+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Curiosidades Disco Nanobridge

    Salve galera Under. É o seguinte, tenho uma nanobridge queimada, não me interessa madar reparar ou comprar outra ponteira. Hoje eu estava pensando, se por acaso da pra reaproveitar o disco da nanobridge adaptando a ponteira de um outro radio? Quem conhece alguma gambiarra? Pergunto por que tenho aqui sobrando ponteiras de airgrid e powerbeam mais como vcs sabem, não encaixam naturalmente no disco da nanobridge.

  2. #2

    Padrão

    Abre a placa e mede a posição onde a anteninha de 2dBi interna da Nanobridge fica. Digamos 145mm do fundo do disco.

    Ao adaptar outra antena, digamos de Airgrid, é só colocar de modo que a antena interna fique na mesma distância do fundo do disco.

    O ponto onde a antena interna fica é o ponto focal:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         espelho-concavo3.jpg
Visualizações:	621
Tamanho: 	11,8 KB
ID:      	69119

    Dá pra calcular isso até fácil, mede a profundidade (Bota ela de boca pro chão e mete o fundo do paquímetro pelo buraco até o chão) e a "largura" dela. Imagino que é um disco de 44cm, e tem 6cm de profundidade, aí p cálculo fica:
    https://satlex.net/pt/fdratio-params...iam=44&depth=6

    Abre o Airgrid e marca externamente onde fica a antena interna, aí é só posicionar de modo a ficar nessa distância do fundo, 20,17cm do fundo se acertei diâmetro e profundidade.

    Pra fixar o negócio é cano de PVC e parafusos, tem que botar um cabinho pra fora, crimpado na 2 pontas, pra usar uma emenda RJ45 no lado que ficar de fora, porque não vai ter como tirar o cabo de dentro, vai ficar acho que uns 5cm pra dentro, a tela do airgrid é bem mais aberta que os discos.

    Com PBE complica, acho que teria que ficar mais pra dentro, talvez precise cortar o disco, talvez valeria mais a pena pegar cabo rígido e meter um bipolo na distância ideal (Dipolo simples com o próprio cabo, mergulha a ponta na tinta que veda pra umidade e ferrugem), vira daquelas antenas Aquario ou Oiwtech polarização simples, pra plugar um Bullet ou um cabo até uma RB711 numa caixinha.

  3. #3

    Padrão Re: Curiosidades Disco Nanobridge

    A argrid modelo antigo encaixa perfeitamente no disco da nanobridge a unica diferença e que vai ficar uma polaridade só, Agora caso a sua argrid for modelo novo e so abrir tirar a plaquinha e colocar no case da nanobridge queimada que encaixa certinho agora a powerbem tem o mesmo prato da nanobridge o ideal e vc arrumar um copinho da powerbeam e recortar o prato e colocar o copinho encaixar a powerbeam que funciona.

  4. #4

    Padrão Re: Curiosidades Disco Nanobridge

    Cara, vc deu uma baita ideia quanto retirar a placa da grid modelo novo e por no lugar da nanobridge. Assim quer puder vou fazer e ver se rola e falo ai como ficou.

  5. #5

    Padrão Re: Curiosidades Disco Nanobridge

    Eu usei por muito tempo airgrid do modelo antigo num prato desses, era uma gambiarra que funcionava muito bem kkkkkk

  6. #6

    Padrão Re: Curiosidades Disco Nanobridge

    Hoje eu eu peguei uma ponteira de grid do modelo novo abri, e coloquei a placa dentro da caixa da ponteira da nanobridge. encaixou bacana, foi só fechar a ponteira e ligar em um ap. Se vcs acham que uma grid tem um bom ganho naturalmente, agora imaginem a ponteira da grid em um disco de 25dbi, ficou muito show. testei em um ap com visada obstruída e uns 3 a 4 KM, primeiro usei uma airgrid toda original e consegui -76 e ccq variando muito, hora 87% outra hora 70% e ficou assim. Quando coloquei o disco da nanobridge 25dbi com a ponteira modificada com a placa na grid e alinhei, me surpreendeu! sinal antes -76 virou -60, ccq variando e muito baixo virou 92% a 95%. ficou muito bom. Acho que vale apena fazer essa modificação se vc tiver as peças sobrando, sai barato e é eficiente.