+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Instalação com obstaculos

    Senhores, preciso de um help! tenho um cliente que esta me solicitando instalar WIFI na ADEGA da sua residencia, o problema é que ele não quer nada aparente. A Adega é composta de Forro de Madeira, Laje, Telha isotérmica. Será que se eu instalar um UNIFI AP LR abaixo do telhado em cima da laje cobre bem o local? Se não o que vocês indicam?

  2. #2

    Padrão

    Na verdade essa resposta depende totalmente de você fazer um survey in loco para verificar o nível do sinal recebeido do AP no forro logo acima da adega. Como o único obstáculo até a adega seria o forro de madeira, me arrisco a dizer que o sinal será bom. Mesmo você dizendo que a telha é isotérmica, um ponto importante para observar é a temperatura média no forro, já que os APs indoor não foram desenvolvidos para ter resistência ao tempo, diferente dos APs Mesh Outdoor que são resistentes ao tempo, por ex UAP-AC-M e UAP-AC-M-PRO (anexo).

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         UAP-AC-MESH.png
Visualizações:	149
Tamanho: 	598,6 KB
ID:      	69217

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Instalação com obstaculos

    Usava uma antena omni de 15 dBi a 1,20 acima do telhado com bullet2; até aí aparentemente normal, o sinal alcançava até 300 metros mas nada a 6 metros ou em alguns pontos do imóvel.
    Instalei dentro do forro, por que com parentes e amigos instalando a sua própria internet, não tenho mais necessidade disso. Para minha surpresa a coisa ficou foi é ruim, não péssimo ou duas coisas juntas e mais.
    Dentro de casa tenho um pequeno corredor, instalei o bullet 2 com omni aí, ficou excelente e reduzindo a potência para 8 dBm consigo cobrir o imóvel todo e até o outro lado da rua, infelizmente conforme a marca preciso de 17 dBm para tal proeza. Atualmente estou procurando dois roteadores ou dois rádios 2.4 + 5.8 com 10 dBm que dá mais do que preciso( cada um vai consumir cerca de 5 W, bullet vai para 20 W).

    Phillips e outras gigantes já lançaram para uso experimental lâmpadas com wi-fi, algumas mesmo com a lâmpada apagada o wi-fi continua ativo. Tenho visto em anúncios esse tipo de dispositivo.
    Não espere muita coisa quanto ao raio de cobertura, uma vez que são projetados para um determinado ambiente; mas em certos locais, esses dispositivos estão sendo instalados em postes de iluminação e logo teremos antenas de celulares instalados nessas luminárias.
    Dispositivos bluetooph alcançam 6 a 8 metros, Motorola promete até 16 metros mas seja 6 ou 16 em média é mais do que necessário para wi-fi sendo bem planejado.