+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Ideia de negócio verificando viabilidade

    Bom dia pessoal;

    Tenho uma ideia de negocio e estou pesquisando a viabilidade.

    Moro no interior da Bahia cidade com 50 Mil habitantes +/- uns 20 mil na cidade e o restante na roça/fazenda, já temos uma empresa de internet via radio na cidade e também expandiu para a roça. Quero virar concorrente dele mas oferecendo um serviço diferente.

    Visto que na roça todos mundo tem celular média de 2 por casa, e o sinal da operadora é fraco tem que subir em morro para pegar sinal bom, quero montar uma rede de Wifi gigante e vender planos de internet via wifi. Como ficamos praticamente entre duas serras (5 a 8 km de uma serra a outra), pensei em montar uma torre em cima da serra (com energia solar) e distribuir um sinal forte que possa pegar em toda a região.

    Pelo que comentei com o pessoal, acredito que consigo vender de imediato para umas 50 pessoas.

    Tenho conhecimento em redes e Linux, gostaria da opinião dos colegas aqui do grupo se é viável.

  2. #2

    Padrão Re: Ideia de negócio verificando viabilidade

    Citação Postado originalmente por LeaoNarrdo Ver Post
    Bom dia pessoal;

    Tenho uma ideia de negocio e estou pesquisando a viabilidade.

    Moro no interior da Bahia cidade com 50 Mil habitantes +/- uns 20 mil na cidade e o restante na roça/fazenda, já temos uma empresa de internet via radio na cidade e também expandiu para a roça. Quero virar concorrente dele mas oferecendo um serviço diferente.

    Visto que na roça todos mundo tem celular média de 2 por casa, e o sinal da operadora é fraco tem que subir em morro para pegar sinal bom, quero montar uma rede de Wifi gigante e vender planos de internet via wifi. Como ficamos praticamente entre duas serras (5 a 8 km de uma serra a outra), pensei em montar uma torre em cima da serra (com energia solar) e distribuir um sinal forte que possa pegar em toda a região.

    Pelo que comentei com o pessoal, acredito que consigo vender de imediato para umas 50 pessoas.

    Tenho conhecimento em redes e Linux, gostaria da opinião dos colegas aqui do grupo se é viável.
    Se você pensa em "sinal forte" de operadora de telefonia celular (repetidor/amplificador de sinal) é contra a lei. Cadeia certa!

    Se você pensa em "sinal forte" para que o wireless em 2.4Ghz chegue diretamente aos aparelhos celulares... Bom, se o Sr é dono de uma empresa de internet deveria saber que o wifi é uma via de mão dupla. Se é cerca de 5~8Km no entre-serras, daria um meio termo de 2,5Km... OK... Como o Sr. pretende que o sinal de envio de um celular, de 75mW com antena de ganho 0dBi percorra esses 2,5km com obstáculos?

    Agora se a idéia é colocar antenas cliente em cada um desses 50 clientes potenciais, seria somente uma questão de projeto.

    Os dois exemplos anteriores é inviável ao meu ver. Loucura na verdade.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Ideia de negócio verificando viabilidade

    Só neste ano tenho recebido 3 pedidos para elaborar uma rede wi-fi dentro da fazenda utilizando a rede de celular. É muito mais complicado do que achei que seria, primeiro por custo( menor valor possível), segundo por que não pretendo mexer na construção física dos roteadores( wi-fi) dos celulares( ZTE, HUAWEI, D-LINK) e possuem um alcance de 150 a 200 metros mas visam triplicar o alcance; Lembrando que redes de celulares limitam a 5 conexões normalmente.

    Em meu celular chegou com -93 dBm( não conecta), outras nem sinal, coloquei uma antena de grade chegando a -80 dBm e em meu celular -85 dBm a 1,20 mt do telhado, problema é que dái será enviado a uma outra casa. Nesta brincadeira morremos em questão dos firmiwares das fabricantes( IP padrão), mesmo que eu troque tem ocorrido caso de conflito conforme a marca.
    São caso em que se usam diferentes operadoras, no caso montando um futuramente terá outro enlace, por que ultimamente TIM e VIVO tem ficado fora do ar, e a Oi está com problema na rede interna de fibra óptica( acho) e já tinha os alertado uns 6 meses atrás.
    Sem whattsapp não tem parado um funcionário e nem filhos ou netos de proprietários rurais vão para passar um fds, e depois que viram que 2 fazendeiros só resolveram isso tendo internet e como youtube sugere muita coisa, eles mesmos se viram na maioria dos casos.

    Acho que a idéia de se ter wi-fi hoje é uma "furada", por que operadoras estão oferecendo planos pré de 1 GB ou 2 GB ano valor de R$ 10,00 semanais que pode ser barato, mas não é; mas é o ideal para que vai para seu sítio ou fazenda apenas nos finais de semana ou feriados prolongados. Quem mora( proprietarios) já estão instalando internet fixa mesmo e até usando 2 contas diferentes mesmo e expandindo o direito de uso a seus funcionários.

  4. #4

    Padrão Re: Ideia de negócio verificando viabilidade

    O telefone celular no máximo vai devolver o sinal num raio de 100m e olha lá... se tiver obstáculos já era... Como o Sphreak já te disse, wireless é uma mão dupla .. Não depende só do sinal da torre..

    A Operadora lá põe um sinal forte mas seu celular não faz o mesmo.. Sua operadora coloca antena de alto ganho, seu celular põe zero de ganho... Sua operadora trabalha com protocolos próprios para obter o máximo, seu celular wi-fi vai trabalhar com protocolo 802.11 que foi criado para pequenas redes próximas e que nós provedores teimamos em utilizar em nossos provedores procurando contornar os inúmeros problemas próprios do protocolo...
    No protocolo 802.11 vai precisar um mínimo de sinal de -70db. enquanto o protocolo usado pelas operadoras consegue conexão com -105 db por exemplo... São situações bem diferentes e ainda assim as operadoras não conseguem ter 100
    % de cobertura..
    Então querer usar 802.11 para rede de celulares é tentar reiventar a roda, só que ela vai ser sempre quadrada.

  5. #5
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Ideia de negócio verificando viabilidade

    1929. Em em celular pelo menos consigo acessar até -89 dBm de wi-fi certamente é instável digamos então -85 dBm. Ontem num roteador greatek o sinal chegou a -80 dBm com antena de grade, em meu celular -84 dBm confesso que fiquei confuso mas começou a chover tive de parar.
    Do meu moto G 5 S para o modem D-Link, Huawei ou ZTE consegui até 350 metros e 500 metros de visada limpa. Se pegar o sinal do celular no Moto G 5 S ainda posso rotear em 5 GHz e com 20 dBm segundo a fabricante, enquanto a maioria dos roteadores o sinal é de apenas 15 ou 17 dBm atualmente

  6. #6

    Padrão Re: Ideia de negócio verificando viabilidade

    Depois de mais de 10 anos tentando, a conclusão é que esqueça isso, quer ser concorrente vai para onde tem clientes próximos e faça uma rede em fibra bem montada, a sua ideia ja foi tentando mil vezes, e, deu errado em vários cenários e locais por varias pessoas, rural e vc colocar o cliente em wireless e depois colocar um wi-fi interno. Até wi-fi gratis em praças hoje em dia perdeu um pouco do sentido com as operadoras oferecendo planos ilimitados para redes sociais. Minha opinião.

  7. #7

    Padrão Re: Ideia de negócio verificando viabilidade

    Temos uma rede de wifi rural com micro-pops, o cara libera o celular de boa mais so funciona próximo.

    Tem alguns Aps 2.4ghz que funciona em frequencia mais baixa tipo 2.3ghz ou 2.2ghz, porém nao é faixa liberada pela anatel!, e mais nem todo celular deve liberar essa faixa que seria menos sensível a obstáculos como arvores.
    Algum aplicativo colocado no celular poderia liberar as frequências mais baixas, em zero interferência, com antenas de alto ganho, poderia atingir no máximo 1Km, e ter o celular cliente no maximo uns 600kbs.

    O wi-fi do celular precisa melhorar muito!.
    Seria talves viável uma rede dessa em 900mhz, porém não existe celular com wi-fi nessa faixa!, se existisse pelo menos um mini adptador wi-fi do tamanho de um pendrive em 900mhz o cara poderia espetar o bicho no celular e tal, mais no momento isso é so um sonho!, ter um wi-fi tipo dados móveis!

  8. #8
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Ideia de negócio verificando viabilidade

    messiasribeiro; verdade e isso só nos ultimos 2 anos...
    Desde quando tinha plano controle da Claro nunca estourei o plano de dados, mas em ligação sim. Atualmente uso pós-pago de 10 + 10 + 2, ou seja nem os 2 GB de franquia utilizei( 1,98 GB kkkk), e na cidade só uso wi-fi em casa, trabalho e na casa de um dos amigos além de rotear o plano de dados quando necessário.

    Tim não cumpre o que promete por que na hora de fechar o contrato o limite de dados diminuiu se cancelar paga multa; Vivo o plano de minutos para outras operadoras é muito pouco e interurbano à parte afffff; Oi possui excelentes opções mas a área de cobertura deixa a desejar; Claro possui plano de interurbano ilimitado já no plano controle mas a cobertura não é das melhores porém a velocidade na internet é excelente e desconto em espécie se for por débito em conta ou fatura digital.
    Wi-fi grátis é somente na zona rural por enquanto e não demorará a ter cobertura nas estras vicinais pavimentadas e logo nas estradas de terra mesmo. O que tem favorecido as operadoras são as redes sociais, diferentemente o que uma delas achava no começo.