+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com roteamento

    Bom dia!Não estou conseguindo entender porque não estou conseguindo pingar para a outra rede que criei. Em anexo esta a minha topologia.
    O SW e o PC1 estão na Rede 192.168.0.0 e o meu PC2 está na rede 192.168.1.0. A Ether0 do meu RB está recebendo IP usando DHCP-Client, ou seja, está com o IP na rede 192.168.0.0. E na Ether1 no meu RB esta disparando um DHCP-Server para a rede 192.168.1.0. Logo meu PC2 esta na rede 192.168.1.0

    Eu consigo pingar do PC2 para o PC1 normalmente. Mas do PC1 para o PC2 não consigo. Alguém saberia como me ajudar, onde estou errando?

    Att, DiogSan.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.png
Visualizações:	231
Tamanho: 	23,3 KB
ID:      	69423  

  2. #2

    Padrão Re: Problema com roteamento

    Pelo que entendi a rede 1.0 não é o mikrotik quem entrega DHCP, provavelmente o gateway desse PC1 não é o Mikrotik e ai você tem 2 opções, faz um ip route manual no PC1 ou então coloca o Mikrotik como gateway no PC1.

  3. #3

    Padrão Re: Problema com roteamento

    A rede 192.168.1.0 é a ether1 do RB que entrega DHCP. A rede 192.168.0.0 é um servidor DHCP que entrega, este está conectado com o SW1.

    Certo. Irei tentar fazer o ip route manual por aqui no PC1, ou melhor, no SW1 acredito, pois ele é um swicth gerenciável. Só que, eu consigo pingar para a porta ether0 do RB, que esta recebendo ip por dhcp da rede 192.168.0.0.

    Att, DiogoSan

  4. #4

    Padrão Re: Problema com roteamento

    Pela sua topologia, são 2 redes diferentes, com 2 gateways diferentes. A menos que faça as rotas para as redes em ambos os gateways, ou coloque as 2 redes no mesmo equipamento gateway, não terá sucesso.

  5. #5

    Padrão Re: Problema com roteamento

    Firewall do SO do PC ?
    Anti vírus ?

  6. #6

    Padrão Re: Problema com roteamento

    Citação Postado originalmente por darkih Ver Post
    Pela sua topologia, são 2 redes diferentes, com 2 gateways diferentes. A menos que faça as rotas para as redes em ambos os gateways, ou coloque as 2 redes no mesmo equipamento gateway, não terá sucesso.
    Certo. Irei tentar fazer rotas para as redes em ambos os gateway. Coloquei tudo no mesmo equipamento gateway, e consegui pingar. Mas o ideal seria eu conseguir fazer a rota para ambas as redes.

  7. #7
    Avatar de Umesh
    Ingresso
    Feb 2019
    Localização
    Campinas/SP
    Posts
    77
    Posts de Blog
    12

    Padrão Re: Problema com roteamento

    olha, tem um negocio explicando:


    tente configurar uma rota de retorno

  8. #8
    Avatar de Umesh
    Ingresso
    Feb 2019
    Localização
    Campinas/SP
    Posts
    77
    Posts de Blog
    12

    Padrão Re: Problema com roteamento

    olha, tenho este exemplo de roteamento que pode te ajudar:


  9. #9

    Padrão Re: Problema com roteamento

    Beleza. Vou dar uma olhada. Obrigado.