+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Negar Acesso SSH a outras maquinas da rede

    Pessoal , Boa Tarde !

    Estou participando pela primeira vez deste fórum com essa postagem e com a seguinte necessidade.
    Tenho um RB2011uas e algumas maquinas na rede , porem gostaria que uma determinada maquina com ip fixo nao fizesse ssh pra nenhuma outra na rede( drop ). Que ela seja acessada via ssh ,mas que não acesse outras.
    Todas as maquinas tem a mesma faixa de ip.
    Desde já agradeço a ajuda !

  2. #2
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Negar Acesso SSH a outras maquinas da rede

    tem como vc explicar melhor o seu cenário, estas maquinas é clientes de internet, ou é de uma rede de trabalho.
    que sistemas estão sendo usado nos micros caso seja de trabalho.

  3. #3

    Padrão Re: Negar Acesso SSH a outras maquinas da rede

    Citação Postado originalmente por santorh Ver Post
    Pessoal , Boa Tarde !

    Estou participando pela primeira vez deste fórum com essa postagem e com a seguinte necessidade.
    Tenho um RB2011uas e algumas maquinas na rede , porem gostaria que uma determinada maquina com ip fixo nao fizesse ssh pra nenhuma outra na rede( drop ). Que ela seja acessada via ssh ,mas que não acesse outras.
    Todas as maquinas tem a mesma faixa de ip.
    Desde já agradeço a ajuda !
    Só criar uma address-list com os ip's que vc quer permitir e negar! No filter vc faz as regras de acept e drop.

  4. #4

    Padrão Re: Negar Acesso SSH a outras maquinas da rede

    Bom dia !
    entao Genis , é uma rede de trabalho e todas as maquinas usam o centos server .
    Eu quero configurar o MK para uma determinada maquina seja acessada normalmente via SSH ,mas nao queria que dela fosse possivel acessar outra na mesma rede.

  5. #5

    Padrão Re: Negar Acesso SSH a outras maquinas da rede

    Olá, simples,

    /ip firewall filter
    add action=drop chain=forward dst-port=22 protocol=tcp src-address=192.168.1.200

    Essa regra funciona da seguinte maneira, suponha que o 192.168.1.200 seja o IP da maquina que não deve fazer conexão SSH, então tudo que tiver origem o IP 192.168.1.200 utilizando o protocolo de transporte TCP na porta 22 será realizado um DROP, a regra permite que seja feito conexão SSH com a maquina mas não permite a maquina fazer.


    Caso queira fazer a mesma coisa com outras maquina, em vez de criar uma regra para cada maquina, vá em IP > Firewall > Address Lists > add name: SSH-OUT-DROP e adicionar os IPs das maquinas que deseja fazer esse bloqueio, depois vá até a regra de Filtro, remova o IP de Src. Address (deixe em branco), vá para aba Advanced e em Src. Address List selecione SSH-OUT-DROP e pronto, a regra terá efeito em todos os IPs que estiverem dentro da Address List SSH-OUT-DROP.