Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda por favor, minha rede esta parada.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-11-02 at 23.21.10.jpeg
Visualizações:	137
Tamanho: 	75,3 KB
ID:      	69083Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-11-02 at 23.21.09 (1).jpeg
Visualizações:	112
Tamanho: 	130,3 KB
ID:      	69081Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-11-02 at 23.21.09.jpeg
Visualizações:	194
Tamanho: 	101,4 KB
ID:      	69082
    O Problema era a RB 941, Tirei e coloquei um Switch Intelbras e coloquei a torre para autenticar no Concentrador mais proximo, tudo funcionou por incríveis 1 dia, e hoje teve uma chuva bem forte e parou tudo novamente, o mesmo problema. cai e volta, cai e volta



    A Cada 5 minutos tudo cai e volta, cada vez que eu entro em qualquer MK dessa torre, por acesso remoto a partir do meu escritório, cai, cai e cai novamente. e assim fica, 60 segundos de internet para os clientes e cai, porem não chega a desligar fiquei por horas na torre para ver se as antenas dão os apitos de reiniciar, porem não acontece ela simplesmente cai e volta sem chegar a reiniciar eu acredito

    Como mostra na foto abaixo, tenho em uma torre (Porta 1 - Chega o link, Porta 2 - Omnitik, Porta 3 - PTP para uma fazenda.) isso no Concentrador PPPoE, já na regua poe eu fiz assim (Porta 1 (POE DO CONCENTRADOR) PORTA 2 - LINK (JUMPER ENTRE A LAN 1 E A LAN 2) PORTA 3 - OMNITIK, PORTA 4 PTP PARA UMA FAZENDA ), tudo alimentado por uma fonte chaveada de 12v 10a.


    Equipamentos na torre

    1x RB 941 - Concentrador PPPoE
    1x RB Metal - Link
    1x RB Omnitik - Antena dos clientes
    1x SXT Lite5 - AP DO PTP DA FAZENDA.
    1x Regua POE Volt 5 Portas
    1x Fonte Chaveada
    1x Controlador solar (PARA PROJETO FUTURO, ATUALMENTE DESATIVADO)

    Por favor me ajudem, oque pode ser o problema, o sinal do PTP aonde chega o link é -59, já os clientes todos estão conectados na casa do -69 a -74 alguns com no máximo -78 (porem clientes com 2 Mb de internet)

    Oque pode ser, cabo ? Fonte ? preciso muito da ajuda de vocês, porem faz uns 8 dias que essa torre ta parada.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-10-29 at 23.51.06.jpeg
Visualizações:	170
Tamanho: 	91,3 KB
ID:      	69064
    Última edição por RaphaLSantos; 02-11-2018 às 23:44.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda por favor, minha rede esta parada.

    Mesmo esquema de equipamentos que eu uso aqui em uma torre.
    E a RB eu alimento ela com a fonte que esta na régua poe.
    Aquela plaquinha ali na entrada de alimentação da sua RB é oque??? Sua RB deve alimentar de 8 a 28v.
    Quantos clientes voce tem nessa RB? É em pppoe os clientes?
    Eu estou achando que vc tem muitos clientes nessa RB. Aqui eu usava uma 750 só pra autenticar meu link, e enviar por um ptp até meu provedor, e aqui uso uma 750 hex lite. E a 750 la do meu link ja estava travando!
    Passando 35 a 40 megas de link. Agora troquei por uma 750gr3. Que é quadcore. 256mb, ram.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda por favor, minha rede esta parada.

    Troca essa fonte chaveada, compra uma fonte da volt de 24v7a pode ser problema de alimentação.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda por favor, minha rede esta parada.

    Citação Postado originalmente por muttley Ver Post
    Mesmo esquema de equipamentos que eu uso aqui em uma torre.
    E a RB eu alimento ela com a fonte que esta na régua poe.
    Aquela plaquinha ali na entrada de alimentação da sua RB é oque??? Sua RB deve alimentar de 8 a 28v.
    Quantos clientes voce tem nessa RB? É em pppoe os clientes?
    Eu estou achando que vc tem muitos clientes nessa RB. Aqui eu usava uma 750 só pra autenticar meu link, e enviar por um ptp até meu provedor, e aqui uso uma 750 hex lite. E a 750 la do meu link ja estava travando!
    Passando 35 a 40 megas de link. Agora troquei por uma 750gr3. Que é quadcore. 256mb, ram.

    A minha RB é uma 941 ela tem alimentação de 5v tenho 17 clientes nessa torre, aquela placa é um regulador de tensão aonde regula os 12v para os 5 que liga a RB.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda por favor, minha rede esta parada.

    Citação Postado originalmente por Aurio Ver Post
    Troca essa fonte chaveada, compra uma fonte da volt de 24v7a pode ser problema de alimentação.
    Essa fonte que você falou é chaveada, ou aquelas da volta que são o olho da cara

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda por favor, minha rede esta parada.

    Pode ser a regua da volt ou a fonte, tira os radio do patch corta o fio azul e marrom e descasca e coloca direto na fonte para ver se para depois vc arruma outra regua patch pois ela e importante em descarga eletricas. Tem tambem que checar a voltagem que ta chegando nos radios ja usei fonte 12v e cabo com 20metros chegava so 10v na ponta do cabo onde esta a cpe, essas chaveadas costumam chegar ate 14v pelo regulador tripold aumente a voltagem dela pode ser isso.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda por favor, minha rede esta parada.

    Quantos clientes estão nesse concentrador? Tem NAT neste concentrador?

    Você chegou a verificar o uptime dos equipamentos para ver se não reiniciaram?

    Eu chutaria que o concentrador está muito carregado e qualquer oscilação das conexões, a limpeza das conntracks está consumindo 100% da CPU.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda por favor, minha rede esta parada.

    ta aí o problema! Coloca na rb 12 volts, que fica beleza!
    5 volts só pra celular! kkkkkkkkk.... experiencia própria! Não vai mesmo! kkkkkkk

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda por favor, minha rede esta parada.

    Citação Postado originalmente por muttley Ver Post
    ta aí o problema! Coloca na rb 12 volts, que fica beleza!
    5 volts só pra celular! kkkkkkkkk.... experiencia própria! Não vai mesmo! kkkkkkk
    Certeza? Ela uma uma 941, essa 941 vem com fonte 5v com conector de energia microusb

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda por favor, minha rede esta parada.

    Citação Postado originalmente por RaphaLSantos Ver Post
    Certeza? Ela uma uma 941, essa 941 vem com fonte 5v com conector de energia microusb
    Essa RB é 5volts mesmo, você tem que verificar a saída desse step down que tem aí antes da RB e verificar se está em 5V. Com um multímetro digital, regule o potênciometro para cerca de 5,2V.

    Outra coisa que não entendi é onde exatamente está ligado esse step down e como está ligado esse controlador de carga. Você tem uma bateria nesse sistema? Poderia rascunhar o seu esquema elétrico?

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda por favor, minha rede esta parada.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Essa RB é 5volts mesmo, você tem que verificar a saída desse step down que tem aí antes da RB e verificar se está em 5V. Com um multímetro digital, regule o potênciometro para cerca de 5,2V.

    Outra coisa que não entendi é onde exatamente está ligado esse step down e como está ligado esse controlador de carga. Você tem uma bateria nesse sistema? Poderia rascunhar o seu esquema elétrico?
    O StepDown está ligado na porta 1 do Patch. Já o controlador de carga foi apenas colocado na caixa, ele nao está ligado ainda. Vou colocar uma bateria de 12v 7ah inicialmente com um painel solar de 130w, caso nao aguenta-se eu faria o upgrade para uma bateria de 40ah, Nessa torre atualmente a luz que tenho é de um provedor parceiro que emprestou para mim temporariamente, e a empresa de energia nao está querendo ligar, já faz 6 meses que está tudo pronto esperando ativar o padrao e nada, entao estou com esse projeto da energia solar. Acredita que vai dar certo ?

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda por favor, minha rede esta parada.

    Achei o problema, era a RB 941, Retirei ela da torre e testei em lab. ela ficava desligando e ligando e como nao tem sinal sonoro nao tinha reparado.

  13. #13
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Ajuda por favor, minha rede esta parada.

    Em dias normais, minha rede interna funciona que é uma beleza, tudo alimentado por uma fonte de 12 volts. Nestes dias, por conta das chuvas, o sistema simplesmente trava, elevei a fonte para 16 volts e nada. Religuei o inversor de 12 para 24 mas ajustado a 20 volts blz.
    Nenhum aparelho que funcione com POE, funciona bem em 12 volts talvez se o cabo tiver uns 3 metros no máximo.
    Minha configuração:
    SXT; recebe a internet em 5.8
    Roteador 3Com; disca PPPoE, DHCP, Estático e configurado em modo privilegiado.
    Bullet2; wi-fi
    Fonte; 12 volts 4 A ou 12 volts 35 A
    Inverter: entra 12, saída 15 a 35 volts 50 watts.
    Régua POE; 4 entradas e saídas independentes,,, com protetor, inversão de polaridade, fusível. Faz uns 4 anos que não mecho, pode ter formiga, barata, poeira...

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda por favor, minha rede esta parada.

    Parace problema de fonte. Teria que usar pelo menos 24V para funcionar direitinhos os MK. Tira o regulador e coloca fonte direto para os 5.5V.

  15. #15

    Padrão Re: Ajuda por favor, minha rede esta parada.

    não confio muito na rb 941 não,aqui ela me deu problemas com uma pequena rede com 15 computadores.
    fazia a mesma coisa,travava caia tudo,porém não desligava ou reiniciava e nem atualizar mais ela atualizava.
    troquei por uma rb 450 e acabou o meu problema .

  16. #16

    Padrão Re: Ajuda por favor, minha rede esta parada.

    O Problema era a RB 941, Tirei e coloquei um Switch Intelbras e coloquei a torre para autenticar no Concentrador mais proximo, tudo funcionou por incriveis 1 dia, e hoje teve uma chuva bem forte e parou tudo novamente, o mesmo problema. cai e volta, cai e volta

  17. #17

    Padrão Re: Ajuda por favor, minha rede esta parada.

    Se o switch deu problema, e tem muito cabo longo, vai ter que colocar aterramento.

    Se eu desligar meu aterramento é certeza que em no máximo 2 chuvas queima switch ou RB no telhado de CASA, e são só uns 30m de cabo, com telhado de uns 6m de altura! Se isso já induz altas tensões (Qualquer fio longo é induz tensão quando tem descarga elétrica por perto, sendo que perto conforme o tamanho do cabo exposto pode ser 50m ou 1500m), imagina torre com 30m de cabos subindo!

    Colocar cabo dentro de tubo metálico isola EMI, RFI e os campos eletromagnéticos criados pelos raios, mas aterrar o negativo do circuito (A carcaça da fonte, ou aquele cabo verde saindo da régua POE) é bem mais simples, qualquer 2 hastes de cobre de 2,4m em solo que é molhado pela chuva (Evite ao máximo colocar debaixo de concreto, solo seco é um condutor ruim) geralmente já reduz as queimas em 90%, os outros 10% precisa protetor de surto (Exemplo: https://produto.mercadolivre.com.br/...s-ethernet-_JM) também aterrado, um no alto outro em baixo, no mesmo cabo longo exposto.

    O oeste do Paraná tem muito mais raios (Que o leste), mas mesmo que sua cidade não tenha incidência muito alta talvez sua torre esteja em posição que é atingida por campos eletromagnéticos de muitas descargas por perto (Acho que é o caso da minha casa. Tirei um protetor de surto pra ver qual circuito eu tinha usado, e o aterramento era ligado nele, e em menos de 2 dias queimou o roteador de onde tirei o protetor aterrado!). Um fio esticado é induzido por energia suficiente pra alimentar um rádio de galena (Rádio que emite som sem precisa pilhas!), com raio a tensão induzida num fio exposto chega fácil nuns 50V em picos, isso é suficiente pra danificar muito chipset.

    Se quiser se preocupar com proteção na rede AC, vai fundo, um anti-raio da TS-Shara, mas tem que aterrar ele! E saiba que mesmo torre alimentada por energia solar (Completamente isolado da rede elétrica da rua) também tem queima de lan em CPE ou roteador! Então já que existe haste de cobre barata a venda em loja de material de construção, finca 2 no gramado por perto e liga até a carcaça da fonte, se quiser colocar filtro de linha (Filtro mesmo, não régua) ou anti-raio da TS-Shara na tomada é só ligar o aterramento deles nas hastes também, sem problemas, mas as vezes a queima só para quando coloca protetor de surto nos 2 lados do cabo mais longo, e aterrar o protetor.

    (Se quiser pegar protetor da Ubiquiti, caro pra caramba, vai fundo: https://produto.mercadolivre.com.br/...p-ethernet-_JM Mas tem que aterrar igual, e se vai aterrar, até um barato resolve, aterra tudo e pronto, gasta muito menos que uma RB nova).

  18. #18

    Padrão Re: Ajuda por favor, minha rede esta parada.

    Citação Postado originalmente por RaphaLSantos Ver Post
    O Problema era a RB 941, Tirei e coloquei um Switch Intelbras e coloquei a torre para autenticar no Concentrador mais proximo, tudo funcionou por incriveis 1 dia, e hoje teve uma chuva bem forte e parou tudo novamente, o mesmo problema. cai e volta, cai e volta
    Qual voltagem que ta sua fonte? 12v ?qual a metragem do cabo? Essa fonte e regulavel ate 14v? se sim aumenta ate essa voltagem. A cada 15 ou 20 metro dependendo do cabo chega 10v na outra ponta e ubnt e mikorik não funcionam bem nessa voltagem qualquer carga de processamento a mais no radio vao ficar reiniciando.

  19. #19

    Padrão Re: Ajuda por favor, minha rede esta parada.

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Qual voltagem que ta sua fonte? 12v ?qual a metragem do cabo? Essa fonte e regulavel ate 14v? se sim aumenta ate essa voltagem. A cada 15 ou 20 metro dependendo do cabo chega 10v na outra ponta e ubnt e mikorik não funcionam bem nessa voltagem qualquer carga de processamento a mais no radio vao ficar reiniciando.
    Sim Fonte 12v, ela tem o potenciômetro do lado, porem nunca mexi vou tentar aumentar para 14v. Essa é uma torre pequena é apenas 12m.

  20. #20

    Padrão Re: Ajuda por favor, minha rede esta parada.

    Meu caro, vá por eliminação, troque primeiro essa régua poe ai, 85% de chance de ser ela e se continuar pode trocar a fonte chaveada e seja feliz. Já tive problemas de clientes caindo o tempo todo e o defeito foi a régua poe.