+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Communities Bgp mikrotik

    Bom dia senhores,


    Algum dos amigos tem material relacionado a communities ou consegue me dar uma breve explicação sobre o funcionamento desse item???

    Estou me aprofundando no assunto e alguns itens estão soltos na cabeça.


    Desde já agradeço,

  2. #2

    Padrão Re: Communities Bgp mikrotik

    Community nada mais é que uma marcação que você faz em uma rota que recebe, ou envia. Através dessa community, uma ação é tomada.

    Um exemplo é a community de blackhole, geralmente AS:666, onde toda rota /32 recebida com a community, e jogada para blackhole.

  3. #3

    Padrão

    interessante, usando community e manipulando as minhas rotas, conseguiria direcionar meu trafego para determinado destino?

    ex:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         duvida.png
Visualizações:	209
Tamanho: 	13,4 KB
ID:      	69088


    Fazer as100 ser direcionado apenas para as300.

  4. #4

    Padrão Re: Communities Bgp mikrotik

    @Dpaulo, depende.

    Imagine que vc seja o AS100, se for para vc tratar sozinho as communities, elas teriam pouca utilidade, principalmente se vc só tiver o eBGP em um único server. Melhor tratar nos filtros de route-map.

    O bacana das communities é na comunicação entre ASs ter um jogo combinado para o que fazer em cada community.

    Por exemplo, no ix.br, se vc fechar sessão com eles e anunciar seus prefixos marcados com a community especifica, se não me engano, 65500:XXX, o route-server deles não irá repassar seu anúncio para o ASN XXX. Logo, naquele peer, o asn XXX não teria uma rota para o seu ASN,

    No desenho que vc mandou, o ASN200 poderia ter communities para evitar publicações do seu AS nos 300 e 400, assim, qualquer tráfego deles deveria vir por outras rotas. Ou até mesmo Black Holes como dito acima.