+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Criar um Provedor de internet via rádio

    Estou pensando em criar um provedor de internet na minha cidade que tem 11 mil habitantes. Alguém que trabalha na area poderia me dar dicas ? Não entendo muita coisa mas tenho facilidade em aprender. Quero começar com poucos clientes . Se alguém puder me ajudar, agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Criar um Provedor de internet via rádio

    Citação Postado originalmente por thatiany Ver Post
    Estou pensando em criar um provedor de internet na minha cidade que tem 11 mil habitantes. Alguém que trabalha na area poderia me dar dicas ? Não entendo muita coisa mas tenho facilidade em aprender. Quero começar com poucos clientes . Se alguém puder me ajudar, agradeço.
    Bom dia amigo. Me add no whats te dou algumas dicas 43 9 84072848

  3. #3

    Padrão Re: Criar um Provedor de internet via rádio

    O que é ser um provedor de internet:

    Basicamente um provedor de internet, também conhecido com ISP (internet service provider) é uma empresa na qual fornece acesso à internet para clientes finais, ou seja, conecta pessoas, seja para trabalho ou lazer a outras redes, neste caso a internet (que é a união de várias redes diferentes que formam a internet como conhecemos hoje).
    Para fornecer esse acesso à internet um provedor tem que se conectar inicialmente a uma rede, na qual essa rede se conecta a outra e assim por diante, por isso é possível acessar qualquer site ou conteúdo de qualquer parte do mundo, pois todas estas redes estão conectadas.
    Não é possível criar sua própria internet, você sempre dependerá do fornecimento de terceiros, pois a internet funciona tão bem por ser descentralizada, se uma parte da rede cair ainda é possível encontrar outro caminho para chegar ao destino.

    Quais equipamentos preciso para montar um provedor?

    Essa é a pergunta que todo mundo faz, quais equipamentos são necessários?
    Porém essa será uma das últimas perguntas a serem respondidas, pois antes disso você precisa ver bastante coisa para só então definir quais equipamentos serão necessários.


    Por que montar um provedor?

    QUAL SUA MOTIVAÇÃO PARA MONTAR UM PROVEDOR DE INTERNET?

    Tem gente que quer montar por que:

    • Quer conectar pessoas (sejam vizinhos, amigos, conhecidos e outros mais);
    • Ter sua própria internet e você mesmo resolver o problema dela (se é que é possível);
    • Ganhar dinheiro (mas não necessariamente ficar rico, ou ficar se trabalhar para isso);
    • Trabalhar com algo que é o presente e futuro;
    • Gosta de trabalhar com redes, internet e telecomunicações.

    A REALIDADE DE UM PROVEDOR:

    • Desafios de se ter um provedor (não tem final de semana, feriado, trabalho quase 24x7)
    • Cliente enche o saco (sempre quer ter razão, faz cagada e finge que não fez nada);
    • Tenha em mente que você irá precisar de pessoas e provavelmente vai ter que capacitar elas também, um sócio pode ser uma alternativa (ou não) no começo. Provedor é como qualquer empresa precisa de contador, sistema de gestão, controle financeiro, colaboradores, fazer compras, controlar estoque, espaço físico para um escritório, móveis, etc...

    AS VANTAGENS EM MONTAR UM PROVEDOR:

    Meu objetivo não é te desanimar, mas te mostrar a realidade, você precisa saber onde está entrando, agora vamos falar sobre o que você pode alcançar tendo seu próprio provedor:

    • Ganhos recorrentes (quanto mais clientes mais ganho), todo mês, faça chuva ou faça sol, você pode chegar a faturar mais de 100 mil todo mês (com investimento e com o passar do tempo é claro);
    • É o mercado que mais cresce no Brasil e ainda tem muito a ser explorado (quase metade da população não tem internet fixa);
    • Satisfação em conectar pessoas que até então estavam desconectadas ou mal conectadas;
    • Trabalhar com algo realmente dinâmico e que muda a todo o momento, não pode e não fica estagnado, todo dia tem novidade;
    • Empregar pessoas, gerar empregos e riqueza na sua cidade e região (você vai precisar);
    • Ser referência na cidade ou região em alta tecnologia (todo mundo acha de mais trabalhar com internet, e realmente é);
    • Ter a oportunidade de empreender e montar seu próprio negócio.

    Enfim, existem muitas outras vantagens, mas a mensagem que quero deixar no final é:
    Faça uma avaliação e entenda o motivo pelo qual você quer montar um provedor, montar pelos motivos errados sem levar em consideração todo o trabalho que você tem pela frente só vai fazer você perder tempo e dinheiro e ficar frustrado.

    Não seja só mais um provedor!

    Segundo dados da Anatel divulgados no final do ano passado existem 17 mil ISP (provedores) entre outorgados e cadastrados (fora os que não são cadastrados), você vai entrar nesse mercado, qual vai ser seu diferencial?
    Faça diferente (pegue o que estão fazendo e veja como fazer melhor e ou diferente): se for para ser igual todos concorrente, por que vão escolher o seu provedor?

    Não queira entrar na briga brigando por preço (seja na instalação ou na mensalidade):
    Você não vai conseguir competir com os grandes que tem margens pequenas, mas muitos assinantes, fora o dinheiro que eles têm pra queimar e aguentar o retorno do investimento.

    BASICAMENTE:

    1. Primeiro faça um bom plano de negócios;
    2. Depois defina a área de cobertura;
    3. Em seguida abra sua empresa e tire sua licença ou autorização junto a Anatel;
    4. Só então se preocupe e corra atrás da infraestrutura do provedor;
    5. Tudo pronto na parte técnica é hora de pensar no marketing;
    6. Até que enfim iniciar as operações;
    7. E depois é só realizar manutenção e operação.

    BOA SORTE MEU AMIGO(A)!!!!!

  4. #4

    Padrão

    Cara montar provedor é muito bacana, trabalhando direitinho fica show e da pra viver muito bem, espero que vc esteja motivado em fazer isso, e que continue com essa motivação, pois montar um provedor mudou a minha vida, eu consegui muitas coisas que eu nem tinha ideia que iria conseguir, mas tudo com TEMPO, e o mais importante APRENDI MUITO, vou deixar umas dicas aqui pra vc que vai te ajudar muito!!

    1 - Aprenda Linux: Praticamente todos os serviços que funcionam DIREITO rodam em cima de Linux, microsoft nem pensar, se vc ja souber linux ja é meio caminho andado.

    2 - Se for utilizar rádio ja comece com rádio AC vai gastar um pouco mais, mas vai poder oferecer planos mais altos e de quebra vai deixar o serviço mais estável e não cometa o mesmo erro que eu, se colocar uma base UBNT use tudo UBNT, se for Mikrotik use tudo Mikrotik para poder utilizar o protocolo da fabricante isso melhora muito para o cliente final, eu acabei misturando as tecnologias e me arrependi..

    3 - Se for no rádio não coloque clientes muito distante devido ao CCQ isso tem que prestar muito atenção pois quando vc tiver mais clientes o CCQ vai estar bom pra uns e ruim para outros e dai vai ter que mudar canal e o canal tem que ficar bom pra todos e isso é uma m.....

    4 - Essa dica é a mais bala de todas, tente conseguir um condomínio com apartamentos com visada para sua torre, faca um PTP para esse condominio e distribua usando Metro Ethernet, fica muito bom, eu mesmo tenho 2 condomínios assim, eu tenho um PTP de mimosa B5 lite passando 650MB dai do outro lado recebo o link em uma 260gs e distribuo para os prédios com uma CRS106 e depois em cada prédio tenho uma 260gs que distribui para os blocos e em cada bloco tenho os switchs giga re128 da multilaser com Alan, dai quando um cliente assina, e so puxar o cabo de rede e colocar o roteador, dai pode cobrar um pouco mais barato a adesão e colocar um roteador bem bom pro cliente, sendo que tu so vai ter que gastar com roteador e cabo..

    5 - Não gaste com panfletos que o retorno é muito baixo, pelo menos no inicio..

    6 - Faca um site bacana e ja eduque os clientes para pegar os boletos na central do assinante e coisas do tipo, e ja eduque com horário tbm....

    da uma olhada no meu site https://www.innovatelecomrs.com.br