+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Limitar portas ether - MIKROTIK

    Olá pessoal, estou com uma grande dúvida e até agora não encontrei ninguém que consiga me dar um caminho correto.
    Vamos lá.
    Tenho uma RB 750 GL na versão de firmeware 6.43.8 e WINBOX na versão 3.18. Recebo um link principal na ETHER1, até ai beleza. Na ETHER2 preciso que saia apenas X MB de velocidade e na ETHER3 também preciso que saia somente X MB de velocidade.
    Há mas porque isso?
    Divido a RB com um colega, ele possui a rede cabeada dele na ETHER2 e eu estou na ETHER3, então preciso que saia somente o contratado dele na ETHER2 e o meu na EHTER3.
    Alguém poderia me passar um tutorial, ou algum vídeo na rede que explique bem o passo a passo?
    Quem puder me ajudar agradeço imensamente.

  2. #2

    Padrão Re: Limitar portas ether - MIKROTIK

    Faz uma Queue para cada Ether!!!
    Segue link!!!
    Última edição por lucenajj; 23-04-2019 às 01:02. Razão: Esqueci o link do video!

  3. #3

    Padrão Re: Limitar portas ether - MIKROTIK

    Amigo você terá que limitar a velocidade do IP usado ou da faixa de IPs usados na Ether2, no caso.
    Basta fazer uma Queue(Menu da Esquerda no Winbox > Queue > Simple Queue) com o IP específico ou com a faixa de IPs que é usada na Ether2.

  4. #4

    Padrão Re: Limitar portas ether - MIKROTIK

    Olá meu nobre.
    Desde já agradeço por sua ajuda!
    Tenho outra pequena dúvida, esqueci de falar no post, mas vamos lá. Esta RB também está gerenciando os PPPOE dos clientes em ambas as portas.
    há algum problema fazendo a configuração que você citou?

  5. #5

    Padrão Re: Limitar portas ether - MIKROTIK

    Só criar a queue com o target sendo a interface

  6. #6

    Padrão Re: Limitar portas ether - MIKROTIK

    Teve uma versão bugadissima da RouterOS que tinha a limitação na porta ether, travava tudo.
    Faz queue mesmo

  7. #7

    Padrão Re: Limitar portas ether - MIKROTIK

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WINBOX PRINT.jpg
Visualizações:	746
Tamanho: 	66,2 KB
ID:      	69558
    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Só criar a queue com o target sendo a interface
    Acabei de fazer, mas não surtiu efeito, criei ela na target da interface que preciso deixei um limite de 10M D e 10M U. Ainda passando todo o link.
    Última edição por bignet; 23-04-2019 às 08:31. Razão: PRINT

  8. #8

    Padrão Re: Limitar portas ether - MIKROTIK

    Citação Postado originalmente por bignet Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WINBOX PRINT.jpg
Visualizações:	746
Tamanho: 	66,2 KB
ID:      	69558

    Acabei de fazer, mas não surtiu efeito, criei ela na target da interface que preciso deixei um limite de 10M D e 10M U. Ainda passando todo o link.
    A target esta errada, coloca a porta eth que o cliente sai por ela

  9. #9

    Padrão Re: Limitar portas ether - MIKROTIK

    Citação Postado originalmente por Nielsen Ver Post
    A target esta errada, coloca a porta eth que o cliente sai por ela
    É exatamente por onde os clientes saem, São vários clientes em PPPOE que passam por 2 portas, esta da imagem é somente uma porta, que preciso limitar a 10MB.

  10. #10

    Padrão Re: Limitar portas ether - MIKROTIK

    Citação Postado originalmente por bignet Ver Post
    É exatamente por onde os clientes saem, São vários clientes em PPPOE que passam por 2 portas, esta da imagem é somente uma porta, que preciso limitar a 10MB.
    Mas aí eles estão em outra interface. Se você quer limitar um total de interfaces pppoe, coloca as queues deles debaixo de outra parent e limita essa parent

  11. #11

    Padrão Re: Limitar portas ether - MIKROTIK

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Mas aí eles estão em outra interface. Se você quer limitar um total de interfaces pppoe, coloca as queues deles debaixo de outra parent e limita essa parent
    vish!!!
    Pois está ai um processo que não estou conseguindo fazer! Nunca vi como fazer! :-O

  12. #12

    Padrão Re: Limitar portas ether - MIKROTIK

    Só colocar qual a parent queue no profile do pppoe server