+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AP Mikrotik com cliente ubiquiti

    Boa noite , pessoal
    estou tendo um problema com alguns painéis setoriais ubiquiti de 20dbi com o ap mikrotik ( rb912).
    Os coloquei na torre cada uma numa ponto para suportar a quantidade de usuários conectados (os quais antes estavam em rocket m5), porém depois de conectados e com o sinal muito bom no usuário ( airgrid litebeam) o CCQ fica baixo e tem leves mas tem e umas pequenas quedas ao longo do dia não deixando chegar a velocidade que coloco na pppoe das antenas.


    Alguém pode me ajudar ? Desde já agradeço.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2019-02-06 às 22.44.21.png
Visualizações:	163
Tamanho: 	26,6 KB
ID:      	69395  

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: AP Mikrotik com cliente ubiquiti

    Em meu bullet2( AP) o noise floor ficava sempre com -96 dBm com antena ou sem antena. Fui trocando de canal até que conseguisse achar um com menos APs na região e seu noise floor caiu para -92 dBm. Nem sei dizer se teria de ser o inverso, mas no celular não senti diferença alguma, aliás o celular ficou menos tempo reiniciando o wi-fi.

  3. #3

    Padrão Re: AP Mikrotik com cliente ubiquiti

    Cara. Aqui eu estava passando por isso. Seguinte, eu trabalho com rocket como ap , um dia o roket parou então eu subi uma rb912 que tinha encostada e o resultado nos clientes foi péssimo parecido com o seu. Desci a rb912 e coloquei um painel apc5m90que também tenho parado aqui e a situação foi ainda mais danosa. Resumo, tive que ir as presas comprar um rocket novo pra colocar e apos configurar e ativar ficou tudo normal. Muito estranho os equipamentos ubiquiti estarem assim, so conecta bem em ap ubiquiti. Nota, quando subi a rb192 o ccq dos equipamentos ubiquiti caíram mas 3 rádios mikrotik cliente que tenho ficou estalando de bom tudo ok.

  4. #4

    Padrão Re: AP Mikrotik com cliente ubiquiti

    Essa melhoria usando Rocket ao em vez de uma RB ou APC é simplesmente porque quando você usa um Rocket, está usando AirMax que ativa o TDMA.
    Cada marca fez o seu protocolo propietário:
    UBNT - AirMax
    Mikrotik - NV2
    Intelbras - iPool
    Se você misturar marcas, o protocolo proprietário não funciona e o AP todo vira um 802.11 comum.

    Aconteceria a mesma coisa se vocês usassem uma RB no POP e SXT nos clientes.. queimou a RB e vocês colocaram um Rocket..
    Vai ficar ruim.
    Só não vai ficar ruim se estiver com folga, poucos clientes, vai parecer a mesma coisa, mas quando o bicho pega faz toda diferença.

  5. #5

    Padrão Re: AP Mikrotik com cliente ubiquiti

    O ideal é usar apenas uma marca mesmo, assim consegue aproveitar melhor o desempenho do equipamento, como o cara ali falou dos protocolos próprios de cada um.
    Porém..... da pra funcionar sim, sugiro usar a versão 6.1.7 ubnt, as novas parecem estar com problema com o calculo de CCQ
    Outra coisa que pode fazer também, é verificar no mikrotik se as informações TX/RX conferem com as que apresentam na ubnt

  6. #6

    Padrão Re: AP Mikrotik com cliente ubiquiti

    Citação Postado originalmente por RafsQ Ver Post
    Boa noite , pessoal
    estou tendo um problema com alguns painéis setoriais ubiquiti de 20dbi com o ap mikrotik ( rb912).
    Os coloquei na torre cada uma numa ponto para suportar a quantidade de usuários conectados (os quais antes estavam em rocket m5), porém depois de conectados e com o sinal muito bom no usuário ( airgrid litebeam) o CCQ fica baixo e tem leves mas tem e umas pequenas quedas ao longo do dia não deixando chegar a velocidade que coloco na pppoe das antenas.


    Alguém pode me ajudar ? Desde já agradeço.
    Eu tinha uma omnitik no ap e clientes nano litebeam e airgrid. ate uns 10 12 clientes tava blza, quando coloquei 17 clientes ficou bem como vc descreveu, caia o data rate para 6.5mbps e nao passava mais que 4 mb na omnitik, fiz de tudo, ate troquei a omnitik achando que era defeito e nada resolveu, ai subi uma litebeam ap 16dbi e a magica aconteceu, quase todos clientes com tx/rx de 65Mbps de data rate, acho q essa diferençá esta no airmax, mas não posso afirmar

  7. #7

    Padrão Re: AP Mikrotik com cliente ubiquiti

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Essa melhoria usando Rocket ao em vez de uma RB ou APC é simplesmente porque quando você usa um Rocket, está usando AirMax que ativa o TDMA.
    Cada marca fez o seu protocolo propietário:
    UBNT - AirMax
    Mikrotik - NV2
    Intelbras - iPool
    Se você misturar marcas, o protocolo proprietário não funciona e o AP todo vira um 802.11 comum.

    Aconteceria a mesma coisa se vocês usassem uma RB no POP e SXT nos clientes.. queimou a RB e vocês colocaram um Rocket..
    Vai ficar ruim.
    Só não vai ficar ruim se estiver com folga, poucos clientes, vai parecer a mesma coisa, mas quando o bicho pega faz toda diferença.
    A Mikrotik tem o protocolo 802.11 que é justamente o que a ubiquiti usa para conectar. O airmax só é usado caso esteja habilitado no AP. Tem um local aqui onde fiz uma rede que tenho num rádio desses (RB 912 + painel setorial 20dbi) que tem 22 clientes tranquilo e o CCQ está perfeito( 97% para 99) .Porém aqui, usando até mesmo as configurações que estão em outra cidade não consigo fazer o ccq subir.
    Frequência limpa , sem interferências e mesmo assim vai lá para baixo.Tive até uma melhora depois de aplicar umas configurações novas aqui mas mesmo assim não chega perto dos 90 e poucos que tinha nas rocket m5 como ap

  8. #8

    Padrão Re: AP Mikrotik com cliente ubiquiti

    Na certa e a ubiquiti provocando incompatibilidade em outros fabricante pois isso nao acontecia em clientes com firmware mais antigos. Pois tambem a mikrotik vc tem que fazer ajustes de mcs nos ap pois e diferente dos da ubnt. Mikrotik tambem tem que afinar as configuraçoe ,ubnt ate a avó do dono do provedor sabe configurar kkkkk.