+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão separando rede por vlan duvidas

    ola gente bom dia a todos...
    tenho uma rede em casa que e enviada para uma torre entao ela e dividida nestas duas partes...
    porem ela e toda em bridghe entao gostaria de saber se consigo fazer ex:

    eter 6 link
    eter 7 torre
    eter 9 rede 160 no meu bairro
    eter10 suite casa ( minha rua)
    eter 11 adiministraçao minha meu pc

    bom entao e isso basicamente querro separar todas as redes pois este final de semana colocaram dhcp na rede e travou toda. e tava dando loop na rede diz o microtick. fui na torre coloquei um suite vlan e achei de onde era o problema ja que de la ela se divide para mas tres lugares.
    ae ficou esta questao de se alguem colocar por aqui proximo a minha casa.


    entao... querro fazer a eter 7,enxergar a 6 a 9 a enxergar a 6 e a 10 enxergar a 6

    e a 11 enxergar todas pois preciso adiministrar os equipamentos da torre na eter 7 e ainda configurar roteadores na casa do cliente daqui de casa (isso ja faço)

    porem nao sei configurar vlam nunca fiz. por favor me ajudem.

  2. #2

    Padrão Re: separando rede por vlan duvidas

    Citação Postado originalmente por edvan01 Ver Post
    ola gente bom dia a todos...
    tenho uma rede em casa que e enviada para uma torre entao ela e dividida nestas duas partes...
    porem ela e toda em bridghe entao gostaria de saber se consigo fazer ex:

    eter 6 link
    eter 7 torre
    eter 9 rede 160 no meu bairro
    eter10 suite casa ( minha rua)
    eter 11 adiministraçao minha meu pc

    bom entao e isso basicamente querro separar todas as redes pois este final de semana colocaram dhcp na rede e travou toda. e tava dando loop na rede diz o microtick. fui na torre coloquei um suite vlan e achei de onde era o problema ja que de la ela se divide para mas tres lugares.
    ae ficou esta questao de se alguem colocar por aqui proximo a minha casa.


    entao... querro fazer a eter 7,enxergar a 6 a 9 a enxergar a 6 e a 10 enxergar a 6

    e a 11 enxergar todas pois preciso adiministrar os equipamentos da torre na eter 7 e ainda configurar roteadores na casa do cliente daqui de casa (isso ja faço)

    porem nao sei configurar vlam nunca fiz. por favor me ajudem.
    desenhe sua topologia, fica mais fácil ajudar, outra coisa seu switch de borda gerenciável ?

  3. #3

    Padrão Re: separando rede por vlan duvidas

    ok farei isso mas tarde

  4. #4

    Padrão Re: separando rede por vlan duvidas

    ac

  5. #5

    Padrão Re: separando rede por vlan duvidas

    Porque vc não tira a bridge e administra (enxerga) por camada 3?

  6. #6

    Padrão Re: separando rede por vlan duvidas

    ola boa noite a todos.
    porque nao tiro a bridge.? a bridge atende toda rede partindo do concentrador ppoe. então todas as portas estão ligadas a esta bridge. eu também configuro os roteadores dos clientes pela bridge. independente do bairro.



    entao respondendo a todos... o que eu querro e que todas portas enxeguem o link de saida. por vlan diferentes.
    e que todas portas enxerguem uma porta que eu selecionar para administraçao. ex: eter 9 eu enxergo toda rede do meu pc... isso porque... se eu tiver que mexer nos ap da torre teria que trocar para vlam da trorre... se eu mecher na rede do meu bairro teria que trocar de vlam.. entao preciso desta forma ... se alguem ja viu um videos com estas resposta podem postar que ja ajuda.. so nao sei por onde começar

  7. #7

    Padrão Re: separando rede por vlan duvidas

    Mais um motivo 0ara tirar a bridge

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edvan01 Ver Post
    ola boa noite a todos.
    porque nao tiro a bridge.? a bridge atende toda rede partindo do concentrador ppoe. então todas as portas estão ligadas a esta bridge. eu também configuro os roteadores dos clientes pela bridge. independente do bairro.



    entao respondendo a todos... o que eu querro e que todas portas enxeguem o link de saida. por vlan diferentes.
    e que todas portas enxerguem uma porta que eu selecionar para administraçao. ex: eter 9 eu enxergo toda rede do meu pc... isso porque... se eu tiver que mexer nos ap da torre teria que trocar para vlam da trorre... se eu mecher na rede do meu bairro teria que trocar de vlam.. entao preciso desta forma ... se alguem ja viu um videos com estas resposta podem postar que ja ajuda.. so nao sei por onde começar

    remova a bridge e crie um (pppoe server) para cada interface ou vlan.

  9. #9

    Padrão Re: separando rede por vlan duvidas

    Eu acredito que a solução para o seu problema seja usar Private VLANs (nem todos switches suportam, mas hoje em dia é um recurso popular em vários modelos):

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mlrodrig Ver Post
    Eu acredito que a solução para o seu problema seja usar Private VLANs (nem todos switches suportam, mas hoje em dia é um recurso popular em vários modelos):

    obrigado e exatamente isso que eu preciso vou la estudar...

  11. #11

    Padrão Re: separando rede por vlan duvidas

    Se está saindo tudo por portas distintas para que VLAN?

    Veja bem, vc juntou tudo na bridge para depois separar por VLAN.

  12. #12

    Padrão Re: separando rede por vlan duvidas

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Se está saindo tudo por portas distintas para que VLAN?

    Veja bem, vc juntou tudo na bridge para depois separar por VLAN.
    concordo!