+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antenas Colineares com dipolos dobrados

    Olá amigos, gostaria de saber se algum amigo aqui do fórum tem arquivos de projetos de Antenas Colineares com dipolos dobrados. Pode ser projetos de VHF e UHF. Essas antenas são utilizadas em radio amadorismo.

  2. #2

    Padrão Re: Antenas Colineares com dipolos dobrados

    Citação Postado originalmente por PU7IHL Ver Post
    Olá amigos, gostaria de saber se algum amigo aqui do fórum tem arquivos de projetos de Antenas Colineares com dipolos dobrados. Pode ser projetos de VHF e UHF. Essas antenas são utilizadas em radio amadorismo.
    Qual será a utilização e faixa de frequência?

  3. #3

    Padrão Re: Antenas Colineares com dipolos dobrados

    Para uso de rádio amador, e a frequência é de 146 a148 mhz.

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Antenas Colineares com dipolos dobrados

    Existe vários tipos de antenas co-lineares com gama-match ou não:
    Vamos entreter aos tipos mais comuns, normalmente antenas de ganho acima de 2 5/8 de onda são considerados colineares( 4 dBi)
    1) antena móvel monopolo omni direcioanal de 5 ou 7 dBi.
    2) antena dipolo 4 dipolos abertos.
    3) antena dipolo fechado tipo oval.
    4) antena dipolo fechado tipo J
    5) antena dipolo tipo triex com gama match.. omni
    6) antena dipolo bobinada 5/8; 2 5/8 ou 3 5/8 de onda. omni

    Itens 2; 3 ou 4 odem ser configurados como direcional, setorial ou omnidirecional.
    Os calculos dos irradiantes são bastante simples, exceto tipo oval ( 300 ohms), os outros são em 75 ohms. ( 140.000 : Fop) deste se divide em dois.
    O mais complicado são os pigtails, que leva em conta o constante dielétrico do cabo, impedância para aquela frequência e uma variável na junção dos cabos( tipo perda ou atenuação). Isso é fornecido pelo fabricante do cabo coaxial e conectores. Para redução de custos, fabricantes de antenas utilizam uma tabela fixa para cada 10 MHz . Ganho nesse tipo de antena é considerável, chegando a 10 dBi ou 15 dBi(omni), vale lembrar que atualmente acho que a potência máxima irradiada é de 50 watts ou menos a uma altura de 30 metros.
    do solo ou prédio/edifício; menos que 10 metros somente antena de 0 dBi para omni e 10 watts irradiados( omni ou yagi), até menos ainda.

    Profissionais nessa área atualmente são muito marginalizados, seja para 4 MHz( 120 m) ou 6 GHz( 0,02 m), por que antena é antena em qualquer situação, não importa a frequência ou potência. Instalação requer inúmeros cuidados, e se pegarmos a porcaria do nosso roteador com apenas 100 mW irradiados fará milagres de duvidar a muitos mortais.

  5. #5

    Padrão Re: Antenas Colineares com dipolos dobrados

    Gostaria de projeto se possivel em formato PDF ou em outro formato de antenas colineares com dipolos dobrados(fechados) de 4 e 8 elementos. Se tiver um programa de cauculos dessa antena também.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por PU7IHL Ver Post
    Gostaria de projeto se possivel em formato PDF ou em outro formato de antenas colineares com dipolos dobrados(fechados) de 4 e 8 elementos. Se tiver um programa de cauculos dessa antena também.
    Eu nunca utilizei projeto, na verdade essas antenas colineares são um tipo de antena J Pole composto.

    Eu utilizo 2 métodos:

    Calculo o J Pole para fazer a conexão inferior em 300 Ohms e a parte maior do J Pole, que seria a parte colinear com os dipolos dobrados acoplados, eu utilizo uma tabela do Excel, pode ser baixada aqui: http://www.hamuniverse.com/wb3ayw1co...3AYWfeed12.xls

    E para o cálculo do dipolo dobrado eu utilizo esse site aqui: https://www.changpuak.ch/electronics/Dipole_folded.php

  7. #7
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Antenas Colineares com dipolos dobrados

    Tinha anotado em rascunho, os cálculos adotados pelas fabricantes, radio-amadores, forças armadas etc. O resultado final pouco difere quanto à construção, exceto o das forças armadas que precisa utilizar um único irradiante para várias faixas, vale também para serviço aeronáutico e marítimo.

    Esqueci de mencionar que a antena colinear nessa faixa deve ter uns 7 a 9 metros de construção vertical, e antena 3 5/8 mais ou menos 6,5 metros; então se não tiver altura esqueça o projeto por que a base da antena estará mais ou menos 23 metros do solo, assim acho que é um pouco baixo.
    Conforme a topografia ou finalidade, uma torre com essa altura uma antena 0 dBi resolve o problema, vez que terá uns 30 watts irradiados com um rádio ou repetidor de 45 watts. Acho que atualmente é só 10 watts irradiados na estação Base ou repetidor.

  8. #8

    Padrão Re: Antenas Colineares com dipolos dobrados

    Procura the radio hambook. é a bíblia do radioamador. Compra ela pronta que é barata, não compensa fabricar.