+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Placa de rede PCI ideal para servidor Mikrotik

    Olá, amigos do fórum...

    Qual a placa de rede PCI mais indicada, atualmente, para ser utilizada em um PC com Mikrotik?

    Estive pesquisando e achei interessante os modelos dessas duas marcas:


    01- Placa de rede PCI TP-Link TG-3269 Gigabit

    Características técnicas:
    - Código do produto no fabricante: TG-3269 (versão 3.3)
    - Interface: PCI 32 bit
    - LED: LED indicativo das funções Link / Atividade
    - Controle de Fluxo: IEEE 802.3x (Full-Duplex)
    - Topologia; Estrela
    - Consumo: 4 W
    - Certificação: CE, FCC, RoHS


    Portas:
    - 1 porta RJ-45 de 10 / 100 / 1000 Mbps


    Padrões:
    - IEEE 802.3
    - IEEE 802.3u
    - IEEE 802.3x
    - IEEE 802.3ab
    - IEEE 802.1q
    - IEEE 802.1p


    Protocolos:
    - CSMA/CD
    - TCP/IP


    Taxa de Dados:
    - 10 / 100 / 1000 Mbps para modo Half-Duplex
    - 20 / 200 / 2000 Mbps para modo Full-Duplex


    Rede de Mídia:
    - 10BASE-T: UTP categoria 3, 4, 5 por cabo (máximo 100m)
    - EIA/TIA-568 100Ω STP (máximo 100m)
    - 100BASE-TX: UTP categoria 5, 5e cabo (máximo 100m)
    - EIA/TIA-568 100Ω STP (máximo 100m)
    - 1000Base-T: UTP categoria 5, 5e cabo (máximo 100m)


    02- Placa de rede D-link -DGE-528T

    Características técnicas:
    - Código do produto no fabricante: DGE-528T versão C1
    - Interface: 32-bit PCI
    - Topologia: estrela
    - Memória integrada: 64 KB
    - Chipset: RTL81669SC
    - Tipo de cabo : CAT 5
    - LEDs indicativos em verde das funções ACT e Link.
    - Consumo de energia: 3,6 W
    - Dimensões da embalagem: 21,5 / 14 cm (Larg / Alt)


    Portas:
    - 1 porta RJ-45 de 10 / 100 / 1000 Mbps


    Padrões:
    - IEEE 802.3
    - IEEE 802.3u
    - IEEE 802.3ab
    - IEEE 802.3x


    Algum amigo do fórum que utiliza ou utilizou algum desses dois modelos de placa, pode compartilhar suas experiências e impressões ou ainda indicar alguma outra placa de rede PCI para rodar o MK num PC?


    Forte abraço.

  2. #2

    Padrão Re: Placa de rede PCI ideal para servidor Mikrotik

    O computador a ser usado não tem pci-Express?

  3. #3

    Padrão Re: Placa de rede PCI ideal para servidor Mikrotik

    O chipset das 2 é o mesmo, RTL8169SC, então só mudaria filtragem de EMI/RFI e talvez de alimentação SE placa PCI tivesse vários.

    Nesse caso a Dlink tem 2 reguladores internos (Tipo LM117 SMD) enquanto a TPLink tem só 1, então alguma tensão da TPLink vem direto da placa-mãe, e no Dlink tem VRM próprio (A partir da linha de +12V, provavelmente), isso pode ser ponto positivo pra Dlink se tiver placa-mãe com alimentação suja (Fonte com ripple. Não importa a potência, o que importa é ripple), ou negativo se a alimentação for bem limpa (E regulador linear comum tipo esses LM tem suas limitações, gera calor a toa).

    Pra boot via a TPLink tem o soquete pro ci dip32, é mais fácil consegue, mas como não vai usar isso esse soquete será pago e nunca será usado. Mas ainda é a placa mais barata certamente por essa questão de não ter 2 VRM's na placa, que a Dlink tem, por isso gasta menos mas custa mais caro (Mais componentes tem custo maior, gasta mais tempo na insersora, tem projeto mais caro, e tem percentual de erros maior na linha de montagem, não tem como custar o mesmo tendo mais componentes).

    Em teoria a Dlink terá desempenho melhor. Na prática tem que ver as opções internas do firmware, ou pelo menos o default dos drivers, tipo tamanho de buffer e temporizações diversas, isso só fazendo teste de throughput das 2 num mesmo hardware pra analisar, mas não vale a pena gastar tempo com isso, sendo mesmo chipset a tendência é ter desempenho 99% igual.

  4. #4

    Padrão Re: Placa de rede PCI ideal para servidor Mikrotik

    RouterOS não suporta aquelas Intel i350? Tenho usado em máquinas Linux e acho Excelente. Muito throuput e baixo processamento. Tbem uso as x520 também excelente

  5. #5

    Padrão Re: Placa de rede PCI ideal para servidor Mikrotik

    Suporta sim, e muito bem.

  6. #6

    Padrão Re: Placa de rede PCI ideal para servidor Mikrotik

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    O computador a ser usado não tem pci-Express?
    Tem sim, amigo... é um Dell Optiplex 330... Mas eu pretendo usar duas placas PCI´s externas, vou desabilitar a placa de rede onboard.

    Abraço.

  7. #7

    Padrão Re: Placa de rede PCI ideal para servidor Mikrotik

    Amigo, Rubens... muito obrigado pelas informações.

    Mais uma vez, deu "luz a cego..."

    Forte Abraço.

  8. #8

    Padrão Re: Placa de rede PCI ideal para servidor Mikrotik

    Desculpa a pergunta, mas o Optiplex 330 não é um equipamento para desktop com processador Core 2 e memoria DDR2? Estou perguntando porque, nesse caso, qual seria a sua preocupação com a placa Ethernet escolhida? Porque não me parece ser performance...

  9. #9

    Padrão Re: Placa de rede PCI ideal para servidor Mikrotik

    Citação Postado originalmente por mlrodrig Ver Post
    Desculpa a pergunta, mas o Optiplex 330 não é um equipamento para desktop com processador Core 2 e memoria DDR2? Estou perguntando porque, nesse caso, qual seria a sua preocupação com a placa Ethernet escolhida? Porque não me parece ser performance...
    Oi, amigo Mlrodrig... nesse PC só vai rodar mikrotik, sem cache, apenas mikrotik em compact flash... a preocupação é em selecionar uma placa de rede confiável, que não dê problema e que não tenha limitações, caso eu precise utilizá-la em outras aplicações futuramente.

    Abraço.