Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Desistindo CCR para server PPPoE

    Após um desgastante tempo acho que chegamos ao limite com problemas de quedas em conexões PPPoE com Mikrotik.

    Já fizemos o imaginável mas continuando com quedas aleatória sem sentido em quase toda a rede.

    Nossos pops tem média de
    900 conexões simultâneas cada com CCR 1036 fazendo PPPoE e controle de banda

    Peço aos amigos indicações de modelos de equipamentos que fazem server PPPoE cisco, Huawei ou outro. Ou alguma experiência de sucesso .

    Fiz alguns orçamentos mas os modelos que estão me oferecendo fazem 10000 sessões o que e muito equipamento para baixa demanda .

  2. #2

    Padrão Re: Desistindo CCR para server PPPoE

    Amigo, eu atendo inúmeros provedores que usam CCR para servidor PPPoE, aquela intermediária, a 1016, e consigo colocar 1500 sessões em cada uma, e não tenho tenho problema algum. Você com toda certeza está fazendo algo errado. Se precisar de suporte, meu e-mail é [email protected].

  3. #3

    Padrão Re: Desistindo CCR para server PPPoE

    Citação Postado originalmente por olvbrasil Ver Post
    Após um desgastante tempo acho que chegamos ao limite com problemas de quedas em conexões PPPoE com Mikrotik.

    Já fizemos o imaginável mas continuando com quedas aleatória sem sentido em quase toda a rede.

    Nossos pops tem média de
    900 conexões simultâneas cada com CCR 1036 fazendo PPPoE e controle de banda

    Peço aos amigos indicações de modelos de equipamentos que fazem server PPPoE cisco, Huawei ou outro. Ou alguma experiência de sucesso .

    Fiz alguns orçamentos mas os modelos que estão me oferecendo fazem 10000 sessões o que e muito equipamento para baixa demanda .
    É muito pouco cliente pra. ter problema com CCR...

    usamos 1016 para 1.000 clientes com 1gb de tráfego sem nenhum incidente... processamento se mantém baixo.. Etc...

    melhor rever as configs (ou excesso delas)

  4. #4

    Padrão Re: Desistindo CCR para server PPPoE

    Então estou benzido, já perdemos horas e horas , com tudo foi amenizado mas ainda acontece o famoso "peer is not responding", .

    O curioso e que temos Olt Fiber home e justamente nesta parte da rede que acontece 90% das quedas . Em um pop novo que estamos com uma OLT da DATACOM com uma CCR 1009 com 200 conexões tudo maravilha sem nenhum problema.

    Mas agradeço a atenção de todos ...

  5. #5

    Padrão Re: Desistindo CCR para server PPPoE

    Citação Postado originalmente por olvbrasil Ver Post
    Então estou benzido, já perdemos horas e horas , com tudo foi amenizado mas ainda acontece o famoso "peer is not responding", .

    O curioso e que temos Olt Fiber home e justamente nesta parte da rede que acontece 90% das quedas . Em um pop novo que estamos com uma OLT da DATACOM com uma CCR 1009 com 200 conexões tudo maravilha sem nenhum problema.

    Mas agradeço a atenção de todos ...
    O problema não é na Fiberhome não?

    Fiberhome é meio bugada...

  6. #6

    Padrão Re: Desistindo CCR para server PPPoE

    Citação Postado originalmente por ajack Ver Post
    É muito pouco cliente pra. ter problema com CCR...

    usamos 1016 para 1.000 clientes com 1gb de tráfego sem nenhum incidente... processamento se mantém baixo.. Etc...

    melhor rever as configs (ou excesso delas)
    Mas depende do tráfego, eu tenho 700 clientes numa CCR 1016 dando quase 2Gbps.

  7. #7

    Padrão Re: Desistindo CCR para server PPPoE

    Estou desconfiado de ser a OLT mas antes isso não acontecia .

    Estou enviando o danado do erro, o cliente cai e depois se conecta de novo .

    Não são todos tenho cliente conectados a mais de 45 dias sem quedas

    Já outros caem direto. E não são os mesmos .

    A instalação no cliente está perfeita , ONU com sinal excelente , discando no lado do cliente pelo roteador ou pela ONU quedas continuam .

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG-20190117-WA0001.jpeg
Visualizações:	307
Tamanho: 	34,4 KB
ID:      	69335

  8. #8

    Padrão Re: Desistindo CCR para server PPPoE

    Quase 100% dos casos de quedas de conexão PPPoE se dá em problemas na rede, não no concentrador.

  9. #9

    Padrão Re: Desistindo CCR para server PPPoE

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Quase 100% dos casos de quedas de conexão PPPoE se dá em problemas na rede, não no concentrador.
    Correto! Um colega meu tinha um problema parecido. Em um pop conectava cerca de uns 800 clientes e todos os usuários caiam aleatoriamente em media de 2 em 2 horas. Quebramos muito a cabeça reconfigurando mikrotik, mexe aqui mexe ali e nada. Resolvemos trocar um switch burro por um gerenciavel e os problemas acabaram. Resultado dor de cabeça com concentrador pppoe mas que na verdade o problema era causado por outro componente na rede. Verifique os componentes da sua rede que esteja na frente dos seus user pppoe.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por olvbrasil Ver Post
    Após um desgastante tempo acho que chegamos ao limite com problemas de quedas em conexões PPPoE com Mikrotik.

    Já fizemos o imaginável mas continuando com quedas aleatória sem sentido em quase toda a rede.

    Nossos pops tem média de
    900 conexões simultâneas cada com CCR 1036 fazendo PPPoE e controle de banda

    Peço aos amigos indicações de modelos de equipamentos que fazem server PPPoE cisco, Huawei ou outro. Ou alguma experiência de sucesso .

    Fiz alguns orçamentos mas os modelos que estão me oferecendo fazem 10000 sessões o que e muito equipamento para baixa demanda .
    Amigo! ja viu se nao tem nenhum dhcp ativo dentro da sua rede ?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por olvbrasil Ver Post
    Então estou benzido, já perdemos horas e horas , com tudo foi amenizado mas ainda acontece o famoso "peer is not responding", .

    O curioso e que temos Olt Fiber home e justamente nesta parte da rede que acontece 90% das quedas . Em um pop novo que estamos com uma OLT da DATACOM com uma CCR 1009 com 200 conexões tudo maravilha sem nenhum problema.

    Mas agradeço a atenção de todos ...
    vc acredita se eu dizer que pode ser alguma onu que esta travando sua rede ? aqui tivemos um caso onde a onu travava o laser e os outros clientes ficavam caindo ou os que estavam conectados ficavam lentos com ping alto, Foi uma luta ate descobrir isso e tenho certeza que vc não testou cliente por cliente para ver se o problema não é esse !!! Descobrimos por acidente que 1 onu chinesinha estava travando ai substituimos todas e a rede começou a melhorar em seguida tiramos toda onu que estivesse em bridge no cliente e passamos para roteada hoje reina a paz aqui se algo lhe pareceu interessante e quiser bater um papo pode me char no whats 1195555-5545 a gente conversa e se resolvermos seu problema vc posta aqui para a galera obs nao sou consultor nao cobro nada é mais para tentar ajudar mesmo ok ? desejo lhe sorte ...

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por olvbrasil Ver Post
    Então estou benzido, já perdemos horas e horas , com tudo foi amenizado mas ainda acontece o famoso "peer is not responding", .

    O curioso e que temos Olt Fiber home e justamente nesta parte da rede que acontece 90% das quedas . Em um pop novo que estamos com uma OLT da DATACOM com uma CCR 1009 com 200 conexões tudo maravilha sem nenhum problema.

    Mas agradeço a atenção de todos ...
    acho que voce mesmo respondeu sua pergunta. de uma olhada no facebook e vira e mexe aparece gente vendendo caminhão de onu fibehome.... sera por que.... apesar dos embargos e suspeitas de espionagem va de huawei, e não aposte em onus baratas....

  13. #13

    Padrão Re: Desistindo CCR para server PPPoE

    Citação Postado originalmente por edvandonet Ver Post
    Correto! Um colega meu tinha um problema parecido. Em um pop conectava cerca de uns 800 clientes e todos os usuários caiam aleatoriamente em media de 2 em 2 horas. Quebramos muito a cabeça reconfigurando mikrotik, mexe aqui mexe ali e nada. Resolvemos trocar um switch burro por um gerenciavel e os problemas acabaram. Resultado dor de cabeça com concentrador pppoe mas que na verdade o problema era causado por outro componente na rede. Verifique os componentes da sua rede que esteja na frente dos seus user pppoe.
    No caso a OLT sendo conecta diretamente na ccr pela porta de 10g. Mas vou tentar colocar um switch gerenciável no meio do caminho não custa tentar .

  14. #14

    Padrão Re: Desistindo CCR para server PPPoE

    Atente para o seguinte. Pode ser qualquer coisa no caminho entre o seu concentrador pppoe e seus clientes. Vc tem que ir isolando. Um exemplo, (nao sei se pode ser aplicado a vc) selecione o primero cliente do ramal da rede que esta desconectando a partir dai vc sabe que para tras esta bom o problema esta para frente ai é só ir pela logica. Tem que fazer um estudo e ir pro campo. Estabelece um ponto pra começar a partir do primeiro cliente da rede que aparenta o problema e começa a checar rack, caixa no poste e coisas assim. Particularmente eu começaria por essa olt sua ai. Como vc falou ter outra olt e tudo ser maravilha eu ficaria de olho na olt que esta logo na cara do problema. Perdão aos colegas se eu me enrolei.

  15. #15

    Padrão Re: Desistindo CCR para server PPPoE

    Você recebe todos as requisições direto na porta de rede com uma VLAN só?

    Eu começaria fazendo o seguinte, coloca uma segunda CCR junto com essa ai, liga ela em outra porta da OLT, pode ser até uma Giga mesmo pra testar..
    E vai fazendo VLAN em cada PON e passando pra essa nova CCR.
    Se cada PON tiver sua VLAN você vai ter uma forma de ver se o problema acontece só em uma PON.. se acontece simultaneamente nas CCR.. etc.
    Isso de você colocar um switch entre CCR e OLT não vejo motivo pra isso.

  16. #16

    Padrão Re: Desistindo CCR para server PPPoE

    Eu também não entendi a razão de colocar um switch, povo recomenda sem dar argumentos. Só vai aumentar um ativo na rede sem resolução do problema.

  17. #17

    Padrão Re: Desistindo CCR para server PPPoE

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Eu também não entendi a razão de colocar um switch, povo recomenda sem dar argumentos. Só vai aumentar um ativo na rede sem resolução do problema.
    Meu caro. Não ouve sugestão pra que ele colocasse switch, ele entendeu errado. A historia do switch é que tinha um switch com defeito fazendo toda a rede cair e quando foi trocado o problema foi sanado. A história seria para alertar o colega de procurar um componente em sua rede que possa esta criando os distúrbios. O dono do tópico apenas entendeu errado é só ir la e ver com atenção o que foi escrito, não tem ediçao. Agora tem muita gente que não Pode ajudar e mal interpreta o que foi vinculado e começa a criticar. Vamos dar soluções ao colega. O meu problema foi um switch mas o problema do colega pode ser qualquer coisa e ele nunca vai saber se não procurar.

  18. #18

    Padrão Re: Desistindo CCR para server PPPoE

    Eu tenho uma Ccr 1009 pra 300 clientes on line , e sempre tem alguém desconectando . Autentica no mkcloud .

    Cada dia e alguém diferente . Vai saber .

  19. #19

    Padrão Re: Desistindo CCR para server PPPoE

    Agradeço a todos as respostas

    Depois varrer a rede de ponta a ponta , não encontramos nada de errado, não temos loop, o sinal que chega ao cliente está excelente.
    Descartamos a ONU pq trabalhamos tanto com fiberhome Brasil , como Intelbras e o problema se dá nas duas .

    Descartamos o método de autenticação pq o problema se dá com ONU roteada ou em Bridge.

    Pesquisando na internet em um fórum da Mikrotik achei um problema semelhante e eles estavam recomendando colocar o MTU a 1492 o MRU a 1432 e o MRRU em 1580 como já tinha tentado de tudo resolvi testar e para minha surpresa as quedas pararam em 90% dos casos

    Por enquanto sem queixas dos clientes e verificando o log da CCR aparentemente tudo normal.

    Lendo no manual PPPoE da Mikrotik diz que o MRRU e o tamanho máximo de pacote que pode ser recebido.

    Não sei se vai impactar em algo mais mas está rodando tem quase 2 dias e tudo maravilha.

    O estranho e que este problema só está dando em parte da rede que tem olt fiberhome , aonde temos Olt DATACOM não acontece vai entender.

    Talvez seja pq na fiberhome tem mais do dobro de clientes da outras .

    Vou atualizando o tópico vamos ver o que acontece.

  20. #20

    Padrão Re: Desistindo CCR para server PPPoE

    MTU a 1492 , MRU a 1492 e o MRRU a 1580