+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation BGP c/ MPLS sobre túnel VPLS

    Boa Noite,

    Estou com a seguinte situação, tenho um cliente no roteador B, e quero fechar BGP até meu roteador P, que é meu principal, no entanto, tenho dois caminhos para chegar até meu roteador principal.
    Nessa rede toda, tenho OSPF rodando, e meu objetivo é que quando parasse meu enlace AB, eu conseguisse fechar BGP dando a volta por todos esses roteadores. Gostaria de rodar MPLS sobre esse cenário e fechar BGP em cima do túnel VPLS.

    Conseguiriam me ajudar em como resolver esse problema ?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20190318_200313586.jpg
Visualizações:	76
Tamanho: 	1,87 MB
ID:      	69511

  2. #2

    Padrão Re: BGP c/ MPLS sobre túnel VPLS

    Você pode criar um túnel TE, que roda em cima do MPLS.

    Você seta o Tunel-path prumário o caminho de B-A-P e o secundário essa rota de backup.

    Todos esses seus roteadores/enlaces suportam MPLS?

  3. #3

    Padrão Re: BGP c/ MPLS sobre túnel VPLS

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Você pode criar um túnel TE, que roda em cima do MPLS.

    Você seta o Tunel-path prumário o caminho de B-A-P e o secundário essa rota de backup.

    Todos esses seus roteadores/enlaces suportam MPLS?

    No caso esqueci de mencionar que entre AB eu tenho dois enlace digitais que estão balanceados por OSPF, TE até onde eu sei ele não balanceia o tráfego né ?

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: BGP c/ MPLS sobre túnel VPLS

    sobe um bgp com multihop já que a rede já esta com ospf
    ou sobe o mpls com vpls ai com MTU fica file

  5. #5

    Padrão Re: BGP c/ MPLS sobre túnel VPLS

    Citação Postado originalmente por rafalap Ver Post
    No caso esqueci de mencionar que entre AB eu tenho dois enlace digitais que estão balanceados por OSPF, TE até onde eu sei ele não balanceia o tráfego né ?

    TE não balanceia, você precisa setar manualmente o que de tráfego para cada lado.

    Se você ativar MPLS o OSPF não vai balancear.

  6. #6

    Padrão Re: BGP c/ MPLS sobre túnel VPLS

    Já que roda OSPF aí, mais fácil, coloca a rota estática para seu roteador no router do cliente, apontando para B. Fecha o BGP multihop.

    Se cair o caminho mais curto, o OSPF muda o caminho mais curto para a rota disponível.

    Ou fecha uma VPLS entre B e P e passa seu cliente por ela mas aí vc tem de configurar o MPLS em todas as interfaces envolvidas e tomar cuidado com o MTU. Seu enlace digital está com MTU de quanto?

    No seu caso, se a rede estiver configurada corretamente, seguindo a rfc6598, pode fechar o multihop de boa.