+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão duvida, conviguracao em roteador, burlando speed test

    ola mestres da telecom...

    me deparei com uma situação que me deixou curioso, meu concorrente atende na fibra e vende planos ate 50mg,
    ate ai beleza.

    tenho um amigo que usa a net deles pois o bairro dele ainda nao atendo, esse amigo estava com problemas de conexao, pois alguns sites nao abriam e sua smart tv nao conectava no roteador, abriu varios chamados com concorrente foram varias vezes, e nao resolveram, entao mandaram ele trocar o roteador, blz mesmo assim nada, mais como tenho varios amigos q usam deles ja sei o problema e ja ate falaei o problemas a eles mais neh ....kkk

    entao agora vem a duvida, chegando la fiz uma medecao no speed teste,e bateu 40 a 48mgs mais estava com os problemas,
    fui acessar o roteador a senha avia sido mudada.
    resetei o mesmo ai veio a surpresa depois de configurado como deve ficar, a tv conectou nomar, os sites abriram, mais a velocidade nao passa de 18 mgs,,

    tem como burlar medidor no roteador???????

  2. #2

    Padrão Re: duvida, conviguracao em roteador, burlando speed test

    Boa noite,

    O sites medidores de velocidade medem a velocidade da sua maquina até o servidor de teste. Se o provedor do seu amigo for um dos servidores de teste do speedtest, o mecanismo do mesmo irá seleciona-lo como mais próximo é irá medir praticamente como se fosse a velocidade da rede local do provedor, o ping pode até ficar entre 1ms e 10ms dependendo da qualidade da rede, se você clicar em alterar servidor e escolher um sevidor mais distante, você irá ver a real velocidade da internet e o ping maior. Lembrando que a banda disponivel no servidor de teste pode influenciar na medição por isso é interessante testar em varios sites e/ou fazendo o download de algum arquivo.

    Quando disse que ao resetar o roteador os aparelhos conectaram, o que pode ter acontecido era uma má na configuração dhcp, DNS ou o gateway do roteador igual ao do Modem, ou até mesmo problema em algum canal do Wifi - já peguei dispositivos que não conectava no roteador Wifi em um determinado canal -.

    Outro problema que pode ter influenciado no seu teste é os aparelhos estarem todos conectados e baixando atualização em segundo plano ou algo, já que realizou o teste após certificar que os mesmos estavam conectados. O mais correto e fazer a medição através de um cabo ligado direto ao modem do provedor de serviços.

    Abraço...

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: duvida, conviguracao em roteador, burlando speed test

    Minha cunhada estava com problema de internet, fiz teste de medição dava 14 MB até 22 MB, UP de 8 MB excelente para um plano de 10 MB, como se you tube não roda vídeo sem travar que roda bunitinho se tiver 700 KB. Pediram para ligar direto no PC, nada; chamou uma outra operadora com velocidade até menor e não é que resolveu o problema?

    Atualmente quando preciso baixar algum arquivo, ativo o roteador que é pelo menos 10 vezes mais rápido; já fiz por umas 5 vezes. Na internet fixa o timer fica variando até o triplo do tempo até mais, enquanto no serviço de dados do meu celular mel chegou a 50% de variação mesmo com dois pontos de sinal do celular.
    Segundo a operadora( Claro), meu chip é antigo não é compatível com rede 4 G, mas teria que deslocar 500 km entre ida e volta, esquece rsrsrs; Aparece 4G, tem uma taxa muito maior do que qualquer outra operadora, então por ora assim fica. Por conta disso, não confio nesses testes que normalmente puxam a "sardinha" para o lado do provedor, continuamos sofrendo.

  4. #4

    Padrão Re: duvida, conviguracao em roteador, burlando speed test

    Citação Postado originalmente por jvictor Ver Post
    Boa noite,

    O sites medidores de velocidade medem a velocidade da sua maquina até o servidor de teste. Se o provedor do seu amigo for um dos servidores de teste do speedtest, o mecanismo do mesmo irá seleciona-lo como mais próximo é irá medir praticamente como se fosse a velocidade da rede local do provedor, o ping pode até ficar entre 1ms e 10ms dependendo da qualidade da rede, se você clicar em alterar servidor e escolher um sevidor mais distante, você irá ver a real velocidade da internet e o ping maior. Lembrando que a banda disponivel no servidor de teste pode influenciar na medição por isso é interessante testar em varios sites e/ou fazendo o download de algum arquivo.

    Quando disse que ao resetar o roteador os aparelhos conectaram, o que pode ter acontecido era uma má na configuração dhcp, DNS ou o gateway do roteador igual ao do Modem, ou até mesmo problema em algum canal do Wifi - já peguei dispositivos que não conectava no roteador Wifi em um determinado canal -.

    Outro problema que pode ter influenciado no seu teste é os aparelhos estarem todos conectados e baixando atualização em segundo plano ou algo, já que realizou o teste após certificar que os mesmos estavam conectados. O mais correto e fazer a medição através de um cabo ligado direto ao modem do provedor de serviços.

    Abraço...
    Obrigado pela resposta ..
    Então voltei lá e refiz os teste, realmente só 20mgs fiz direto no cabo no note. Os servidores como vc falou realmente está pegando o da operadora mudei pra um bem distante deu 18mgs. Então era algo configurado no roteador mesmo .. tô curioso kkkk

  5. #5

    Padrão Re: duvida, conviguracao em roteador, burlando speed test

    isso não é configurado no roteador e sim no concentrador onde o cliente conecta! com uma simples marcação de pacotes e uma queue pode-se fazer isso

  6. #6

    Padrão Re: duvida, conviguracao em roteador, burlando speed test

    Citação Postado originalmente por codornairai Ver Post
    isso não é configurado no roteador e sim no concentrador onde o cliente conecta! com uma simples marcação de pacotes e uma queue pode-se fazer isso
    Então pois eh.. mais estranho q foi resetar o roteador e não deu mais os 40 e poucos