+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Possível perda de potência no cabo, Wireless

    Eu montei uma rede wireless outdoor com uma antena omni Aquário 15dbi, Bullet M2, amplificador de rf de 4000mw "4watts" e cabo rgc58 65% de malha com 5 metros. Quando fui fazer os testes na rua com o celular, percebi que o sinal não estava alcançando longas distâncias e cobrindo pontos cego, ou seja, o sinal ficou muito ruim, pior do que o bullet acoplado direto na antena, e era pro sinal ter ficado mais forte com o amplificador. Eu creio que o problema seja com o cabo rgc58.

    Agora vou colocar cabo corrugado cellflex 1/2 como cabo de decida, e na conexão entre o cabo cellflex e o amplificador, vou colocar um pigtail de 40cm. Mas depois com o cabo cellflex, vou testar ligando o bullet com e sem amplificador pra ver se vai fazer alguma diferença. Será que vai ficar bom

  2. #2

    Padrão Re: Possível perda de potência no cabo, Wireless

    Citação Postado originalmente por hugocpjunior Ver Post
    Eu montei uma rede wireless outdoor com uma antena omni Aquário 15dbi, Bullet M2, amplificador de rf de 4000mw "4watts" e cabo rgc58 65% de malha com 5 metros. Quando fui fazer os testes na rua com o celular, percebi que o sinal não estava alcançando longas distâncias e cobrindo pontos cego, ou seja, o sinal ficou muito ruim, pior do que o bullet acoplado direto na antena, e era pro sinal ter ficado mais forte com o amplificador. Eu creio que o problema seja com o cabo rgc58.

    Agora vou colocar cabo corrugado cellflex 1/2 como cabo de decida, e na conexão entre o cabo cellflex e o amplificador, vou colocar um pigtail de 40cm. Mas depois com o cabo cellflex, vou testar ligando o bullet com e sem amplificador pra ver se vai fazer alguma diferença. Será que vai ficar bom
    Caro colega, vc esta todo errado, começando pela antena. Antena omni de 15 dbi tem seu angulo de abertura muito pequeno, ou seja dispositivos próximos pegam pouco sinal mesmo. O bullet é um ótimo equipamento mais ao usar amplificador vc gera ruido que acaba interferindo no seu próprio sinal. Vc pode trocar cabos e fazer o que for mais se continuar usando essa antena de 15dbi e esse amplificador, já era pra vc, vai só quebrar a cabeça.
    Vou dar uma dica, use no máximo uma omni de 12dbi ou menor, por que com 2.4 poluído vc não vai conseguir mandar seu sinal longe mesmo, se limitando a uns 500 metros e esqueça isso de amplificador, bullet m2 já tem potencia suficiente pro que vc quer.

  3. #3

    Padrão Re: Possível perda de potência no cabo, Wireless

    Eu por um momento pensei que estavámos em 2007.. até fui conferir a data do tópico...

    Mas é bem como o amigo já comentou... esquece amplificador... E outra coisa: para que cabo coaxial para levar o sinal do bullet até a antena? Deixa o bullet direto na antena. Só com esta providência já vai ver uma mudança muito grande para melhor como você mesmo disse que já observou...
    Parece que você quer desempenho com o celular... Mas celular não sem sinal de retorno até a antena, suficiente para manter conexões estáveis a não ser bem perto da antena. Que altura está a omni? Lembre que qualquer obstáculo no caminho vai fazer o sinal oscilar muito... Este tipo de instalação é apropriado para trabalhar com instalação fixa e antena de algum ganho significativo no cliente.

  4. #4

    Padrão Re: Possível perda de potência no cabo, Wireless

    Amigo, você transformou o espectro em lixo. Área de sombra se resolve com repetição.
    Jogue fora esse amplificador aí! 4Watts? Isso é potência de ERB de TV que é unidirecional ou ERB celular que utiliza salto de canal. Pra Wifi não presta!
    E antena quanto maior o ganho, mais estreito é o feixe. Com 15dBi e 4Watts é capaz de você captar o sinal a 20Km e não achar nada do lado da antena.

  5. #5
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Possível perda de potência no cabo, Wireless

    Tempos atrás fiz do mesmo jeito por que a internet era caríssima, ligações pelo celular a mesma coisa e dados móveis piorou, ah faltou a telefonia fixa que ainda é caro além de interurbanos nem se fala. Sem plano específico ao consumo.
    Atualmente o valor da internet em pequenos provedores está praticamente congelado mas já se aproximando para "caro" frente às atuações das operadoras com planos de R$ 60,00 ( controle com internet) e pós pago a partir de R$ 100,00 e redes sociais, whatsapp sem franquia.
    Gastei mais de R$ 1000,00 num ano só para tentar melhorar por uns 4 anos, obtinha um ganho de uns 30% entre o nada e o ruim nada além disso. Hoje uso um bom switch gerenciável e um bullet com 17 dBm e antena de 15 dBi e posso afirmar que é bom por que são 3 anos que não sei o que gastar dinheiro com isso.
    Em teste de campo utilizando esta antena omni, o bullet tem menos potência do que o multilaser, tplink, dlink etc.( 20 dBm), mas quem sabe utilizar ganha e muito em sua estabilidade e versatilidade; o groove é uma outra boa opção por ser dual band( 2,4 e 5,8), inclusive a sua antena.

    De acordo com a norma, o sinal máximo permitido era de 26 dBm( 400 mW) irradiados e não precisamos disso tudo por que com 20 dBm do moto G na função roteador tem um desempenho espetacular; conclusão os roteadores do mercado é que são ruins rsrs ou no mínimo instalados em locais inadequados.
    Acima de 26 dBm, precisa entrar com processo no ministério das comunicações, ser brasileiro, apto a votar, não ter antecedente criminal é uma delas. Sendo PJ, sócio controlador precisa ser brasileiro.

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Possível perda de potência no cabo, Wireless

    sphreak, quando entrei no mundo do sistema irradiante, um técnico colocou 4 kw numa antena ( HF/SSB) em 13 MHz e mal conseguia se comunicar, por que não conseguiu com 100, 500 e 1k.DENTEL multou a estação ou dono do rádio.
    Fora meu primeiro serviço de campo externo a mais de 2000 km longe de casa. Ai, ai, ai nossas búsolas se quebraram na viagem sofrida de chão batido( achei que era isso), alinhei pelo sol e por sorte era quase na primavera e estava 40° fora de seu alinhamento e consegui falar com apenas 15 W, mas precisei ajustar para 100 W.
    Ainda hoje, mesmo para internet o pessoal fica confiando demais nos instrumentos, eu não. Sou como os nativos, caboclos, pergunto ao morador onde nasce o sol, ou onde se põe ou no caso nesta região antenas parabólicas comuns que está a 300° aproximadamente.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Tempos atrás fiz do mesmo jeito por que a internet era caríssima, ligações pelo celular a mesma coisa e dados móveis piorou, ah faltou a telefonia fixa que ainda é caro além de interurbanos nem se fala. Sem plano específico ao consumo.
    Atualmente o valor da internet em pequenos provedores está praticamente congelado mas já se aproximando para "caro" frente às atuações das operadoras com planos de R$ 60,00 ( controle com internet) e pós pago a partir de R$ 100,00 e redes sociais, whatsapp sem franquia.
    Gastei mais de R$ 1000,00 num ano só para tentar melhorar por uns 4 anos, obtinha um ganho de uns 30% entre o nada e o ruim nada além disso. Hoje uso um bom switch gerenciável e um bullet com 17 dBm e antena de 15 dBi e posso afirmar que é bom por que são 3 anos que não sei o que gastar dinheiro com isso.
    Em teste de campo utilizando esta antena omni, o bullet tem menos potência do que o multilaser, tplink, dlink etc.( 20 dBm), mas quem sabe utilizar ganha e muito em sua estabilidade e versatilidade; o groove é uma outra boa opção por ser dual band( 2,4 e 5,8), inclusive a sua antena.

    De acordo com a norma, o sinal máximo permitido era de 26 dBm( 400 mW) irradiados e não precisamos disso tudo por que com 20 dBm do moto G na função roteador tem um desempenho espetacular; conclusão os roteadores do mercado é que são ruins rsrs ou no mínimo instalados em locais inadequados.
    Acima de 26 dBm, precisa entrar com processo no ministério das comunicações, ser brasileiro, apto a votar, não ter antecedente criminal é uma delas. Sendo PJ, sócio controlador precisa ser brasileiro.
    Sua experiencia é em área urbana ou rural? Como é a poluição no local?

  8. #8

    Padrão Re: Possível perda de potência no cabo, Wireless

    Quer uma rede em 2.4ghz para usar no celular. Pretende conectar quantos simultaneamente? Quer acesso médio de banda de quanto? Qual raio de alcance você pretende alcançar?

  9. #9
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Possível perda de potência no cabo, Wireless

    oibafms:
    Praticamente nas dua áreas, não remuneradamente como assistência contínua. Eventualmente quando meus clientes já estão com "saco cheio" de promessas, gastando dinheiro e nada...
    Muitas vezes ficava no mesmo barco; cheguei a comprar 4 roteadores, uma antena omni 15 dBi, fontes, cabos de rede num único anos mais nanostation, air grid, bullet(2). Numa das ocasiões técnicos fizeram relatório afirmando que minha internet é ruim por que que tenho muita antena instalada na edificação; perguntei a esses caras que então as torres precisam ser desmanchadas, nem morcegos ou corujas conseguiriam voar entre uma e outra rsrs.

    Em meu celular, chego a captar 30 APs em 2,4 e umas 10 APs em 5,8 num raio de 500 metros e no bullet contei 60 na varanda da casa; precisei de procurar um ponto cego achando com 8 a 10 APs e cobre a edificação toda com apenas 9 dBm nos motorola, mas precisei de aumentar para 17 dBm por conta de algum dispositivo e por um outro roteador só para poluir ainda mais, não vale a pena.
    Na área rural, qualquer roteador cobre 150 a 300 metros com folga, alguns chegam a 500 metros conforme as condições climáticas, mas dentro de casa não difere muito da condição urbana, mas salta de 15 metros de raio para uns 30 metros até mais conforme o dispositivo.
    Vale lembrar que 15 metros de raio dá para cobrir uma casa térrea de uns 160 m²; minha casa tem 110 m² e o terreno 142 m² e o sinal chega do outro lado da rua mesmo com os 9 dBm.

    A despeito da poluição, contei 60 APs há dois anos atrás, hoje com certeza tem muito mais. Muitas famílias desligaram o telefone fixo que pagava no mínimo 100 ou 120( eu inclusive), instalaram internet com planos a partir de 40 Reais; eu fiz plano de celular...
    Mas pequenos provedores se não tomarem cuidado, perderão terreno para operadoras de celular; tenho uma franquia de 20 GB mais 2 GB de bônus, usei apenas 1,8 GB e se fosse um concursado ou na CLT não justificaria muito em ter internet fixa. Um ano atrás tinha 5 GB pagando 8 Reais a menos.
    Tim e Claro fazem praticamente um ano com 4 G e a Oi e Vivo estão se preparando para tal; mudando completamente o perfil do consumidor, logo será mais ainda se chegar 5 G. Em prática tentei baixar um programa de 600 MB via internet fixa oscilando em torno de 40 min a mais de uma hora com 10M de velocidade, com 3M um pouco mais mas outro provedor; roteei meu celular vindo a fazer em menos de 4 minutos.

  10. #10

    Padrão Re: Possível perda de potência no cabo, Wireless

    salve galera,

    O pessoal confundi mto redes outdoor com redes indoor

    indor se utiliza o padrão wi-fi e outdoor ao contrário, os fabricantes saem deste padrão e usam protocolos específicos para ambientes externo TDM OFDM, etc.

    eu fiz vários cursos para poder começar a entender tudo isto, fiz na entelco https://www.entelco.com.br e aprendi que perdi mto tempo batendo cabeça e fazendo o famoso tentativa e erro, ai perdi mto tempo e dinheiro.

    Estudar os protocolos e os padrões é a melhor forma de começar a ter resultados legais nas redes.

    Nesta semana um cliente que peguei novo tem 110 APs Wi-Fi e uns 20 APs airmax e queria que todos fizessem a mesma coisa, só que não né...

    vamos entrar em 5 GHz pra wi-fi galera, não percam mto tempo com coisas que não levam a lugar algum. mesmo em 2GHz dá pra fazer um excelente planejamento e ter uma rede de qualidade.

    Potência ? uau, depois que aprendi a calcular uma rede com potências ideias, parei de ter insônia ( )


  11. #11
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Possível perda de potência no cabo, Wireless

    wirelessROCK: Realmente trabalho com eletrônica desde 1976 mas 4 anos só como brincadeira. Na época ficavam brigando com som potente( até hoje), fazia um tremendo barulho mas entender ou sentir a melodia nada.
    Comecei com transmissores de PX, já estava cursando curso técnico não foi diferente.
    Entrei na industria eletrônica no ramo de telecom, radio-enlace privado( 1,8 MHz a 22 MHz) com 100 watts de RF irradiados; brigavam para ter mais mas só piorava. Telefonia rural ( VHF 10 W; UHF 5 W); serviços de segurança 45 W nas estações fixas e 1 a 5 watts nos portáteis; mas um projeto bem elaborado com boa localização e condutividade do solo, com metade da potência se consegue o mesmo resultado.
    Hoje mesmo nas frequências de 700, 800, 900, 1800, 2500, 5800 ou 10000 megahertz nada é diferente, nada. RF é RF em qualquer situação, muda a propagação, característica devido ao seu comprimento de onda e custos cada vez menores.

    Ainda dá para fazer muitos milagres com redes de 2,4 GHz, por que temos muitos dispositivos sem suporte a 5,8 GHz, e não é enchendo a casa de repetidor que vai resolver o problema, aliás não senti muita firmeza neste dispositivo. Temos uma rede 4 G na frequência de 2,5 ou 2,6; bluetooph em 2,4; wi-fi em 2,4; impressora em wi-fi então precisamos de um bom planejamento. Planejamento esse que na maioria dos casos é onde será instalado a rede wi-fi da casa ou mesmo apartamento.