+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Atender clientes a 17 km com kit cliente Ubiquiti LiteBeam LBE-M5-23 é possível conforme cenários?

    Sou novo no fórum e escrevo na expectativa que possam responder em caráter técnico. To começando um provedor rural. Na realidade fica numa área urbana (Distrito) porem é interior e ainda não conta com outra internet, logo tem também pouca poluição, assim compreendo. No Distrito vou atender via cabo, só que terei que usar uma torre de 11 metros pra atender 14 clientes afastados que abrange uma área de cobertura de + ou - 60º, o cliente mais perto da torre esta a 4 km e o mais longe a 17 km da torre, quero atender esses 14 clientes com planos de 1,5 mega e 2,5 mega, são velocidade baixas mas pra aplicações pequenas e num área que ainda não tem vai ajudar muito em questão de comunicação, futuramente faço upgrade dos planos, porém agora os possíveis são esses e que eu gostaria de entregar com ótima qualidade dentro claro da velocidade que compete ao plano, com estabilidade e sem perdas, gostaria de saber a opção mais viável com custo beneficio e qualidade dentre as seguintes opções: Rádios Rocket M5 + AM-5G17-90? Rádios Rocket M5 + AM-5G20-90? Ou se atender esse modelo mais em conta por ter radio incluso que é a Lite AP-AC 120º de 16 dbi? Em todos os cenários no cliente eu gostaria de usar a Ubiquiti Litebeam Lbe-m5-23 23dbi 5ghz 100+mbps e no caso de usar na torre AP-AC de 120º se a mesma me atender, futuramente quando fosse oferecer banda maior migraria o cliente pra AC também, mas por hora seria essa comum mesmo. O que alguém com experiencia com esses cenários e aparelhos ai tem a me dizer? Consigo atender esses clientes nessa distância dentre um desses cenários que passei? levando em conta sempre o custo beneficio, pra mim a mais barato seria a de 120º pra torre por ser com rádio incluso, mas se ela não atender aos requisitos pela distancia uso a que melhor se adaptar ao cenário, ou não conseguirei anteder em nenhum desse possíveis cenários ai passados? Lembrando 14 clientes, numa mesma direção praticamente (60º a area que os abrange) área rural com visada, terreno plano, mas é claro, com arvores abaixo da linha fresnel, sem poulição aguda e o 1º a 4km, o ultimo a 17km. Agradeço a atenção!

  2. #2

    Padrão Re: Atender clientes a 17 km com kit cliente Ubiquiti LiteBeam LBE-M5-23 é possível conforme cenário

    Eu tenho clientes aqui a 4KM funcionando de boa com 6MG de internet e na torre tenho AM-5G20-90 com rocket. Agora por experiência esse seu cliente ai a 17KM tem um enlaace diferenciado do tipo direcional. Vc vai usar na sua torre uma powerbeam m5 apontada para o cliente. No cliente vc pode usar as litebeam. Na frente do powerbeam vc tambem pode ligar todos os clientes que estejam no raio de cobertura do powerbeam.
    Vc pode sim usar AM-5G20-90 e litebeam em 17KM mais a qualidade não vai ser das melhores.

  3. #3

    Padrão Re: Atender clientes a 17 km com kit cliente Ubiquiti LiteBeam LBE-M5-23 é possível conforme cenário

    Sugiro olhar o datasheet das antenas, apesar de que 4km é bastante, considerando que esse é o mais perto, imagino que tenha mais clientes longe, tudo depende. Já vi relatos que funcionaram, mas tenho minhas duvidas. Quanto ao ultimo 17km, esquece não vai rolar, sugiro a mesma ideia do Edvandonet, usar uma antena do tipo PTP, e os clientes que estiverem no mesmo raio de cobertura conectar nela, da mesma forma isso pode ser usado para os mais próximos. Se eu não me engano o modelo que esta querendo usar para cliente é indicado para 2km (na teoria) mas é claro que na prática tem antenas funcionando com distâncias maiores que esta. Para distancias longas melhor opçao talvez sejam os modelos Powerbeam.

  4. #4

    Padrão Re: Atender clientes a 17 km com kit cliente Ubiquiti LiteBeam LBE-M5-23 é possível conforme cenário

    Obrigado! Pelas importantes dicas. Na comunidade estará funcionando a cabo. Porém há esses 14 distantes q ta me quebrando a cabeça. Eu ja tinha pensado na possibilidade de usar direcional tipo as: PowerBeam Pbe-M5-620 de 29 ou a de 25 ou mesmo as de 22 dbi, ou as da linha AC, tipo a PBE‑5AC‑Gen2 de 25 ou 29 dbi (PBE-5AC-500 25 km+ ou a PBE-5AC-620 30km+ a que melhor me atender ou mesmo a Airmax Antena Rd-5g30 Lw + Radio Rocket M5 e em todos cenarios nos clientes as LiteBeamM-23-dbi ou no caso de usar na torre uma AC, nos clientes usar Nanostation-Ac-Loco 5ghz 10+ Km, só que essas antenas tem com graus de abertura limitados a no máximo 45º, porém fiz o calculo aqui e os 14 clientes está numa faixa de apenas 30º, mas se aparece clientes num raio de 60º esses novos clientes não vão ter cobertura, terei que colocar duas da mesma na torre mudando um pouco a direção e ai pode dar interferencia e sinal cruzado, ou não? De qualquer forma quero atendê-los dentro do plano de cada um (1,5mg 5 pessoas e 2,5mg o restante), mas com estabilidade. Vou levar em consideração a dica dos amigos do fórum e adquiri a melhor setorial que mais se adequar a meu cenário esses numa unica direção praticamente. Bate a duvida pelo seguinte: Fazendo orçamento num site de venda especializado pra comprar exatamente as direcionais power beam de 25 dbi pra colocar em minha torre, ele indagou o desenho da rede, eu disse: atender clientes em PMPT (Ponto multi ponto) ele me contrariou, eu insistir e ele disse que realmente a finalidade de tais antenas não seriam pra colocar múltiplos clientes, que a unica que poderia colocar como painel setorial pra pendurar clientes além das realmente apropriadas (que 2º ele seria as com radio Rocket M5 ou Lite de 17 ou 20 dbi ou a AP-AC-120) A unica adaptavel apenas seria o NanoStation M5 mas não podendo ultrapassar 10 clientes, disse que as direcionais não tinha memoria flash, ram e nem procesamento suficiente pra ser AP em torre. Segundo ele as direcionais não suporta trafego de clientes simultâneos, que se eu colocasse iria ter problemas mas ele é vendedor né, poderia querer o melhor pra minha rede ou apenas vender o peixe dele, e queria me vender uns painéis caros AC com Rádio Rocket Lite, fiquei com um pé atras e resolvi vir fazer essa consulta no fórum, mas o que eu inicialmente queria colocar seria mesmo um dessas direcionais pra vários clientes, não entendi o vendedor pois no site da Ubiquiti fala dessas antenas, da powerbeam por exemplo como tendo capacidade pra usar pra atender vários pontos conectados a ela como PmPT.

  5. #5

    Padrão Re: Atender clientes a 17 km com kit cliente Ubiquiti LiteBeam LBE-M5-23 é possível conforme cenário

    Meu gerenciador é MK-Auth, acho que não terei problemas usando tudo em bridge... Gostaria de saber se posso sair com uma antena PowerBeam de 22 dbi ou de 25 dbi (M5 ou AC) direto do meu Mikrotik pra torre até no meio do caminho do que seria 17 km e num cliente a 8 ou 10 km daqui da torre central eu colocar outra PowerBeam apontada pra minha torre fazendo um PTP sem nenhum cliente conectado nela, deixando o link dedicado passando banda total para a divisão apenas por IP no cliente sendo limitado nele por meio do MK-AUTH de cá da central, onde no cliente será configurado como PPPoE para funcionar o limite de banda. Combino com um cliente para ceder internet pra ele e assim eu poder usar seu o terreno pra um mastro e a energia dele pra uma PowerBeam, duas AP-AC-120 e um Switch. O PTP eu deixaria livre sem clientes no meio do caminho e no Switch ja tiro a conexão do cliente dono da casa, no topo do mastro de 10 metros vai a PowerBeam do PTP, uns dois metros abaixo coloco duas lite beam ac 120 apontada pra direção norte e outra pra direção sul, de onde em suma está passando o sinal do PTP, essas litebeam AC-AP são para atender os clientes dali para baixo o que inclui o que ficaria distante 17 km da minha torre e que a partir desse mastro que funcionaria como um mini POP estaria apenas 9 ou 7 km, ao lado sul uns 4 clientes a partir dali a apenas 3 ou 4 km dali no maximo. Ou do lado sul como ja estaria passando o sinal do ptp com as duas power beam eu penduraria esses 4 clientes na que sai a partir da torre excluindo um Lite Beam AP 120, mas acho que deixar o PTP livre é melhor opção, o que me dizem? Obrigado!

  6. #6

    Padrão Re: Atender clientes a 17 km com kit cliente Ubiquiti LiteBeam LBE-M5-23 é possível conforme cenário