Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Ingresso
    Mar 2012
    Posts de Blog
    2

Angry Problema Edgerouter Pro 2 VLan's e 300mbps CPU 50%+

Minha primeira experiência com este equipamento está sendo frustrada, sempre acostumado com MikroTik, mas pelo suposto custo-beneficio do Edgerouter meu cliente optou por comprar no lugar de uma CCR.

Então temos este caso, usando 1 SFP com 1 Vlan de entrada do Link Dedicado e na mesma porta uma Vlan enviando link para um cliente e na porta 1 Ethernet temos 1 Concentrador Mikrotik.

Com throughput de 300mbps temos um processamento passa de 50%.

Temos apenas 4 rotas estáticas.

Padrão

O EdgeRouter PRO é um roteador bastante robusto, capaz de processar 2 milhões de pacotes por segundo e conhecemos cases dele passando 700M e rodando protocolos de roteamento dinâmico, ou seja, muito mais carga do que o cenário que você descreve.

Foi feita alguma configuração de bridge nas portas do equipamento? Caso tenha sido feita, a recomendação é não utilizar bridge em software porque esse recurso consome mais recursos de processamenteo e memória do equipamento. Para esses casos, existem outros roteadores no portfólio EdgeRouter que têm suporte à função switch (bridge) em hardware (switch).

A carga de uso de processamento e memória está diretamente relacionada às funções que estão efetivamente em uso no seu ambiente, por isso é importante acompanhar. Veja na figura (anexo) que no portfólio EdgeRouter existem diferentes modelos de roteadores com capacidade de processamento de até 18 milhões de pacotes por segundo.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         EdgeMAX-ER.png
Visualizações:	11
Tamanho: 	711,4 KB
ID:      	69202

Padrão Re: Problema Edgerouter Pro 2 VLan's e 300mbps CPU 50%+

Cara, você deve ter feito nat...

Ingresso
    Mar 2012
    Posts de Blog
    2

Então amigo, vou relatar o que foi realizado nele desde que foi ligado.

Atualização de firmware para a versão corrente.
    Troca da porta SSH e desativado acesso Telnet
    Criada VLAN entrada de link IP.
    Criada rota para saída do bloco /30 para cliente 1 por porta eth0
    Criada VLAN para cliente 2 pela mesma sfp que recebe link.
    Criada rota para bloco /30 cliente 2.

Nada mais.

Pesquisando um pouco na internet vi que muitos têm o mesmo problema de falta de capacidade, então decidi verificar o hardware, inicialmente estava em dúvida entre ele e uma CCR1036 achando que A CCR 1016 era inferior em hardware ao Edge, para minha surpresa o Edge tem apenas 2 núcleos de processamento! O que pra mim é ridículo. Então estou chegando a mesma conclusão que o pessoal que vi nos outros fóruns, essa foto aí é propaganda enganosa.

Pela lógica uma RB 1100 AHX2 seria capaz de fazer o mesmo sem custar tanto. Pois tem a mesma capacidade de hardware.

Mano, especificação de quantidade disso e daquilo nada tem haver com a capacidade real de um equipamento. Existem instruções de hardware que podem fazer diversas funções muito melhor que outros hardware "potente". Eu tenho edgerouter rodando mais de 1.2Gbps com bgp e duas sessões Full-Routing. Pelo terminal dela você consegue ver no top o que está consumindo sua cpu.

Ingresso
    Mar 2012
    Posts de Blog
    2

@andrecarlim Eu entendo amigo que o processador é otimizado para esta função com instruções específicas, mas isso tem um reflexo negativo quando se trata de operações que não sejam realizadas por estas instruções!

Poderia especificar se este 1.2gbps é agregado ou somente de entrada?

A Edge Pro tem apenas 2 núcleos de 1ghz, no caso imagino que meu problema seja o fato de que a Vlan que recebe o link e a que envia são na mesma SFP.

Assim que tiver uma informação voltarei a postar, não estou dizendo que ela não funciona, ou que não seja boa, apenas tem uma maneira certa para conseguir atingir o desempenho esperado.