+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cabo Lan Expert Hercules 2.0 - Duvida

    Pessoal quero trocar uma idéia sobre esse cabo, minha duvida é na questão se ele suporta raios. Tenho um swtich que distribui internet para vizinhos mas sempre que da raio queima tudo, roteadores, receptores, Switch, tudo que esta interligado no cabo de rede queima. Estou usando cabo lan normal sem proteção nenhuma, então gostaria de saber se esse cabo aguenta mais ou é mesma coisa? Desde agradeço aos companheiros que estiverem trocando experiencias. Valeu.

  2. #2

    Padrão Re: Cabo Lan Expert Hercules 2.0 - Duvida

    Quem não aguenta raio é equipamento tipo roteador ou switch, os cabos aguentam tranquilo.

    O jeito de minimizar indução de alta tensão quando cai raio perto é usar cabo blindado, E/OU aterrar a blindagem.

    A malha ao redor ajuda, mas quem resolve de fato é aterramento.

    Só pra um roteador uma mísera haste enterrada em solo úmido (Nada de colocar debaixo de concreto, coloque fincada no gramado, enterre numa valeta, o fio pode ficar enterrado, 1 palmo de terra e ninguém nota, nem atrapalha cortador de grama ou quem é biruta de caminhar descalço em grama).

    Aterra o negativo dos equipamentos pra testar, uma mísera haste de 2m em solo úmido é suficiente pra muita coisa, mas ideal mesmo é malha ao redor do cabo E aterramento.

    Mas também pode usar protetor de surto aterrado: https://produto.mercadolivre.com.br/...-ethernet-_JM? Aterra esse fio verde em cada lado do cabo longo (A alta tensão é induzida pelo comprimento do cabo, cabinho de 2m não induz nada de mais, quanto maior o cabo maior a tensão induzida, igualzinho rádio de galena (Rádio sem pilhas), com uma antena bem longa, que é basicamente só um fio esticado, há energia induzida suficiente pra ter áudio e o rádio funciona sem pilhas).

    (Protetores de surto sem aterramento protegem muito pouco, é o mesmo que só usar cabo com malha, e olha, a diferença de preço é muito pequena, R$ 4 em cada, no par é R$ 8: https://produto.mercadolivre.com.br/...-101001000-_JM As hastes pra 2 aterramentos vão sair uns R$ 50, deve ter por R$ 25 cada, acho que 1/2" de uns 2m, eu na verdade já comprei pacote fechado onde saiu uns R$ 15 cada! As 2 hastes ficariam menos que o protetor de surto! Mas se quer colocar algo, não se preocupe com cabo, se preocupe com um par de protetores de cada lado, e aterrados, nada de deixar sem aterramento porque é casa alugada e não quer obra, sem aterramento só existe cagada, se quer usar cabo ethernet longo tem que ter isso (Ou não resmungar de switch ou roteador queimado a cada poucas tempestades, cabo longo vai induzir tensão alta sempre, a malha reduz isso UM POUCO, o negócio não é reduzir a indução, e sim botar aterramento pra mandar eles pro terra quando existirem, evitar a indução exigiria colocar dentro de um tubo de aço, e talvez um com chapa 18 ou mais grossa senão não atenua muita coisa de raios próximos, isso exige obra bem mais cara que uma hastezinha de cobre em cada lado, em solo exposto à chuva (Umidade dá maior condutividade ao solo, quanto mais úmido melhor!))

  3. #3

    Padrão Re: Cabo Lan Expert Hercules 2.0 - Duvida

    Eu coloco esses protetor com aterramento com cabinho curto direto no radio e parafuso com parafuso auto brocante o fio verde na propria haste pois não da para ficar fazendo aterramento pro cliente num local tinha um rocket e uma nanobridge a nanobridge tava com protetor desse jeito o rocket não e ele foi pro beleleu.

  4. #4

    Padrão

    Se vai colocar cabo de rede blindado tem que colocar conector de rede blindado, o conector que faz o contato da blindagem do cabo com o aterramento.
    Se for switch comum sem a parte metálica dos conectores o cabo blindado perde a eficiência.

  5. #5

    Padrão Re: Cabo Lan Expert Hercules 2.0 - Duvida

    Valeu galera obrigado pelas informações e participação isso é importante para todos nós que trabalhamos com tecnologias.

  6. #6

    Padrão Re: Cabo Lan Expert Hercules 2.0 - Duvida

    So mais uma duvida esta vendo que cabo de fibra óptica não pega raio, então se eu esticar cabo fibra posso ficar tranquilo, o senhores saberiam me dizer qual a solução mais barata. Estava vendo conversores de mídia ou tem algo mais em conta?

  7. #7

    Padrão Re: Cabo Lan Expert Hercules 2.0 - Duvida

    Fibra tem potencial pra passar décadas sem problemas, não tem condutor elétrico envolvido.

    Mas... como fará pra colocar o conector na ponta da fibra?

    Conector de encaixe rápido é o que é possível sem equipamentos, e ele é quem dá trabalho, seja pra cortar e lixar sem criar muita atenuação, ou seja depois de uns meses devido ao usuário meter a pata todo dia e fuçar até a lambda de fibra sair do lugar dentro do conector.


    Outra solução em conta é PLC/Powerline, passa um cabo AC comum, levando eletricidade, conecta 2 adaptadores, um em cada lado do fio de digamos 70m. Exemplo do produto: https://produto.mercadolivre.com.br/...-av600-kit-_JM Pra 100m se for rede 220V pode usar cabo 2x0,5mm mesmo, aqui é uns R$ 120-130 o rolo de 100m do PP ([Com capa, que aguenta ficar no sol](https://produto.mercadolivre.com.br/...ros-preto--_JM), powerline até queima com raio mas é MUITO mais raro, ethernet ("Lan") queima fácil no comparativo, powerline sem aterramento e com fio exposto só queimará onde queima um roteador ethernet a cada chuva, é bem mais parudo pra esses cenários.

    (Só cuida de não ligar a rede elétrica dos 2 locais, leva o cabo PP mais pelos dados, nada de unir a rede elétrica das 2 casas, bota tomada no outro lado APENAS pro adaptador PLC conectar. Como o consumo é baixo (5 ou 6W) o fio pode ser fino, se alguém for idiota de meter mais coisas tipo nobreak ou notebook a queda de tensão será grande, fio fino é inclusive forma de evitar isso. Se quiser comprar pra testar se vai pela fiação da cia elétrica, vai fundo, mas provavelmente será grana perdida, 300m é alcance com data rate baixo, em fiação limpa. Hora que vai pra rua e corre paralelo à outras fiações pega muito ruído. Passar um cabo próprio só pra isso é mais garantido, talvez precisa um filtro de linha (Não uma régua multiplicadora de tomadas, e sim algo com filtro LC, precisa circuito, não só um inútil fusível e varistor pra chamar de filtro) entre a rede AC e essa rede entre os 2 powerline, mas isso custa R$ 20-30 e dura décadas)

    Se a distância for ainda maior pode usar PLC/powerline, ethernet é limitado a uns 100m (Precisa swtich no meio do caminho pra mais que isso), mas powerline com fiação própria pode rolar acima de 300m, tem cabo telefônicos FE100 baratinhos pra isso, são rígidos e aguentam sol, servem perfeito pra esse uso outdoor. Mas quando aumenta demais a distância o risco de queima por raio aumenta junto, mas geralmente isso queima onde é descarga tão próxima que até o amplificador de CPE queimaria, ou seja, até mini-PTP via CPE1s ou roteadores com antena externa iriam queimar, tudo que está exposto do lado de fora pode queimar, LNB de antena parabólica queima também, e as vezes o problema segue pelo negativo da malha do cabo da antena (Parabolica de grande, ou offset de TV por assinatura) e vai queimar a porta HDMI da TV lá dentro de casa, tudo reflexo de ter LNB e cabo coaxial exposta lá fora de casa! Risco tudo tem, ethernet é o que mais queima, depois etapa de RF de CPE ou roteador, depois powerline, e o que não queima é fibra, mas fibra não é simples de colocar conector em casa, não é uma crimpagem boba igual RJ45 ou parafusar fio em tomada pra usar powerline.