+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto a Ponto 3.9Km Sugestão de Equipamento

    Boa tarde pessoal


    Estou pensando em aprimorar um ponto a ponto de 3,9km com visada e gostaria de passar 100mb. Gostaria de saber se com duas Ubiquiti Litebeam 5AC Gen2 consigo atingir tal banda. Atualmente com duas Sxt Lite 5 passo 30mb. Um detalhe: lateralmente a cerca de 50 metros de um dos pontos há uma torre de transmissão com várias antenas wireless.

    Qual opinião de vocês? Alguma sugestão de equipamento ou experiência com a Litebeam?

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a Ponto 3.9Km Sugestão de Equipamento

    Eu pessoalmente ia de powerbeam ac é mais robusto do que as litebeam e sem falar que esses 100mb que vc quer é fichinha para powerbeam nessa distância e ainda fica bastante banda sobrando, vai que futuramente vc tenha um link maior!

  3. #3

    Padrão Re: Ponto a Ponto 3.9Km Sugestão de Equipamento

    Obrigado pela resposta. O valor da Powerbeam AC é quase o dobro da Litebeam. Por isso gostaria de opinião se com a litebem seria suficiente para passar de 80 a 100mb. Eu não sou provedor, na verdade é só para uso particular que preciso. Atualmente com as duas Sxt tenho os seguintes dados do link Tx/Rx Signal Strength: -67/-68 dBm e Signal to Noise: 41 dB

  4. #4

    Padrão Re: Ponto a Ponto 3.9Km Sugestão de Equipamento

    Sim as litebeam vai atender a sua demanda

  5. #5

    Padrão Re: Ponto a Ponto 3.9Km Sugestão de Equipamento

    Sua SXT tá passando pouco hein?

  6. #6

    Padrão Re: Ponto a Ponto 3.9Km Sugestão de Equipamento

    Já chegou a passar 70MB, porém confesso que devido ao vento deve ter sido deslocada um pouco. Vou tentar fazer um alinhamento mais fino. Além disso a cerca de 50 metros de um dos pontos (na lateral) tem uma torre de comunicação com muitas antenas, quando busco aparecem muitas redes, quando faço um scanner de frequências utilizadas são poucas as que não estão sobrecarregadas, então acredito que pode ser um ambiente com muito ruido.

    Você acredita que com as Litebeam AC Gen2 estaria menos sujeito a interferências e teria um resultado melhor?

  7. #7

    Padrão Re: Ponto a Ponto 3.9Km Sugestão de Equipamento

    Vc esta enganado. Com ac vc vai pegar ainda mais interferência por que ac usa um espectro maior. Se o ruído é alto vc pode usar radome para diminuir o ruído mas nas litebean como vc quer nao tem como colocar radome

  8. #8

    Padrão Re: Ponto a Ponto 3.9Km Sugestão de Equipamento

    Verdade? Sempre li que AC é menos sujeito a interferência. Não seria o caso de apenas reduzir para 20mhz, em vez de 40mhz, já que precisa de uma espectro menor para passar banda.

  9. #9

    Padrão Re: Ponto a Ponto 3.9Km Sugestão de Equipamento

    Meu caro vc leu errado. E pra usar 20mhz pra que ac? Ac é pra vc usar um espectro acima de 40mhz pra que vc possa usufruir de uma banda superior em relação ao airmax. Vc vem ai atras de opiniao e quando se da vc nao considera, prefere ficar ai lendo besteiras de qualquer um no google. Vc no mercado vai encontrar 2 tipos de equipamentos, os equipamentos com custo baixo e os equipamentos que realmente resolve e que não tem custo baixo. Pra sua conexão ficar realmente boa no senario descrito a solução é powerbeam com radome. Assim vc vai ter qualidade mas se vc não quiser qualidade, so quiser passar link qualquer coisa serve. Recomendo vc procurar consultoria de quem entende por que aparentemente vc esta virando técnico google e esta mais perdido do que cego em tiroteio

  10. #10

    Padrão Re: Ponto a Ponto 3.9Km Sugestão de Equipamento

    Não sou técnico, não tenho intenção de ser e muito menos fui irônico em minha resposta quando escrevi "Verdade?". Desculpe se interpretou dessa maneira.

    Ao contrário do que pensa, levei em consideração sua sugestão. Porém, não sou um provedor, sou apenas um usuário que deseja ter um link mais eficiente sem um custo elevado. Já tenho um link razoável de 30mb com duas Sxt, o qual para o meu uso é muito estável. Contudo tenho necessidade de uma banda maior, para uso particular.

    Em contato com suporte da Ubiqui eles me sugeriram que, em ambientes muito poluídos, haveria a possibilidade de diminuir para 20 mhz, já que com 20mhz na tecnlogia AC a capacidade de transferência de dados é maior. Ainda pelo que informaram usar especto acima de 40mhz deve ser evitado em área urbanas ou em ambiente muito poluídos.

    De qualquer forma agradeço sua resposta e desculpe pois realmente não tive intenção de ofendê-lo.

  11. #11

    Padrão Re: Ponto a Ponto 3.9Km Sugestão de Equipamento

    Powerbeam m5 400 vc consegue acredito que uns 70-80mb.

    Se for com boa visada ,4km vai conseguir sinal de-60 tranquilo . Porém pra chegar nessa banda , tem que usar em 40mhz .

    Se for de AC , o alinhamento conta muito mesmo , tem que estar bem alinhada pra ter bom resultado .

    Litebeam tbm vai fazer o mesmo serviço . Esses radome de powerbeam não resolve quase nada , bom mesmo pra evitar intempérie no dipolo. Pois é só uma capa plástica .

  12. #12

    Padrão Re: Ponto a Ponto 3.9Km Sugestão de Equipamento

    Obrigado pela resposta.

    Fiz alguns ajustes aqui com as duas Sxt Lite 5 e agora estou conseguindo passar 40mb (download) e 80(mb) upload. Isso está também me deixando em dúvida.

    Você teria alguma informação sobre qual poderia ser o motivo de o download estar bem mais abaixo do que o upload? Se fosse interferência o upload também não seria afetado?

  13. #13

    Padrão Re: Ponto a Ponto 3.9Km Sugestão de Equipamento

    UBNT LigeBeam AC Gr2

  14. #14

    Padrão Re: Ponto a Ponto 3.9Km Sugestão de Equipamento

    Bom a powerbeam ac em 20 mhz a vantagem e que vai tem mais processamento então com certeza vai ser mais estavel que uma normal em 20mhz. Litebeam ac tambem vai ficar melhor que a sxt pois tem mais processamento mais ganho de sinal o ideal em ac se for usar toda a banda e sinal abaixo de 55 evite de usar em 40mhz mesmo, só se for necessario bastante banda. Tente ao maximo um sinal abaixo de entre 50 e 55 para passar mais velocidade e estabilidade e não esqueça do ccq. E quanto ao radome o usuario acima quis dizer com certeza um radome shild que tambem ajuda muito a melhorar ccq.