+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ospf com ip valido

    Bom dia amigos do Under. Gostaria da ajuda dos mais experientes no assunto.


    Atualmente tenho uma rede com 4 servidores mikrotik, sendo 3 deles os concentradores PPPOE e o outro onde recebo o link da operadora. ( A topologia da minha rede é Estrela ).

    antes eu possuía apenas 1 IP /30 para toda a rede. Fiz uma solicitação a minha operadora pedindo um /29 para coloca esses IPS nas minhas concentradoras. Para poder então remover o Nat dos concentradores.

    Recebi o /29 porem não estou conseguindo coloca esses Ips para os concentradores.

    Pesquisei um pouco e alguns amigos indicaram fazer rotas estáticas, E muitos outros indicaram fazer o OSPF

    Porem não estou acertando a configuração.

    Gostaria da Ajuda dos amigos.

    Desde já agradeço a todos.

  2. #2

    Padrão Re: Ospf com ip valido

    Citação Postado originalmente por anderson rodrigo Ver Post
    Bom dia amigos do Under. Gostaria da ajuda dos mais experientes no assunto.


    Atualmente tenho uma rede com 4 servidores mikrotik, sendo 3 deles os concentradores PPPOE e o outro onde recebo o link da operadora. ( A topologia da minha rede é Estrela ).

    antes eu possuía apenas 1 IP /30 para toda a rede. Fiz uma solicitação a minha operadora pedindo um /29 para coloca esses IPS nas minhas concentradoras. Para poder então remover o Nat dos concentradores.

    Recebi o /29 porem não estou conseguindo coloca esses Ips para os concentradores.

    Pesquisei um pouco e alguns amigos indicaram fazer rotas estáticas, E muitos outros indicaram fazer o OSPF

    Porem não estou acertando a configuração.

    Gostaria da Ajuda dos amigos.

    Desde já agradeço a todos.
    Detalha melhor a sua topologia.

    Se poder fazer um desenho de como está as ligações, quem interliga com quem fica melhor.

    Porém, /29 = 6 ips, você ainda usará NAT

  3. #3

    Padrão Re: Ospf com ip valido

    Amigo, o cenario é o seguinte, tenho uma RB1036 Onde recebo o link da operadora, com 1 IP /30. logo abaixo dessa RB, Tenho mais 3 RBs 1009 como concentradores PPPOEs, todas ligadas diretamente a RB 1036.

    Oque quero fazer é coloca 1 IP Valido em cada concentrador PPPOE.

    Desde já agradeço a ajuda

  4. #4

    Padrão Re: Ospf com ip valido

    E melhor você retirar o nat desses equipamentos, e na 1036 fazer um nat pra cada uma delas, fazendo assim, sua rede fica mais organizada

  5. #5

    Padrão Re: Ospf com ip valido

    Alguém poderia me ajuda pfv, estou fritando a cabeça.

    Agradeço a todos.

  6. #6
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: Ospf com ip valido

    Amigo, vc precisa de nat apenas onde recebe o link...chama no PV que te ajudo aí

  7. #7

    Padrão Re: Ospf com ip valido

    Acompanhando.

  8. #8

    Padrão Re: Ospf com ip valido

    Citação Postado originalmente por anderson rodrigo Ver Post
    Alguém poderia me ajuda pfv, estou fritando a cabeça.

    Agradeço a todos.
    Então, em cada concentrador você vai colocar um pool específico, e informa via OSPF para a sua 1036.

    Pra uplink você usa uma vlan para cada concentrador.

    Na sua 1036 você vai fazer 3 NAT colocando no source address o pool que do concentrador que você escolheu, lá em action você em vez de usar masquerade vai usar src-nat quando você escolher essa opção vai mostrar o campo to-address, lá você coloca o endereço público do pool /29 que você recebeu.

  9. #9
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ospf com ip valido

    faz um ospf com ips privado mesmo e deixa a cria 2 loopback e coloca 1 ip publico para cada loopback
    depois faz um src-nat dividindo as range
    em cada concentrador pode colocar 5 ranges deixando 2 passar sem nat e fazer o nat na borda

    e uma dica não use termo ip valido ou ip invalido ip invalido seria 300.130.400.400.3 qual ip que tenha 0 ao 255 é valido kkkk