Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão Método mais correto de trabalhar com MCS?

Boa noite, pessoal.

Gostaria de saber qual o método mais correto de trabalhar com o MCS, pois tenho a necessidade de ter velocidades variadas que vão do MCS0 ao MCS15.

É saudável habilitar todos os MCS do 0 ao 15 e desabilitar o modo automático ou melhor deixar só no automático?

Abraços!

Padrão Re: Método mais correto de trabalhar com MCS?

Eu uso o MCS1 trafega 14mbps a rede fica melhor

Modo automático tende a ir pro maior data rate possível.

O software sobe o data rate sempre que tem chance, mas só diminui depois de 3 perdas CONSECUTIVAS de pacotes. Ou seja, pode passar DIAS entregando 1 pacote e perdendo 2 que não vai diminuir o data rate. 1/3 de perdas é uma conexão bem lixo.

Então a rede só fica ok com data rate automático quando tem SINAL SUFICIENTE pra todos.

Em PTP é mais tranquilo porque tem só 1 contraparte na conexão, perde 3 pacotes seguidos rapidinho, mas em PTMP isso é mais raro, o normal é o CCQ de todos cair pra caramba hora que aquele cliente com sinal -72dBm conecta.

Com rede equalizada qualquer configuração maluca serve. A questão é que no mundo real é complicado ter todos os clientes com sinais similares (E suficientes), nessa hora o data rate fixo e baixo faz diferença. Faça o teste, bota automático e veja como fica o CCQ geral quando tem cliente com sinal baixo (Que seria suficiente pra um data rate baixo). Depende também da capacidade de processamento do AP envolvido na coisa.

Cada fabricante tem seu proprio algoritmo de automação do MCS. O que sempre se buscou é o que existe atualmente, de controlar o sistema conforme cada situação, segundo é a realidade de um sistema PMP. Se tiver PTP faz sentido setar manualmente, caso contrario não achai ate hoje justificativa verdadeira para nao deixar em automatico. Consultei Ubiquiti e Mikrotik e ambos foram contundentes nesse sentido.

Eu concordo com o Rubem... Mostrei isso semana passada para uma pessoa responsável pelo suporte de um provedor... Ele estava receoso de baixar o data rates... Fixamos o MCS em 7 e foi só alegria. O cliente vivia reclamando que não conseguia ter conexão estável.. De noite então era um sufoco.. Como eu mesmo vi na casa da pessoa o sofrimento. Dei uma conversada com o funcionário do suporte e daí em diante estabilizou... Tem que ir testando para ver como fica o CCQ. Estava em 80 e fomos baixando um a um o MCS até bater em 99 o CCQ.

Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011

Mais usando mcs 7 não vai ficar 1x1?