Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Rede Nano5 Loco - CQC oscilando muito

    Boa noite! Caso esteja fora dos requisitos ou no lugar errado para este post, desculpe-me. Minha rede eh o seguinte, tenho o modem ADSL com ip 192.168.1.1, roteador Tp-Link 192.168.2.1, Nano Loco 192.168.2.201 "Configurado em bridge", Airgrid M5 HP com WLAN 192.168.2.206 "configurado em router". Ja mudei potencia de saída, frequência do canal e mesmo assim o CQC continua oscilando e muito, ja verifiquei se existe alguma coisa na frente, nao tem, distancia entre os pontos eh de 187m.

    Obs: Eu nao consigo acessar a M5 do meu computador "minha casa", gostaria do auxilio tambem para poder acessar a M5, quando estou na casa cli eu acesso ate meu modem.

    Desde ja agradeço...

  2. #2

    Padrão Re: Rede Nano5 Loco - CQC oscilando muito

    Citação Postado originalmente por tchagas Ver Post
    Boa noite! Caso esteja fora dos requisitos ou no lugar errado para este post, desculpe-me. Minha rede eh o seguinte, tenho o modem ADSL com ip 192.168.1.1, roteador Tp-Link 192.168.2.1, Nano Loco 192.168.2.201 "Configurado em bridge", Airgrid M5 HP com WLAN 192.168.2.206 "configurado em router". Ja mudei potencia de saída, frequência do canal e mesmo assim o CQC continua oscilando e muito, ja verifiquei se existe alguma coisa na frente, nao tem, distancia entre os pontos eh de 187m.

    Obs: Eu nao consigo acessar a M5 do meu computador "minha casa", gostaria do auxilio tambem para poder acessar a M5, quando estou na casa cli eu acesso ate meu modem.

    Desde ja agradeço...
    Prints das abas de status e config dos rádios são necessários para análise.

  3. #3

    Padrão

    Boa tarde! Segue imagens em anexos para analise.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Nano.jpg
Visualizações:	111
Tamanho: 	485,5 KB
ID:      	69399   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AigridM5.jpg
Visualizações:	77
Tamanho: 	513,4 KB
ID:      	69400  


  4. #4

    Padrão Re: Rede Nano5 Loco - CQC oscilando muito

    Citação Postado originalmente por tchagas Ver Post
    Boa tarde! Segue imagens em anexos para analise.
    Pela distancia que era pro sinal ser na faixa de -55 e não o que esta dando ai. Verifica se esta bem alinhado. Vc não acessa a sua nano porque esta em ponte e se tiver um dhcp na frente como é o caso da grid ai não acessa de geito nenhum, pra vc ter total acesso aos radios a grid tem de estar também em modo ponte. Outra dica, No nanoNo Ap ( nanostation) vc vai escolher a opção ap wds em vez de access point ( acho que é isso não lembro mais) na aba WIRELESS. No lado da grid vc marca a caixa WDS abaixo de estação, tambem na aba wirelless e em modulo de taxa de transmição vc escolhe opção ALTERNATIVA. Feito isso e se o alinhamento esta perfeito e mesmo assim continuar ruim, pode começar a trocar os rádios, por que algum deve ter defeito.

  5. #5

    Padrão Re: Rede Nano5 Loco - CQC oscilando muito

    Boa noite! Vou colocar Acess Point WDS ou Station WDS?

  6. #6

    Padrão Re: Rede Nano5 Loco - CQC oscilando muito

    Citação Postado originalmente por tchagas Ver Post
    Boa noite! Vou colocar Acess Point WDS ou Station WDS?
    Eu não lembro bem, faz muito tempo que mexi nesses radios. Mais na função ap acho que só vai ter uma função WDs. vc escolhe ela.

  7. #7

    Padrão Re: Rede Nano5 Loco - CQC oscilando muito

    Acho que todo o seu problema deve ser alinhamento. ficar uma antena apontada uma pra outra não quer dizer que esteja alinhada, por que a 200 metros com com a potencia que esta esse ap e a grid era pra esse sinal esta estalando em -55 ou maior, -65 como esta na grid é pra dar com uma distancia de quilómetros. Tentou alinha a grid olhando pelo computador o nivel de sinal? se fez assim, acho que algum desses rádios esta sem potencia. Se for isso já era, pode identificar o rádio defeituoso e trocar.

  8. #8

    Padrão Re: Rede Nano5 Loco - CQC oscilando muito

    Existem algumas coisas que podem dar indícios de problemas:
    O sinal está em -65dBm na Airgrid, quando deveria estar em torno de -50dBm.
    Isso é indicativo de problema de alinhamento. Provavelmente em downtilt, já que em pouca distância o fator azimute é baixo. Verifique se o Nano não está no nível. Ela deve estar para cima ou para baixo, apontando para Airgrid (assim como a Airgrid do mesmo modo).
    Outra coisa é o Nano está operando o wireless em modo A. Prefira o modo N.
    O noise floor não está horrível. Está em -92dBm. Tente localizar um canal com um noise menor, na faixa de -100dBm. (Se localizar um pequeno na faixa de -105dBm seria incrível). Não deixe o canal em automático.
    Desative o EIRP control (Limite EIRP calculado) nos dois rádios. Para habilitar essa função na aba wireless, seu correspondente EIRP deve estar ativo na aba Advanced.

    Ajuste o alinhamento downtilt, efetue esses ajustes e verifique se o sinal sobe desses -65dBm para um valor maior, na casa dos -50dBm.

  9. #9

    Padrão Re: Rede Nano5 Loco - CQC oscilando muito

    Citação Postado originalmente por edvandonet Ver Post
    Acho que todo o seu problema deve ser alinhamento. ficar uma antena apontada uma pra outra não quer dizer que esteja alinhada, por que a 200 metros com com a potencia que esta esse ap e a grid era pra esse sinal esta estalando em -55 ou maior, -65 como esta na grid é pra dar com uma distancia de quilómetros. Tentou alinha a grid olhando pelo computador o nivel de sinal? se fez assim, acho que algum desses rádios esta sem potencia. Se for isso já era, pode identificar o rádio defeituoso e trocar.
    Sim, foi feito o alinhamento olhando o nivel de sinal pelo computador. Em janeiro essa grid travou e nao tinha acesso a ela de jeito algum, tiver que fazer um resete nela e configurar novamente.

  10. #10

    Padrão Re: Rede Nano5 Loco - CQC oscilando muito

    Citação Postado originalmente por tchagas Ver Post
    Sim, foi feito o alinhamento olhando o nivel de sinal pelo computador. Em janeiro essa grid travou e nao tinha acesso a ela de jeito algum, tiver que fazer um resete nela e configurar novamente.
    Vou te dar uma dica pra vc saber se essa grid esta sem potencia. vc faz uma busca de sinal na região, se ela encontrar outros sinais que vc sabe que esta longe, blz ela vai esta legal mais se vc não encontrar sinal distante que deveria ter achado então já era.( essa dica so serve se vc conhecer algum sinal distante pra se orientar, tipo algum sinal de provedor a radio) a dica do colega sphreak de setar manualmente o canal é valida mais a de ativar Limite EIRP calculado não vai ajudar muito porque esses rádios já estão muito próximos e com potencia elevada tendo vista a distancia.

  11. #11

    Padrão Re: Rede Nano5 Loco - CQC oscilando muito

    Desativei o EIRP e, nao consegui mudar o modo A para N, o Nano esta com um nível elevado para a Airgrid, fazendo scan na airgrid consegui localizar inúmeras redes de provedores, rede com mais de 500m. Para tentar localizar um canal com noise menor e' ir em Ferramentas >> Site Survey?

  12. #12

    Padrão Re: Rede Nano5 Loco - CQC oscilando muito

    Citação Postado originalmente por tchagas Ver Post
    Desativei o EIRP e, nao consegui mudar o modo A para N, o Nano esta com um nível elevado para a Airgrid, fazendo scan na airgrid consegui localizar inúmeras redes de provedores, rede com mais de 500m. Para tentar localizar um canal com noise menor e' ir em Ferramentas >> Site Survey?
    nanostation 5 só tem A. Só possui N equipamentos da linha M5. Vc ativando o EIRP vai possibilitar a vc poder aumentar a potencia do radio alem do permitido

  13. #13

    Padrão Re: Rede Nano5 Loco - CQC oscilando muito

    Citação Postado originalmente por tchagas Ver Post
    Boa tarde! Segue imagens em anexos para analise.
    Suas configuraçoes a maioria estão correta só a argrid que vc ta com a potencia muito baixa aumentar vai possibilitar um sinal melhor o ccq ta pessimo 69 verifica alinhamento troca de canal, sua argrid é xm essa e mais dificil de ter problema com chip de potencia mais pode ocorrer, melhor vc deixar a argrid como ap ativar o wds e o nano como station wds a argid vai possibilitar o uso do airmax no nanoloco. Melhor vc arrumar outra argrid ou equipamento da serie m5 para colocar no lugar desse nanoloco 5 pois da uma diferença enorme de desedempenho.

  14. #14

    Padrão Re: Rede Nano5 Loco - CQC oscilando muito

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Suas configuraçoes a maioria estão correta só a argrid que vc ta com a potencia muito baixa aumentar vai possibilitar um sinal melhor o ccq ta pessimo 69 verifica alinhamento troca de canal, sua argrid é xm essa e mais dificil de ter problema com chip de potencia mais pode ocorrer, melhor vc deixar a argrid como ap ativar o wds e o nano como station wds a argid vai possibilitar o uso do airmax no nanoloco. Melhor vc arrumar outra argrid ou equipamento da serie m5 para colocar no lugar desse nanoloco 5 pois da uma diferença enorme de desedempenho.
    Colocar o nano como estacao nao teria alguma problema, eh o mesmo que envia o sinal para airgrid.

  15. #15

    Padrão Re: Rede Nano5 Loco - CQC oscilando muito

    Citação Postado originalmente por tchagas Ver Post
    Colocar o nano como estacao nao teria alguma problema, eh o mesmo que envia o sinal para airgrid.
    Nenhum problema e ate melhor pois ela e um ap mais robusto que o nanoloco5

  16. #16
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Rede Nano5 Loco - CQC oscilando muito

    Na nano vá em Advanced e mude a configuração da antena para modo Vertical, na airgrid rote o arview e selecione o melhor canal, com menos interferência.

    Se o sinal não melhorar, possivelmente sua airgrid estar com a potência queimada, vai funcionar em média apenas 40% de sinal, pode-se colocar a airgrid no país Compiliance test e aumentar a potência para 20dbm, se não resolver, recomendo trocar sua airgrid.

  17. #17

    Padrão

    Boa noite! Coloquei Airgrid como AP WDS e Nano Station WDS, nao conectou. Deixei como estava mas habilitando o WDS em ambos, segue o anexo de algumas alteracoes feita após as instrucoes. Fiquei acompanhando por uns 5 minutos e, CQC nao baixou menos que 88%, continua oscilando mas nao como antes. Nao pude fazer o teste do airview, fala que vai descontar de todas as redes sem fio.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NewConfig.png
Visualizações:	58
Tamanho: 	129,1 KB
ID:      	69410  

  18. #18

    Padrão Re: Rede Nano5 Loco - CQC oscilando muito

    Citação Postado originalmente por tchagas Ver Post
    Boa noite! Coloquei Airgrid como AP WDS e Nano Station WDS, nao conectou. Deixei como estava mas habilitando o WDS em ambos, segue o anexo de algumas alteracoes feita após as instrucoes. Fiquei acompanhando por uns 5 minutos e, CQC nao baixou menos que 88%, continua oscilando mas nao como antes. Nao pude fazer o teste do airview, fala que vai descontar de todas as redes sem fio.
    Se nao conectou na argrid experimenta desabilitar o airmax na primeira aba mais melhorou o sinal.

  19. #19

    Padrão Re: Rede Nano5 Loco - CQC oscilando muito

    Sempre que usa um radio siso conectado a um radio mimo vai ter perca do ccq, mesmo que inverter ap ou station sempre vai ter uma queda considerável, se for dos nano antigo eles tem a opção de usar em V ou H, isso muda muito o sinal também

  20. #20

    Padrão Re: Rede Nano5 Loco - CQC oscilando muito

    Citação Postado originalmente por luti1901 Ver Post
    Sempre que usa um radio siso conectado a um radio mimo vai ter perca do ccq, mesmo que inverter ap ou station sempre vai ter uma queda considerável, se for dos nano antigo eles tem a opção de usar em V ou H, isso muda muito o sinal também
    Entao... tenho mais de 2 anos usando esse equipamento e começou a poucos dias esse problema. Assim que coloquei os equipamentos, CQC sempre na faixa de 98%~99%