+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link de 100 MB Full dedicado atende até quantos usuários?

    Eu tendo um link dedicado FULL de 100 mb e uma interna para meus clientes EPON 100% em fibra óptica posso ter quantos clientes de 10 mb? E quantos de 5 mb?

  2. #2

    Padrão Re: Link de 100 MB Full dedicado atende até quantos usuários?

    Depende! A melhor maneira é ir colocando clientes e observando, mas eu não colocaria mais de 50 clientes de 10 mega não. 50 clientes de 10 mega são 500 mega vendidos pra 100 mega disponíveis. Pra alguns perfis de cliente, dá pra vender mais, pra outros menos. Se seus clientes são alta renda por exemplo, bairro rico, o hábito de uso é um, se for baixa renda, o hábito é outro completamente diferente. O publico de renda mais baixa tende a compartilhar mais a conexão com vizinhos, tende a ficar mais em casa e usam muito a conexão, só um exemplo de "perfil" de consumo. Tem lugar que 100 mega vc não consegue vender nem 30 pontos de 10 mega que já satura!

  3. #3

    Padrão Re: Link de 100 MB Full dedicado atende até quantos usuários?


  4. #4

    Padrão Re: Link de 100 MB Full dedicado atende até quantos usuários?

    Tava vendo sobre HTB e me surgiu uma dúvida, se eu quero garantir 50% pra todos clientes, já que no nosso caso não temos diferenciação de cliente empresarial ou residencial como no exemplo do vídeo tutorial, nem hoje em dia acho que valha a pena garantir tantos mega pra esse ou aquele conteúdo na Internet (no máximo pra VOIP), mas enfim, apenas tendo um controle padrão via simple queue não daria um controle ao menos igualitário entre todos clientes? Vamos dizer que o link esteja saturado, há chance de um cliente "roubar" mais banda do que pra outro? Como fazer pra que todos tenha uma divisão igualitária caso o link esteja saturado? As própria queue types, no caso por exemplo default-small, usada na simple queue, se colocar em SQF, automaticamente já não teria uma divisão igualitárias entre todos?

  5. #5

    Padrão Re: Link de 100 MB Full dedicado atende até quantos usuários?

    vc sabe de qos no mikrotik ?
    aí vai um video de bandeja:

  6. #6

    Padrão Re: Link de 100 MB Full dedicado atende até quantos usuários?

    estuda aí carinha !
    que sai caro no provedor é o link.

  7. #7

    Padrão Re: Link de 100 MB Full dedicado atende até quantos usuários?

    Já conhecia esse script de QOS, já até testei um colocado aqui no forum, mas tive alguns problemas e tirei. Eu tava tentando entender o HTB apenas... Sim, claro, o que sai caro é link, e muito!

  8. #8

    Padrão Re: Link de 100 MB Full dedicado atende até quantos usuários?

    carinha comigo funciona certinho !
    e ainda rodando com busrt time.

  9. #9

    Padrão Re: Link de 100 MB Full dedicado atende até quantos usuários?

    Nem sempre o mais caro e o link. Hoje em dia equipamentos de qualidade, fibras e a comunicado podem ser a mais cara. Já era o tempo em que pagamos 4kb por um link de 2mbits. A BRT e Embratel faturou muito em cima de nós!

  10. #10

    Padrão Re: Link de 100 MB Full dedicado atende até quantos usuários?

    Citação Postado originalmente por csjuniormga Ver Post
    Nem sempre o mais caro e o link. Hoje em dia equipamentos de qualidade, fibras e a comunicado podem ser a mais cara. Já era o tempo em que pagamos 4kb por um link de 2mbits. A BRT e Embratel faturou muito em cima de nós!
    Concordo amigo, o "backbone" do provedor e o "core" em sim é muito mais caro. Isso é, a depender da disponibilidade e qualidade que o provedor quer oferecer, pois não adianta ter "dupla abordagem na mesma fibra" por exemplo e falar que a rede é ótima.

  11. #11

    Padrão Re: Link de 100 MB Full dedicado atende até quantos usuários?

    Cara, vai depender do consumo dos seus clientes. na pratica nunca esta 100% dos clientes usando ao mesmo tempo.
    Por experiencia propria, é possivel atender 100 Assinantes de 10MB. e até 200 assiantes 4MB.

    Ex: Tive um problema na minha rede, meu link principal paru fiquei 2 dias pendurando em 1 link vivo fibra de 100MB, reduzi todos os assinantes para 4MB.
    Foi tranquilo, deu pra passar o perrengue até consertar o link principal.

    Com a sua infra estrutura de 100%fibra FTTH não compença vc trabalhar com esses planos de 10MB e 4MB. tem condições de oferecer banda larga de verdade, 35mb pra cima. almenta seu tiqueti.

    Ex, 100MB da pra vc vender planos de 100MB para até 20 assiantes
    ou 35MB 50 assiantes. vai colocando e vendo até onde seu link aguenta.