+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 17Km. Valores e equipamentos

    Estou verificando a possibilidade de colocar internet no meu sítio, que fica a 17Km da cidade. O objetivo é levar uma internet de 10 ou 20 MB.
    Penso em contratar um link residencial (igual Velox ou NET) e solicitar ao dono do Provedor na cidade para colocar o rádio na torre dele e apontar para o meu sítio. Não sei se isso é tão simples assim.
    O detalhe é que estou achando que o projeto está com o preço bem em conta. Fiz o levantamento de "praticamente tudo" que vou precisar, e o valor não chegou a R$2500,00.
    Não tenho muita experiência, mas já trabalhei com rádios (configuração e alinhamento). Ou seja, a mão de obra eu mesmo posso fazer, com a ajuda de mais uma pessoa.
    Conforme imagens anexo, fiz o teste no arLink utilizando o rádio LiteBeam 5AG GEN2. Também fiz o teste utilizando o software da Cambium e fechou o link. Mas o mapa de elevação do Google Earth, mostra uma elevação de 30 metros, que o arlink não mostra. isso me deixa com dúvidas se será simples fazer esse enlace.
    Não sei se minha falta de experiência com enlace a essa distância, está fazendo eu falar bobagens. Espero que os Srs. possam corrigir alguma falta de informação, ou até mesmo mencionar outros fatores ou equipamentos para este enlace.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link-bf-01.png
Visualizações:	174
Tamanho: 	339,6 KB
ID:      	69197
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link-bf-02.png
Visualizações:	148
Tamanho: 	66,5 KB
ID:      	69198
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link-bf-03.jpg
Visualizações:	168
Tamanho: 	210,9 KB
ID:      	69199

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Enlace 17Km. Valores e equipamentos

    Nessa distância aconselho uma torre de pelo menos 30 metros, portanto precisa de para-raios. Existem árvores em sua rota, mesmo que não exista precisa prever que elas crescerão. Um colega, dono de provedor ignorou, não funcionou a contento logicamente o cliente não pagou o acréscimo do valor combinado.
    O melhor programa que tem é os da Motorola apesar de ser pago, provavelmente lhe dará uma torre de 60 metros; mas são garantias em quaisquer que sejam as varíáveis do tempo ou vegetação. O último que vi, entrava com marca e modelo do fabricante do aparelho, antena e até cabo.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace 17Km. Valores e equipamentos

    Como uma torre de 30 metros, aí de fato vai onerar bastante.

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Enlace 17Km. Valores e equipamentos

    sergios
    Um investimento, se for para garantir sua qualidade é melhor nem começar se estiver pensando em custos.
    Uma viagem perdida nessa distância, numa propriedade rural produtiva a cada 15 dias em dois anos se paga. Uma empresa até menos ainda por que já envolve toda uma logística. Casa de veraneio, os donos com certeza gastariam de olhos fechados.