+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ballance PCC 2 Links Cargas Iguais

    Galera, através de videos do youtube consegui configurar uma RB750 com Ballance PCC com 2 Links de cargas iguais em bridge, só que estou com uma dúvida/problema.

    Meus links são da OI, ambos com 10mb.

    Se eu colocar meu PC direto na saída da rb o máximo que dá são 8mb, e qndo tem muita gente usando todos sem controle de banda, a velocidade fica na média de 1mb, porém no winbox > interface mostra que está sendo usando média de 3mb de uma linha e a outra não chega nem perto de 1mb.

    O que pode estar acontecendo?
    Eu ligando meu PC direto da saída do ballance, o máximo que vou conseguir é a velocidade máxima de uma linha ou da soma das duas?

    Desculpem a forma da pegunta pessoal, sou meio leigo no assunto.

  2. #2

    Thumbs up Re: Ballance PCC 2 Links Cargas Iguais

    Citação Postado originalmente por Tato MX Ver Post
    Galera, através de videos do youtube consegui configurar uma RB750 com Ballance PCC com 2 Links de cargas iguais em bridge, só que estou com uma dúvida/problema.

    Meus links são da OI, ambos com 10mb.

    Se eu colocar meu PC direto na saída da rb o máximo que dá são 8mb, e qndo tem muita gente usando todos sem controle de banda, a velocidade fica na média de 1mb, porém no winbox > interface mostra que está sendo usando média de 3mb de uma linha e a outra não chega nem perto de 1mb.

    O que pode estar acontecendo?
    Eu ligando meu PC direto da saída do ballance, o máximo que vou conseguir é a velocidade máxima de uma linha ou da soma das duas?

    Desculpem a forma da pegunta pessoal, sou meio leigo no assunto.

    • Quando vc conecta seu pc direto no balance e consegue no máximo 8Mbps e sai apenas por um link, eu acredito que seja o numero de conexões abertas de uma única maquina. Que seria diferente de 10 maquinas, que ai sim sairia pelos dois links.
    • Em um balance vc perde performance sim, mas não com essa expressão. Pode ter alguma configuração que não esteja correta.

  3. #3

    Padrão Re: Ballance PCC 2 Links Cargas Iguais

    Primeiro voce tem que saber que tipo de load balace voce configurou para saber qual comportamento ele esta adotando.
    Da uma olhada neste link: http://wiki.mikrotik.com/wiki/Load_Balancing
    A parti dai voce vai saber qual seria o load balace configurado e qual o teste que voce tem que fazer para ter certeza que esta funcionado.

  4. #4

    Padrão Re: Ballance PCC 2 Links Cargas Iguais

    Segue script para configurar RB fazendo a soma dos links e fail over automatico

    1. Renomear as Interfaces ETH1=ISP1, ETH2=ISP2, ETH3=LAN
    2. Copiar e colar as regras abaixo
    3. Alterar a faixa de endereçamento IP conforme a rede que voce esta usando, no meu caso estou utilizando 192.168.56.1 para LAN do MK.
    ISP1=192.168.10.2 no MK e 192.168.10.1 no router da operadora
    ISP2=192.168.15.2 no MK e 192.168.15.1 no router da operadora
    4. Configurar o DNS no MK, se não, nao vai funcionar
    5.Fica a critério de cada configurar o DHCP no MK na Interface LAN

    ****LEMBRANDO A TODOS QUE ESTA REGRA SÓ FUNCIONA CORRETAMENTE COM LINK DE CARGAS IGUAIS*******

    /ip address
    add address=192.168.56.1/24 interface=LAN network=192.168.56.0
    add address=192.168.10.2/24 interface=ISP1 network=192.168.10.0
    add address=192.168.15.2/24 interface=ISP2 network=192.168.15.0

    /ip firewall mangle
    add action=accept chain=prerouting dst-address=192.168.10.0/24 in-interface=LAN
    add action=accept chain=prerouting dst-address=192.168.15.0/24 in-interface=LAN
    add action=mark-connection chain=prerouting connection-mark=no-mark \ in-interface=ISP1 new-connection-mark=ISP1_conn
    add action=mark-connection chain=prerouting connection-mark=no-mark \ in-interface=ISP2 new-connection-mark=ISP2_conn
    add action=mark-connection chain=prerouting connection-mark=no-mark \ dst-address-type=!local in-interface=LAN new-connection-mark=ISP1_conn \ passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:2/0
    add action=mark-connection chain=prerouting connection-mark=no-mark \ dst-address-type=!local in-interface=LAN new-connection-mark=ISP2_conn \ passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:2/1
    add action=mark-routing chain=prerouting connection-mark=ISP1_conn \ in-interface=LAN new-routing-mark=to_ISP1 passthrough=no \ per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:2/0
    add action=mark-routing chain=prerouting connection-mark=ISP2_conn \ in-interface=LAN new-routing-mark=to_ISP2 passthrough=no \ per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:2/1
    add action=mark-routing chain=output connection-mark=ISP1_conn \ new-routing-mark=to_ISP1
    add action=mark-routing chain=output connection-mark=ISP2_conn \ new-routing-mark=to_ISP2
    /ip route
    add check-gateway=ping distance=1 gateway=192.168.10.1 routing-mark=to_ISP1
    add check-gateway=ping distance=1 gateway=192.168.15.1 routing-mark=to_ISP2
    add check-gateway=ping distance=1 gateway=192.168.10.1
    add check-gateway=ping distance=2 gateway=192.168.15.1

    /ip firewall nat
    add action=masquerade chain=srcnat out-interface=ISP1
    add action=masquerade chain=srcnat out-interface=ISP2