+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão litebeam m5 e compartilhamento de rede

    Olá pessoal, gostaria de saber se é possível compartilhar através da antena litebeam m5 uma rede wifi com meu vizinho.
    Contratei recentemente um plano de internet que usa uma litebeam m5 para conectar a torre do servidor, gostaria de saber se nessa mesma antena posso habilitar uma rede wireless.. para que meu vizinho que mora poucos metros possa conectar com uma antena que ele tem (http://www.intelbras.com.br/empresar.../wom-5000-mimo) e assim usarmos a mesma rede, resumidamente minha intenção é saber se nessa antena é possivel habilitar os modos stação e ponto de acesso juntos. Forte abraço.

  2. #2

    Padrão Re: litebeam m5 e compartilhamento de rede

    Não tem como operar em mais de um modo.

    Como repetição algumas CPE's operam, mas aí a mesma etapa de RF tem que receber e reenviar cada pacote, de cada o throughput cai pra menos da metade e o ping geral dobra, mas a sensação de conexão lerda é enorme. Fora que só CPE meio vagabunda tem essas features, o desempenho já é ruim até sem repetição.

    Terá que colocar outra CPE como ponto de acesso pra essa estação na vizinhança conectar.

  3. #3

    Padrão Re: litebeam m5 e compartilhamento de rede

    Entendi... é que já usei rádios em frequencia 2,4 ghz e nesses havia a opção de operar em dois modos..
    Existe a possibilidade de fazer esse compartilhamento via cabo adsl conectando dois modens? é que o vizinho mora ao lado..

  4. #4

    Padrão Re: litebeam m5 e compartilhamento de rede

    CPE 2,4GHz em modo repetição gera a mesma rede lixo que 5GHz geraria. Pessoal topava essa gambiarra porque eram tempos de conexões de menos de 1Mbps, e onde ping extra de 50-100ms não incomodavam. Hoje com digamos streaming de netflix da vida isso gera uma rede bem lixo. Possibilidade existe, mas vira uma conexão bem bosta pra

    Modem ADSL só conecta em DSLAM, não tem nenhuma barata.

    Se é a casa do lado, tem opção de passar um cabo elétrico, digamos um cabo PP de 0,5mm, liga na tomada e em cada lado coloca um adaptador PLC. Um par custa digamos: https://produto.mercadolivre.com.br/..._JM?quantity=1 Cabo PP desse que aguenta anos e anos de sol custa R$ 1 por metro. Pode usar fio duplo branco comum mas pra deixar no sol teria que colocar em conduíte ou mangueira).

    Ou se já tem uma CPE 5GHz, simplesmente compra outra e faz um miniPTP. Wom5000: https://produto.mercadolivre.com.br/..._JM?quantity=1

    Ou simplesmente passa um cabo de rede. Ethernet permite uns 90-95m de cabo (Oficialmente 100m, mas com cabo barato não dá isso nunca), não precisa ir do roteador da sala de um até a sala de outro, bota um switch num canto da casa (Caixa hermética plástica custa R$ 20), pode colocar um switch a cada 90 metros e ter conexão muito longa. Cabo de rede barato é isso aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/..._JM?quantity=1 (Isso não é feito pra sol. Bota dentro de mangueira ou conduíte onde pegaria sol. Idem pro caso de enterrar, 50m de conduíte fino deve ficar uns R$ 25-30. Mangueira preta de 1/2" talvez R$ 35 e dura uns anos a mais).

    Se tiver roteador dualband pode colocar antena externa 5GHz, ligada por cabo RGC58 até o roteador dentro de casa, aí conecta a CPE no roteador, mas antena desse tipo costuma ser mais cara, fácil gastar R$ 100 nisso, e nem todo roteador dualband tem conector SMA pra etapa de 5GHz (São os roteadores de R$ 300 ou mais).

    Tem um monte de opções, com resultado MUITO melhor que o lixo que é CPE operando como repetidora (Acho que são coisa tipo Oiwtech que tem esse modo hoje, mas tem que ver se o provedor não usa protocolo proprietário da Ubiquiti), depende de quanto quer gastar, passar cabo ethernet é barato se não vizinhos mesmo, se for 2 casas a diante mais fácil comprar outra CPE 5GHz e fazer um mini-PTP.

    (PLC/Powerline pela rede elétrica da rua funciona DESDE QUE ambas as casas usem a mesma fiação (Em sistema trifásico precisam usar as mesmas 2 fases, ou fazer um aterramento nos 2 e usar entre esse aterramento como neutro, e uma fase em comum), e desde que não tem muito ruído por perto, eu só testaria se não tivesse transformador perto, nem rede de alta tensão passando acima da de baixa tensão no poste (Poste em T tem 2 redes, de alta em cima com os 3 fios da horizontal, de baixa em baixo com os 3 fios na vertical), mas pagar R$ 290 pela POSSIBILIDADE de funcionamento acho arriscado, uma CPE 5GHz pra um mini-PTP é mais certeza se tiver umas casas no caminho)

  5. #5

    Padrão Re: litebeam m5 e compartilhamento de rede

    Acho que a distância entre nossas casas é de no maximo uns 30 metros.. Então farei como sugerido. Passarei o cabo, nesse caso como não ultrapassa os 100 metros ainda precisarei desse switch? Se sim pode me mandar algum link? nao sei o que é...
    Existe a possibilidade de ligarmos via cabo os nossos roteadores? O meu é um d-link e o dele um cisco... são modelos antigos..

  6. #6

    Padrão Re: litebeam m5 e compartilhamento de rede

    30m em linha reta vai dar quando muito 50m de cabo de rede, é só ligar uma lan do seu roteador na wan do roteador dele (Pra separar as redes). É tranquilo, nessa distância nem faz sentido usar repetição ou mini-PTP, um cabo é bem mais estável e barato.

    Se seu vizinho só tem modem, as vezes dá pra colocar em modo de ponte/bridge pro wifi dele se comunicar com a lan, mas em vários modens (Modem e roteador wifi são coisas diferentes) wifi só conecta na conexão do modem, não na lan.

    Mas roteador wifi custa R$ 70-80, por exemplo: https://www.submarino.com.br/produto...wr720n-tp-link Isso CASO esse Cisco seja um modem e a conexão wifi não faça ponte com a lan, afinal a internet "entrará" nele pela lan. Essa parte de ver se o modem funciona como bridge é com você, pluga no seu roteador atual, configura um SSID nele, desativa DHCP (Pra pegar IP na faixa do seu roteador), conecta no SSID e tenta navegar. Passar modelo não adianta, tem milhares de modelos sendo lançados todo ano, meio difícil alguém já ter testado isso em milhares de modelos, mais fácil testar logo.