+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Boas Prática Para Gerenciamento de Rede em bridge com concentrador wireless

    Caros,

    estou buscando dicas de gerenciaramento de um provedor wireless visando segurança, desempenho e facilidade. A estrutura que quero gerenciar é a seguinte:
    1 - Mikrotik recebendo link e autenticando os clientes PPPoE.
    2 - Link sai do mikrotik para 1 switch
    3 - Da switch sai cabos para os APs (Mikrotik e Ubiquiti) e para os PtPs (Mikrotik e Ubiquiti)

    Diante deste cenário quais seriam as recomendações? Visto que não é recomendável setar IP na interface do servidor PPPoE.

    Desde já, muito obrigado a todos que contribuirem!

  2. #2

    Padrão Re: Boas Prática Para Gerenciamento de Rede em bridge com concentrador wireless

    irmão, compra uma pelo menos uma RB1100 e seja feliz. Ela faz só isso ai que vc precisa.

  3. #3

    Padrão Re: Boas Prática Para Gerenciamento de Rede em bridge com concentrador wireless

    Citação Postado originalmente por glperon Ver Post
    irmão, compra uma pelo menos uma RB1100 e seja feliz. Ela faz só isso ai que vc precisa.
    Obrigado por responder, mas a questão não seria os equipamentos a adquirir. Tenho uma ccr na borda (que também é o concentrador PPPoE). Busco dicas de configurações para manter a segurança e o gerenciamento ativo, atualmente existe um servidor pppoe na interface da ccr que manda vai para a switch. o Problema é que para me acessar os rádios que estão nessa interface é necessário ter um ip cadastrado nela que seja da mesma subrede do rádio. Mas no próprio manual da mikrotik existe a recomendação de não setar ip na mesma interface do pppoe server. Então gostaria de saber como os amigos do forum gerenciam suas redes. Criam VLAN de gerência? ou utilizam outro mecanismo.

  4. #4

    Padrão Re: Boas Prática Para Gerenciamento de Rede em bridge com concentrador wireless

    Bom, você já deu a resposta. Cria uma VLAN de gerência.

  5. #5

    Padrão Re: Boas Prática Para Gerenciamento de Rede em bridge com concentrador wireless

    Em uma rede que tive acesso recentemente, vi que o administrador dela criou um discador pppoe dentro dos aps mikrotik, desta forma ele tinha acesso ao equipamento sem necessitar configurar ip diretamente na interface do servidor pppoe. O que a comunidade tem a comentar sobre esta técnica?
    Última edição por Wando; 10-03-2019 às 21:42.