+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Regra para ativar um link em dhcp cliente caso o link pppoe pare de funcionar.

    Tenho uma Rb750gr3 ela tem 5 portas as quais estão configuradas da seguinte forma. ether1 cliei um pppoe cliente onde ele disca para meu link da tim e se conecta. ether2 criei um dhcp cliente onde eu ativo para ele pegar um link de outra operadora. e ether 3,4,5 em bridge para clientes. bom o sistema funciona bem pois quando o link da tim cai /para de funcionar algum cliente me liga reclamando eu vou e ativo o dhcp cliente ele pega o link e blz. Eu gostaria de uma regra que quando o link principal (pppoe cliente parar de funcionar o dhcp cliente ativasse automático e quando o pppoe cliente voltasse ele desativasse o dhcp alguem tem esse dom ..obrigado

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Regra para ativar um link em dhcp cliente caso o link pppoe pare de funcionar.

    vc pode deixar o dhcp direto usando uma rota com distancia maior e esta rede sem acesso a internet nao da ??

  3. #3

    Padrão Re: Regra para ativar um link em dhcp cliente caso o link pppoe pare de funcionar.

    Exatamente como Bruno disse.
    Basta você configurar o DHCP com distância maior que o PPPoE que é 0 ou 1. Se você colocar no DHCP distância 5 por exemplo, já funcionaria o que você quer. Agora resta saber se o DHCP pode mexer em distância. Se não, você precisa fazer uma rota estática para umoutro equipamento aí sim você altera o peso, e esse equipamento faz o DHCP. Ficaria o link Tim na sua RB já existente e o outro link em outra RB ligada na ether 2

  4. #4

    Padrão Re: Regra para ativar um link em dhcp cliente caso o link pppoe pare de funcionar.

    Obrigado desde já. bom eu tinha percebido isso ja quando eu deixo os dois ativados isso realmente acontece so que eu gostaria que sempre o pppoe ficasse em primeiro plano, desta forma que vcs sugeriram quando o pppoe cae o dhcp ativa e funciona normal. so que quando o pppoe volta ele fica no dhcp ele não volta para o pppoe, por isso eu pensei em uma regra pois quando o pppoe caise ele ia para o dhcp quando o pppoe voltasse ele também voltasse a utilizar o pppoe. mas obrigado também por estas dicas.

  5. #5
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Regra para ativar um link em dhcp cliente caso o link pppoe pare de funcionar.

    se a distancia das rotas não forem iguais prevalece sempre a menor
    exemplo a do pppoe distance 0 ou 1 dhcpd distancia 100
    quando o pppoe volta ele tem que mudar

  6. #6

    Padrão Re: Regra para ativar um link em dhcp cliente caso o link pppoe pare de funcionar.

    PPPoE nunca vai ser 0, é interface virtual mano. Mesmo que você configure assim na interface que "disca", vai ser sempre 1 distância da rota padrão por esta interface. O mesmo vale para rotas "não diretamente conectadas".

  7. #7

    Padrão Re: Regra para ativar um link em dhcp cliente caso o link pppoe pare de funcionar.

    Me envie msg privada ai, vou te passar o link do ML de um anuncio de uma vídeo aula bem fácil e simples de um loadbalance perfeito para RB 750, que soma os links de internet.