+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MK AC ou UBNT AC

    Pessoal qual passa mais banda para quem já testou A linha Ac da Mikrotik ou a linha AC da UBNT?

  2. #2

    Padrão Re: MK AC ou UBNT AC

    também me interesso por esse assunto !

  3. #3

    Padrão Re: MK AC ou UBNT AC

    MK , não só mais estabilidade, mas queima menos porta lan, potencia de saída etc, software mais bem acabado, mais ágil e rápido.

  4. #4

    Padrão Re: MK AC ou UBNT AC

    Infelizmente a linha AC da MikroTik está parada no tempo, e até fez uma regressão comparado à linha N, por não ter Spectral Scan, ou seja, tem que sair chutando canal para sair da interferência. Não tem como usar um equipamento que não te dá uma função básica para definir o canal sem ficar derrubando seus clientes e degradando sua conexão por longos minutos ou horas de teste de canais. Em contrapartida, a linha AC da Ubiquiti tem um segundo rádio só para o AirView, para fazer a análise de espectro sem nem desconectar os rádios dos clientes.

    Mesmo ignorando essa questão, a Ubiquiti está muito além no desenvolvimento de seus equipamentos e protocolos wireless. Ela tem filtros dinâmicos (AirPrism), chip dedicado para o agendador TDMA do AirMax, chipset próprio (Invictus), e um protocolo bem mais estável, coisas que a MikroTik nem sonha ainda.

    Na geração dos equipamentos N, MikroTik seria a escolha sem nem pensar, mas, apesar de ainda ser mais configurável e ter um hardware de histórico de mais durabilidade, não vale a pena jogar dinheiro fora com ela se quer trabalhar com AC. O que salva e dá esperança à MikroTik na área wireless atualmente são apenas seus equipamentos de 60GHz, mas até a Ubiquiti já está trabalhando em soluções nessa frequência, com equipamentos já em teste beta.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Infelizmente a linha AC da MikroTik está parada no tempo, e até fez uma regressão comparado à linha N, por não ter Spectral Scan, ou seja, tem que sair chutando canal para sair da interferência. Não tem como usar um equipamento que não te dá uma função básica para definir o canal sem ficar derrubando seus clientes e degradando sua conexão por longos minutos ou horas de teste de canais. Em contrapartida, a linha AC da Ubiquiti tem um segundo rádio só para o AirView, para fazer a análise de espectro sem nem desconectar os rádios dos clientes.

    Mesmo ignorando essa questão, a Ubiquiti está muito além no desenvolvimento de seus equipamentos e protocolos wireless. Ela tem filtros dinâmicos (AirPrism), chip dedicado para o agendador TDMA do AirMax, chipset próprio (Invictus), e um protocolo bem mais estável, coisas que a MikroTik nem sonha ainda.

    Na geração dos equipamentos N, MikroTik seria a escolha sem nem pensar, mas, apesar de ainda ser mais configurável e ter um hardware de histórico de mais durabilidade, não vale a pena jogar dinheiro fora com ela se quer trabalhar com AC. O que salva e dá esperança à MikroTik na área wireless atualmente são apenas seus equipamentos de 60GHz, mas até a Ubiquiti já está trabalhando em soluções nessa frequência, com equipamentos já em teste beta.
    Eu só uso ubnt em celulas ptmp e confesso que e mais por que o mercado me obriga pois a uma enxudada de equipamento ubnt, mais mais em ponto a ponto só mikrotik, se vc souber trabalhar com o ac reguladinho é top, e acho muito melhor que ubnt, tenho mais gerencia. Agora achar canal e facil com o frequenc usage da mikrotik o melhor na minha opniao. Dica coloca uma omni 5.8 com groove no meio das celulas e acima e faz um scan com frequenc usage acha o canal que melhor te conven e depois desliga o wifi do groove,otimo melhor que tem.

    print cartao 3 chainClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste1.png
Visualizações:	368
Tamanho: 	199,9 KB
ID:      	69550

  6. #6

    Padrão Re: MK AC ou UBNT AC

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Infelizmente a linha AC da MikroTik está parada no tempo, e até fez uma regressão comparado à linha N, por não ter Spectral Scan, ou seja, tem que sair chutando canal para sair da interferência. Não tem como usar um equipamento que não te dá uma função básica para definir o canal sem ficar derrubando seus clientes e degradando sua conexão por longos minutos ou horas de teste de canais. Em contrapartida, a linha AC da Ubiquiti tem um segundo rádio só para o AirView, para fazer a análise de espectro sem nem desconectar os rádios dos clientes.

    Mesmo ignorando essa questão, a Ubiquiti está muito além no desenvolvimento de seus equipamentos e protocolos wireless. Ela tem filtros dinâmicos (AirPrism), chip dedicado para o agendador TDMA do AirMax, chipset próprio (Invictus), e um protocolo bem mais estável, coisas que a MikroTik nem sonha ainda.

    Na geração dos equipamentos N, MikroTik seria a escolha sem nem pensar, mas, apesar de ainda ser mais configurável e ter um hardware de histórico de mais durabilidade, não vale a pena jogar dinheiro fora com ela se quer trabalhar com AC. O que salva e dá esperança à MikroTik na área wireless atualmente são apenas seus equipamentos de 60GHz, mas até a Ubiquiti já está trabalhando em soluções nessa frequência, com equipamentos já em teste beta.
    vc sabe oque é q.o.s.. vc sabe oque é htb... vc sabe oque é burst time...vc sabe oque é servidor pppoe vc sabe que é hotspot etc...
    tem mais um monte de coisas que ubnt não tem..
    tenho provedor desde 2005.utilizo os 2 aqui.(não desmereço nem uma delas)
    sou grato ás duas...

  7. #7

    Padrão Re: MK AC ou UBNT AC

    Citação Postado originalmente por wondernetwork Ver Post
    vc sabe oque é q.o.s.. vc sabe oque é htb... vc sabe oque é burst time...vc sabe oque é servidor pppoe vc sabe que é hotspot etc...
    tem mais um monte de coisas que ubnt não tem..
    tenho provedor desde 2005.utilizo os 2 aqui.(não desmereço nem uma delas)
    sou grato ás duas...
    O assunto do tópico é wireless, não tem nada a ver com tudo isso que você listou.

    Se você escolhe MikroTik nos seus pontos de acesso e CPEs só porque dá para economizar em uma RB separada no POP para fazer as funções de autenticação e controle de banda, boa sorte em ter tudo isso mas ter uma rede wireless ultrapassada.

    Em momento algum falei contra usar equipamentos da MikroTik para as funções de controle de banda, autenticação, etc.

  8. #8

    Padrão Re: MK AC ou UBNT AC

    A Ubiquiti está muito a frente no tempo na parte de "ultima milha" que a Mikrotik. Pra fibra tem uma OLT e ONUs TOP, a Mikrotik não tem nada nesse ponto. Rádios pra torre a Ubiquiti tá muito na frente, seu protocolo TDMA funciona muito melhor que o NV2, que recentemente teve uma melhoria, mas parece que piorou denovo em versões mais recentes do routeros. Uso aqui só Mikrotik atualmente e poucos pontos ainda com Ubiquiti, mas hoje depois da evolução da UBNT, me arrependo em não ter permanecido com a marca, que hoje tá muito melhor. Filtro de ruido ativo, sincronia GPS, radio dedicado pra analise espectral, AC... O NV2 tem um problema em ptmp de escalabilidade que depois de pouco mais de 20 clientes no setor, começar a perder desempenho, desde poucos clientes tem um jitter elevado em ptmp. Disseram que corrigiram o problema de perda de desempenho lá pela versão 6.42.3, mas nas atuais percebi que parece q voltaram atrás, tinham falado lá no forum deles que agora um cliente ruim não afetaria mais todo setor, mas só percebo isso na 6.42.3 até .6, da 6.43 pra cima mexeram em algo novamente q piorou...

  9. #9

    Padrão Re: MK AC ou UBNT AC

    Eu uso os dois tanto mikrotik ubnt em ptmp mais não misturo marca entao tem os dois na torre e são excelente creio que a mikrotik
    estão se empenhando mais na parte de routerboard a cabo que ultimamente anda sendo seu carro chefe. Eu uso alguns ponto a ponto em ac da mikrotik e bem regulado e não tenho do que reclamar. Ultimamente quem anda ganhando muito espaço em ptp é a mimosa pelo custo beneficio.

    A mikrotik anda se consolidando tambem em soluçoes 4g e 60 ghz o ideal é saber usar o potencial de todos encaixando cada um na sua area de melhor desempenho.