+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão OSPF Núcleo

    Boa tarde, estou precisando de ajuda para configurar um OSPF entre nosso core e nosso BGP!

    Gostaria de saber quais "NETWORKS" anunciar no BGP e no CORE e como configurar a redistribuição de rotas na "INSTANCIA" de ambos para poder disponibilizar os IPs Validos para os clientes e como ficaria os IPs locais!

    Quero também futuramente rotear o restante da rede e direcionar as autenticações para os POP's mas queria ja deixar organizado o núcleo!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         OSPF Teste.png
Visualizações:	157
Tamanho: 	66,9 KB
ID:      	69373

    Outra dúvida, se eu rotear os POP's posso continuar usando o switch para entrar os PTP's e anunciar o endereço das VLAN's no OSPF?

  2. #2

    Padrão Re: OSPF Núcleo

    Pelo diagrama, vc não precisa de OSPF

  3. #3

    Padrão Re: OSPF Núcleo

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Pelo diagrama, vc não precisa de OSPF
    Como faço para distribuir os IP's Válidos para os clientes sem o OSPF?

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: OSPF Núcleo

    Citação Postado originalmente por brunoizidio Ver Post
    Como faço para distribuir os IP's Válidos para os clientes sem o OSPF?
    rota estática na barda X.X.X.X/XX para o ip do core

  5. #5

    Padrão Re: OSPF Núcleo

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    rota estática na barda X.X.X.X/XX para o ip do core
    Só definindo a rota já basta? Ou precisa de alguma regra de firewall? No caso o IP do Core iria em DST Address ou Gateway?

  6. #6
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: OSPF Núcleo

    Citação Postado originalmente por brunoizidio Ver Post
    Só definindo a rota já basta? Ou precisa de alguma regra de firewall? No caso o IP do Core iria em DST Address ou Gateway?
    so rota

  7. #7

    Padrão Re: OSPF Núcleo

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    so rota
    O IP do core coloco em Dst Address ou Gateway?

  8. #8
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: OSPF Núcleo

    Citação Postado originalmente por brunoizidio Ver Post
    O IP do core coloco em Dst Address ou Gateway?
    irmão não vou te ensinar a criar rota não
    um dica se não sabe como criar uma rota estuda roteamento pra vc saber a diferença de DST e GW

  9. #9

    Padrão Re: OSPF Núcleo

    Você pode criar um OSPF entre o BGP e o CORE, para que as rotas sejam levantadas sozinhas, porém irá subir uma rota pra cada cliente, ou então criar uma rota(ou algumas rotas dependendo do cenário) que contenha as redes que irá utilizar.

    Como crítica construtiva, é necessário saber o que está fazendo, tanto com relação a rotas estáticas, como em OSPF, pois se algo der errado, seus clientes não irão ficar esperando.
    Recomendo montar o mesmo cenário em GNS3 ou EVE, fazer os testes e depois que tudo estiver funcionando conforme deseja, colocar em produção.

  10. #10

    Padrão Re: OSPF Núcleo

    Acho desnecessário injetar mais prefixos no roteador de borda, a não ser que seja trânsito para outro AS. Se as rotas forem para seu próprio bloco, coloca a rota estática para o bloco todo.

    Mas concordo que o principal é saber o que está tentando fazer. Existem várias formas de fazer a mesma coisa, então importante é saber o desenho conceitual e aí estudar como funciona.

  11. #11

    Padrão Re: OSPF Núcleo

    Eu injetaria as rotas no BGP, mas criaria um filtro para aceitar apenas os IPs Publicos.
    E criaria uma regra estatica de blackhole, para matar trafego com destino a IP que não está sendo usado.
    Nos Concentradores, tentaria sumarizar o máximo possível para não ficar divulgando /32 de clientes na rede.