+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual Roteador usar para Ether Channel?

    Amigos,

    Gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer ether channel utilizando dois pares de rádio no mesmo roteador, acredito que pela lógica sim mas eu nunca fiz.

    E também gostaria de saber qual RB usar ou Cisco, o link não será para provedor de internet e sim CFTV.
    As distâncias não são longas é no máximo 1KM o local que está mais longe.

    Hoje está assim:


    __________________ Ponto B
    Ponto A __________________Ponto C

    Então para as imagens irem do ponto B para o C, precisa passar pelo A e vice-versa, eu tenho 32MB de trafego no ponto B e 46MB no ponto C.
    Então além de trazer mais velocidade eu gostaria de ter uma redundância de link.

    Hoje eu utilizo Ubiquiti Nanostation M5 do ponto B para o A e Intelbras APC 5A-20 do ponto C para o A.

    Espero ter sido claro, obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Qual Roteador usar para Ether Channel?

    EtherChannel, LACP, Sharing, EtherTrunk tudo isso se resume a Bonding no Mikrotik, e você faz com qualquer roteador ou switch da marca. Agora se vai suportar o tráfego, precisa dimensionar.

  3. #3
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Qual Roteador usar para Ether Channel?

    POde fazer sim. agora a questão é você quer que o ponto B fique ligado no C? (fazer um anel), existe essa possibilidade?
    caso não tenha , a unica forma que vejo pra você ter redundancia ai é colocar mais 1 par de rádios para cada destino , pode usar um sw gerenciavel L2 /3 ou um roteador, como é uma porrada de portas vai precisar de uma RB com mais portas eletricas no Ponto A e 2 RBs pequenas no Ponto B e C
    procure no wiki do mikrotik por Bonding, é bem facil de fazer é o wiki é bem intuitivo =)