade de imagem excepcional e economia de energia.

  5. #5

    Padrão Re: Processadores

    Esses ARM são o que chamávamos"antigamente" de risc?

  6. #6

    Padrão Re: Processadores

    ARM de roteador de rede não tem processador de vídeo, por isso não tem uma saída VGA ou algo assim.

    A CPU de um box pra TV tipo MXQ pode ser um ARM de1GHz, sem problemas, mas o processador de vídeo neles geralmente é aqueles Mali400-450, com outro processamento a digamos 450-600MHz.

    Chipset de roteador custa R$ 20-40, CPU nem sempr é tão cara, pra desktop tem processador de R$ 150. Já a GPU é outra história, ela é mais cara (Placa de video pra desktop passa de R$ 200, mas o chipset nelas em si custa uns R$ 130-160 nessas placas básicas de R$ 200), mas como fica dentro do mesmo invólucro da CPU o fabricante tem que comprar de alguém que integre uma CPU comum com uma GPU e outros periféricos, são aqueles fabricantes que todo mundo vêm em tablets, tipo Allwinner, Rockchip, Mediatek, Amlogic. E fabricantes tipo a Samsung tem seus próprios hardwares desse, eles mesmos fazem o chipset que integra tudo). Mas enfim, um chipset de roteador de R$ 20 pularia pra R$ 60 se tivesse processador de vídeo integrado, mas aí também precisaria muita ram (Roteador comum as vezes tem 32MB), basicamente um roteador básico custaria R$ 200, falo de um concorrente pro TPLink 740nd que hoje está uns R$ 90. MXQ é barato e tem processamento de vídeo porque tem chipset de rede ultra-pobre, e é uma CPU que não aguenta rodar o dia todo processando muita coisa, se botar um MXQ de R$ 180 como roteador duvido que aguente uma semana! Terá que abrir, incrementar ventilação, melhor o VRM pra alimentação ser mais limpa, e ainda assim esse hardware de R$ 180 terá mesmo desempenho de um roteador doméstico de R$ 90, por ter chipset ethernet e wifi altamente pobre (Wifi é USB, é a mesma coisa que colocar um notebook como roteador wifi, pra 1 ou 2 dispositivos vai, mas com mais gente e mais tráfego a etapa de RF começa a limitar o tráfego e subir ping, basicamente um notebook de R$ 2 mil seria um roteador wifi muito pior que um roteador TPLink de R$ 90!

    Basicamente só muda a estrutura interna do chipset, porque até os barramentos com eventuais chipsets ethernet ou de RF usam padrões tipo PCIE e M2, pode ter uma CPU Arm, PPC ou Mips ligadas a um mesmo chipset de RF Mips, o barramento entre eles é PCIE (Não importa se o slot é MINI-PCIE, o barramento é PCIE), a arquitetura interna tanto faz desde que se comuniquem por um barramento padronizado (Por isso pode colocar dispositivo USB de qualquer marca em qualquer placa-mãe, USB é um barramento padronizado, não existem "equipamentos que não casam".

    Sobre PowerPC, eles ainda são usados. A RB mais recente é a ótima RB850Gx2. PowerPC tem muita capacidade de processamento porque tem mais tempo de evolução, a Apple usou até a geração dos Mac G5, mas usou desde os anos 80. A plataforma Mips é dos anos 90 mas era pouco usada, igual ARM, todo mundo está usando ARM agora na era dos smartphones, mas existia ARM em 2001 (Não falo dos primeiros mobiles. Um Palm M100, por exemplo, primeiro mobile de sucesso, era um processador motorola 68000 igual muito video-game dos anos 90 usava, coisa barata e explorada a ponto de ter video-game paraguaio (Não Chinês!) de R$ 100 com eles. Alias a Apple fez essa troca, trocou os 68000 por PowerPC na metade dos anos 90, todo Apple acima de 100MHz é PowerPC, até o MacMini e PowerMac G5 de 2006 ou 2007.

    Sobre chamar ARM e PowerPC de Risc, antigamente era mais justo, já que antigamente eram chipsets mais pobres. Um PowerPC atual da IBM de 5GHz suporta instruções pra caramba pra dizer que é uma plataforma de instruções "reduzidas" (O R é de reduced), são os processadores do sistema Watson da IBM, o que tem de mais poderoso em processamento comercial no mundo é PowerPC, a capacidade de processamento é tanta que a Ram deles nem mais se mete em GB mas em TB, com menos de 1TB de Ram um sisteminha com PowerPC Core8 nem dá conta de fazer a CPU ser usada direito.

    Mips acho mais justo chamar de Risc hoje, ainda suporta bem menos instruções (Que ARM e PowerPC). Os Tilera de umas RB maiores também é um risc clássico, mas é 64 bits, a capacidade de processar os mesmos pacotes de rede sobre muito. Acho que a Mikrotik só usa os chipsets da Tilera porque não tem nenhum PowerPC 64 bits barato, mas na verdade se comparar na mesma faixa de preço eu digo que os PowerPC dão show em ARM e Tile (Em Mips nem dá pra comparar!). ARM tem se beneficiado pelo desenvolvimento de cores pro mercado mobile, mas ainda assim temo praticamente 15 anos de mobiles populares e só em 2016 os ARM botaram o pé em definitivo no mundo da telecom! Simples questão de faltar desenvolvimento específico, Mips é mais simples desenvolver, como são menos instruções é fácil adaptar firmware pra testar de tudo, ARM nunca foi interessante nesse mercado simplesmente porque faltavam engenheiros com know-how em rede e neles.

    Agora voltando à saída de vídeo num roteador, não vejo motivo. É mais interessante fazer um dongle com processador tosco (Um ARM monocore de 500MHz) mas com GPU bem mais parruda (Um Mali T8xx), e plugar isso direto na porta HDMI da TV ou monitor. Com uma interface USB pobre pra wifi (Chipset wifi embutido no processador é o que não falta, todo smartphone tem isso) já terá o throughput necessário pra transformar streaming vindo de qualquer roteador com HD ou da internet mesmo, em imagem já pronta pra exibição, desempacotar h265 1080p ou 4k num Mali T8xx é tranquilo, se o sistema operacional não tiver que ficar roteando e processando mais nada é bem barato resolve isso, deixando o roteador custar pouco e gastar seu processamento só com o que interessa pra rede (Mas a parte de armazenamento interno em USB é tranquila, seja pra gravar streaming (Tipo o ARM dos receptores de TV por assinatura que gravam encriptado), pra baixar conteúdo on-demmand (Tivo, ou mesmo do Youtube como eu faço), ou pra p2p mesmo, 24h ligado processando isso consome pouca eletricidade, armazenamento local temporário é muito útil num mundo sem tanta rede suficiente pra streaming real-time a 1080p (Fora de metropole ou de países ricos é quase impossível alguém conseguir isso).

  7. #7

    Padrão Re: Processadores

    que viagem... você não precisa compreender como funciona processador e memoria, muito menos nomenclaturas técnicas, isso é para desenvolvedor, pra usuário final vai ser usado a interface gráfica winbox, que neste caso precisa ter feito o curso básico de informatica na microlins

  8. #8

    Padrão Re: Processadores

    "vai ser usado interface gráfica"... Nem sempre meu caro! Esse seu entendimento de "interface gráfica" é a raiz de muitos males que temos hoje em dia nas redes... Além da GUI é bom saber usar a CLI. E a Microlins, nada tem haver com o ensino disso.

    O importante nas redes de computadores é entender os conceitos. Usar a plataforma para aplicar o conceito, a gente resolve com manual do equipamento!

  9. #9

    Padrão Re: Processadores

    Interface gráfica ou CLI acho o de menos.

    Importante é saber o que está fazendo.

    Corrigindo, saber o que quer fazer, kkkkkkkkkk

  10. #10

    Padrão Re: Processadores

    O que esperar de um tolo que faz curso da Microlins e se acha o sabe-tudo? Esperar um monte de merda, isso sim.

  11. #11

    Padrão Re: Processadores

    Rachei o bicho aqui de rir! Sem desmerecer né, o problema não é fazer o curso... Mas sim achar que aquilo que aprendeu ali é tudo!

  12. #12

    Padrão Re: Processadores

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Interface gráfica ou CLI acho o de menos.

    Importante é saber o que está fazendo.

    Corrigindo, saber o que quer fazer, kkkkkkkkkk
    Isso mesmo. Não precisa conhecer tecnicamente memoria nem processador de um equipamento pra poder trabalhar bem com ele. Seja qual for a interface usada, o camarada tem que saber é os comandos aplicável para o que ele quer fazer.