+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de PabloEB
    Ingresso
    Oct 2018
    Localização
    Ajuricaba, Rio Grande do Sul
    Posts
    10

    Question Como Criar um PPPoE em cada interface, usando o mesmo Pool?

    Boa tarde, primeiramente peço desculpas se já tem algum tópico com esse assunto, o qual não encontrei.
    Bom, meu cenário é uma RB Concentrador PPPoE ocupando 3 portas, que ligam 3 torres aqui em minha cidade as quais os equipamentos estão em bridge. Hoje estou discando o PPPOE em uma bridge que esta entre as 3 portas.
    Minha dúvida é, consigo fazer 3 servidores PPPoE, um em cada interface, usando o mesmo Pool que é 192.168.30.2-192.168.30.254?
    Estou usando o IP: 192.168.30.1/24 na interface Bridge, se eu fizesse os 3 servidores PPPoE eu teria que repetir esse IP nas 3 interfaces?

  2. #2

    Padrão Re: Como Criar um PPPoE em cada interface, usando o mesmo Pool?

    pppoe não precisa de gateway só vc criar o servidor pppoe nas 3 interfaces que vai funcionar

  3. #3
    Avatar de PabloEB
    Ingresso
    Oct 2018
    Localização
    Ajuricaba, Rio Grande do Sul
    Posts
    10

    Padrão Re: Como Criar um PPPoE em cada interface, usando o mesmo Pool?

    Não preciso colocar o ip 192.168.30.1/24 no address list em nenhuma interface do servidor PPPoE?

  4. #4

    Padrão Re: Como Criar um PPPoE em cada interface, usando o mesmo Pool?

    Deixa como está.
    Mas se vc tem 3 torres, porque não esta usando só uma ether-interface?
    Eu tenho 6 torres, repetidoras, e eu só uso uma interface na RB, e da RB vai para um swith. SIMPLES ASSIM!

  5. #5
    Avatar de PabloEB
    Ingresso
    Oct 2018
    Localização
    Ajuricaba, Rio Grande do Sul
    Posts
    10

    Padrão Re: Como Criar um PPPoE em cada interface, usando o mesmo Pool?

    Citação Postado originalmente por muttley Ver Post
    Deixa como está.
    Mas se vc tem 3 torres, porque não esta usando só uma ether-interface?
    Eu tenho 6 torres, repetidoras, e eu só uso uma interface na RB, e da RB vai para um swith. SIMPLES ASSIM!
    Bom dia muttley
    Nessa torre em questão onde esta esse concentrador, estão 3 enlaces via radio, que ligam outras torres. Cada enlace esta ligado a uma interface da RB, não tem necessidade de eu ter um switch, tendo as portas da RB sobrando...

  6. #6
    Avatar de PabloEB
    Ingresso
    Oct 2018
    Localização
    Ajuricaba, Rio Grande do Sul
    Posts
    10

    Padrão Re: Como Criar um PPPoE em cada interface, usando o mesmo Pool?

    Minha dúvida que ainda persiste é a questão do adrress list, como vou usar 3 servidores Pppoe com mesmo Pool (mesma faixa de ip: 192.168.30.2-192.168.30.254) para as 3 interfaces, coloco o mesmo ip (192.168.30.1/24) no address list nas 3 interfaces? ou nao coloco em nenhuma?

  7. #7
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Como Criar um PPPoE em cada interface, usando o mesmo Pool?

    não precisa criar address list, apenas criar o seu seridor PPPoE que ele ja pega o seu bloco para todas as interfaces que tem o PPPoE, desde que o mesmo esteja na mesma RB.

  8. #8
    Avatar de PabloEB
    Ingresso
    Oct 2018
    Localização
    Ajuricaba, Rio Grande do Sul
    Posts
    10

    Padrão Re: Como Criar um PPPoE em cada interface, usando o mesmo Pool?

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    não precisa criar address list, apenas criar o seu seridor PPPoE que ele ja pega o seu bloco para todas as interfaces que tem o PPPoE, desde que o mesmo esteja na mesma RB.
    Obrigado amigão.

  9. #9

    Padrão Re: Como Criar um PPPoE em cada interface, usando o mesmo Pool?

    Se utiliza pool, no profile que utilizará para os Servidores PPPoE, selecione o pool que deseja distribuir.
    Não irá gerar conflito pois a tabela é compartilhada por todos os pppoe-server.

  10. #10

    Padrão Re: Como Criar um PPPoE em cada interface, usando o mesmo Pool?

    Cria 3 pppoe server e em cada server coloca a interface desejada. Á configuração padrão é a mesma do server que já tem aí, somente crie mais 2 server e coloque as outras 2 interface.

  11. #11

    Padrão Re: Como Criar um PPPoE em cada interface, usando o mesmo Pool?

    qual sera o motivo para ter 3 server pppoe separados e usando a mesma pool ? não é melhor deixa como esta ? se for fazer é cópia e colar o mesmo server e troca a porta.

  12. #12
    Avatar de PabloEB
    Ingresso
    Oct 2018
    Localização
    Ajuricaba, Rio Grande do Sul
    Posts
    10

    Padrão Re: Como Criar um PPPoE em cada interface, usando o mesmo Pool?

    Citação Postado originalmente por Fallout Ver Post
    qual sera o motivo para ter 3 server pppoe separados e usando a mesma pool ? não é melhor deixa como esta ? se for fazer é cópia e colar o mesmo server e troca a porta.
    Opa, fiz aqui e deu certo. Resolvido o problema.