+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda controle de banda / Disponibilização de IP real

    Olá a todos.

    Recorro aos amigos para me ajudarem em 2 questões: tirar uma dúvida e me ajudarem num problema.
    A empresa na qual trabalho dispõe de um link de 100Mb com bloco /29, recebido em uma CCR1016.
    Dentre as necessidades da rede existe um equipamento espicífico que necessita de um IP VÁLIDO.
    Ai surgem 2 poréns:
    1ª - atualmente a forma que eu encontei de disponibilizar o IP valido foi criar uma bridge entre a interface de entrada do link e a interface de saída para o tal equipamento, dessa forma o IP é setado diretamente no equipamento pois estão no memso barramento.
    2ª - o link para esse equipamento deve ser de 20Mb UP/DOWN, mas a regra de controle não funciona. Foi criada uma regra simples de queues apontada diretamente para a saída do equipamento mas num da nada, a interface chega a bater picos de 50Mb. Direcionei a regra para a brigde mas tbm nao deu nada.
    Ai vem as questões que eu citei:
    1ª como eu faço pra disponibilizar um ip valido para o equipamento sem ter que colocar a interface numa bridge?;
    2ª como faz para efetuar esse controle de banda na saída pro equipamento cliente?

    Desde já agradeço a todos que puderem ajudar.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda controle de banda / Disponibilização de IP real

    Para você disponibilizar um endereço IP você necessitará rotear essa rede. Contudo, você não conseguirá fazer isso da forma correta com a sua operadora lhe entregando diretamente um /29, no caso, você precisaria que ela fechasse a comunicação com você por meio de um /30 e te atribuísse esse /29.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda controle de banda / Disponibilização de IP real

    Vc diz por meio de um tunel qualquer que seja?
    Então como funciona, por exemplo, um provedor? Os caras recebem um /24, /23 e distribuem os ips validos. A estrutura aqui é a mesma.

    Obrigado!

  4. #4
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Ajuda controle de banda / Disponibilização de IP real

    primeiro quando recebemos /29 podemos atribuir um bloco /30 lembrando que deve usar apenas 1 IP
    quanto aos blocos /24 /23 quem recebe este bloco, ele recebe um /30 ou mesmo o /29 na interface com o link e + 1 bloco /24 ou /23 o segundo bloco é muito simples atribuir ele na sua rede.
    o que vc recebe junto com o link precisa ver qual IP do bloco vc esta usado na sua interface pra poder dividir para um bloco /30 e reutilizar este unico IP que sobra.

    tipo vc recebe um bloco /29

    201.50.21.0/29
    201.50.21.1 gtw
    201.50.21.2
    201.50.21.3
    201.50.21.4
    201.50.21.5
    201.50.21.6
    201.50.21.7 broadcast
    com a sua mascara 255.255.255.248

    caso vc estja usado o IP 201.50.21.2 na sua interface com a mascara 248 da pra subnetar um bloco /30 onde chega o seu link
    então ficaria assim 201.50.21.5/30
    que ficaria deste modo
    201.50.21.4/30 seu gtw
    201.50.21.5 sua interface que sai para o seu cliente
    201.50.21.6 interface do seu cliente onde ele recebe o link
    201.50.21.7 broadcast
    no seu cliente vc coloca 201.50.21.6/30 e o gtw 201.50.21.5 maskara 255.255.255.252

    boa sorte e bom trabalho.
    e fica com Deus.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda controle de banda / Disponibilização de IP real

    Ok, agora entendi.
    Vou fazer alguns testes.

    Agora, quanto a outra questão que eu citei, do controle de banda não estar funcionando, alguma dica?

    Obrigado.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda controle de banda / Disponibilização de IP real

    Ninguém?

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda controle de banda / Disponibilização de IP real

    Vai uma questão por vez amigo.
    Se não conseguiu nem rotear alguns IPs ainda, como quer fazer queue?

    Primeiro coloque a máquina para funcionar com o IP Válido.
    Depois dela funcionando com o IP desejado, você cria uma regra de queue, onde em target vc coloca o IP da máquina.

  8. #8
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Ajuda controle de banda / Disponibilização de IP real

    Citação Postado originalmente por Marcusjaime Ver Post
    Ok, agora entendi.
    Vou fazer alguns testes.

    Agora, quanto a outra questão que eu citei, do controle de banda não estar funcionando, alguma dica?

    Obrigado.
    Queues
    Simple Queues
    General
    Name " nome do seu cliente"
    Target "o bloco de ip do seu cliente"