Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

-48



  1. #1

    Padrão -48

    Quais recomendações para equipamentos -48vcc?

    no meu rack todos os dispositivos estão tem um aterramento em comum, sabendo que equipamentos -48 tem o + aterrado e os demais equipamentos é o -. Como posso está procedendo? Devo por um outro aterramento separado para o -48? É o rack? Vou ter que pôr em outro separado?
    Aguardo r

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: -48

    Produto mais adequado são chamados de inversor DC - DC ou CC -CC; alguns conhecem também como inversores de frequência que em alguns casos pode não ter a mesma necessidade que a sua.
    São dois tipos, ou vários tipos; no caso entrada -48; saída 48 ou qualquer outra voltagem. Se não achar produto com homologação da ANEEL, procure por triplo da potência ou corrente que você necessite.

  3. #3

    Padrão Re: -48

    Bom dia galera... minha dúvida é em relação ao aterramento e carcaça do equipamentos com os outros no mesmo rack.

  4. #4

    Padrão Re: -48

    Fazer outro aterramento resolve só se ele for bem longe, senão curto-circuitará passando pelo aterramento.

    Melhor usar conversor dc-dc que isola alimentação, aí pode ligar o negativo de uns junto com o positivo de outro. Tipo: https://produto.mercadolivre.com.br/...o-48v24v5a-_JM

    ou

    https://produto.mercadolivre.com.br/...o-48v24v5a-_JM

    (Outros fabricantes também tem)

    Se quer aterrar tudo não tem jeito, terá que usar isolador pra isso, e com DC só existe isolação se colocar um conversor dc-dc com transformador isolando, são mais caros mesmo.

    Já se não quiser aterrar alguns, cabo ethernet não une carcaças, pode ligar equipto 48V com -48V via cabo de rede ou fibra sem problemas. Isolar no rack é o menos dos problemas, existe fica de alta temperatura (Kapton) que pode passar ao redor, tem isoladores de mica pra parafusos, o problema é o aterramento mesmo, aterramento decente é pra dar algo tipo menos de 2 ohms rumo ao solo, fazer outro aterramento a 10m de distância as vezes ainda dá 500-800 ohms entre eles, ainda gera consumo elétrico (Aquecimento na fonte), melhor usar conversor dc-dc isolado e usar o mesmo aterramento, é inclusive bem mais seguro que 2 aterramentos.

  5. #5
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: -48

    Esse tipo de inversor DC - DC é justamente por conta disso, são circuitos que possui um lado primário e secundário.
    Aqueles rádios que compramos nas bancas dos camelôs, por não possuirem na maioria das vezes, circuito primário e secundário levamos muitas vezes um baita choque ao tocarmos na antena para melhorar a recepçãp do rádio. Quando possui esse circuito não tem esse problema. Inversor DC -DC é justamente para isso, no caso inversão de polaridade.

  6. #6

    Padrão Re: -48

    Calma pessoal! O que está acontecendo? Vejam bem, não existe este negócio de curtocircuitar dois equipamentos distintos pois possuem fontes de alimentação distintas ou seja. Se eu tiver um equipamento onde sua alimentação possui +12V, 0V e outro -30V e 0V e outro +15V, 0V, -5V e a carcaça de cada um for o terra, pode tranquilamente ligar todos os terras em comum. Vejam bem, terra de sinal, terra elétrico, 0V são coisas distintas do ponto de vista elétrico. O terra de sinal de um equipamento pode (mas não deve) estar no mesmo referencial do terra elétrico, e ainda assim, não ter qualquer relação com o do outro equipamento se ligados em comum. A partir daí ou seja, do momento que se ligam os pontos em comum, daí todos estarão interligados no mesmo ponto referencial e aí sim, uma ligação entre uma das alimentações de um e outro pode causar curto-circuito. Agora, se quiser isolar o equipamento em questão e ele é alimentado por DC, um isolador óptico dá conta. Inversor DC-DC pode causar o mesmo problema que o próprio equipamento ou seja, ele pode ter uma das alimentações ligadas ao terra elétrico vulgo massa. Mas para eu entender melhor tudo o que está acontecendo eu precisaria saber quais equipamentos (nome, tipo, modelo) estão sendo montados no rack. Não entendi por exemplo de onde vem esta alimentação de -48v deste equipamento. Ele é alimentado por bateria? Tem transformador interno? É fonte chaveada?

  7. #7

    Padrão Re: -48

    Por estar falando em -48V imagino que tem um no break DC (Que noobs engravatados chamam de "retificador", como se fosse só um diodo como nos anos 50).

    Se fossem fontes originais direto na tomada ninguém se preocuparia se é -48V ou 48V.

  8. #8
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: -48

    Citação Postado originalmente por lcquerido Ver Post
    Calma pessoal! O que está acontecendo? Vejam bem, não existe este negócio de curtocircuitar dois equipamentos distintos pois possuem fontes de alimentação distintas ou seja. Se eu tiver um equipamento onde sua alimentação possui +12V, 0V e outro -30V e 0V e outro +15V, 0V, -5V e a carcaça de cada um for o terra, pode tranquilamente ligar todos os terras em comum. Vejam bem, terra de sinal, terra elétrico, 0V são coisas distintas do ponto de vista elétrico. O terra de sinal de um equipamento pode (mas não deve) estar no mesmo referencial do terra elétrico, e ainda assim, não ter qualquer relação com o do outro equipamento se ligados em comum. A partir daí ou seja, do momento que se ligam os pontos em comum, daí todos estarão interligados no mesmo ponto referencial e aí sim, uma ligação entre uma das alimentações de um e outro pode causar curto-circuito. Agora, se quiser isolar o equipamento em questão e ele é alimentado por DC, um isolador óptico dá conta. Inversor DC-DC pode causar o mesmo problema que o próprio equipamento ou seja, ele pode ter uma das alimentações ligadas ao terra elétrico vulgo massa. Mas para eu entender melhor tudo o que está acontecendo eu precisaria saber quais equipamentos (nome, tipo, modelo) estão sendo montados no rack. Não entendi por exemplo de onde vem esta alimentação de -48v deste equipamento. Ele é alimentado por bateria? Tem transformador interno? É fonte chaveada?
    Até que em fim li algo interessante

    apenas pra complementar que o amigo falou

    vamos la
    equipamento de 24V ele tem 0 +24
    equipamento de -48v ele tem 0 -48

    então vc pode ligar todos no mesmo aterramento mesmo rack

    o que vc não pode fazer é pegar um equipamento que foi feito pra trabalhar com 0 +48 e ligar no -48
    ai da problema pois o GND vai ser receber - 48v

    aquele inversor dc-dc que falaram ai eu uso bastante pra pra ligar radios da ubnt na retificadora pois ele vai pegar o -48 e fazer sair +24
    Última edição por Bruno; 21-05-2019 às 13:41.

  9. #9

    Padrão Re: -48

    entao galera... obrigado pelos comentarios!!!
    tenho estacao com rack, patch panel ligando os radios em 24V, energia ac com regua no rack ligando as rbs e switch tudo com a carcaça aterrada. so que agora comprei um radio licenciado usado e ele vem com retificador -48 e precisa de aterramento e a odu tambem mais tenho duvida se posso ligar no mesmo aterramento que tenho e sobre a carcaça no rack como fica? ja que os outro o - é aterrado.

  10. #10

    Padrão Re: -48

    entao eu poderei fazer a ligacao normal?

    existem olts tambem -48V tudo vai pelo mesmo principio certo?

  11. #11
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: -48

    Citação Postado originalmente por huntersjp Ver Post
    entao galera... obrigado pelos comentarios!!!
    tenho estacao com rack, patch panel ligando os radios em 24V, energia ac com regua no rack ligando as rbs e switch tudo com a carcaça aterrada. so que agora comprei um radio licenciado usado e ele vem com retificador -48 e precisa de aterramento e a odu tambem mais tenho duvida se posso ligar no mesmo aterramento que tenho e sobre a carcaça no rack como fica? ja que os outro o - é aterrado.
    não existe - aterrado
    Terra (GND ) é 0

  12. #12
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: -48

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    não existe - aterrado
    Terra é 0
    vcs tem que entender o seguinte

    uma fonte de 12V ela não tem -12 e +12 ela tem 0 +12
    uma fonte de -48v ela não tem -48 e +48 ela tem 0 e -48

  13. #13

    Padrão Re: -48

    é que o pop ja existia e eu comprei um radio licenciado que é -48 pra fazer um ptp, so que queria usar o mesmo aterramento e me atentei a esse detalho do -48 ae fiquei com medo de queimar tudo rsrs

  14. #14
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: -48

    Citação Postado originalmente por huntersjp Ver Post
    é que o pop ja existia e eu comprei um radio licenciado que é -48 pra fazer um ptp, so que queria usar o mesmo aterramento e me atentei a esse detalho do -48 ae fiquei com medo de queimar tudo rsrs
    queima não como falei as carcaça de todos equipamentos são 0

  15. #15

    Padrão Re: -48

    a carcaça da idu que é -48 ficaria no rack onde tenho equipamentos 24V

  16. #16
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: -48

    Citação Postado originalmente por huntersjp Ver Post
    a carcaça da idu que é -48 ficaria no rack onde tenho equipamentos 24V
    o Jesus acabei de falar que não existe carcaça -48

  17. #17

    Padrão Re: -48

    galera se tiver um lugar que fale especificamento sobre o aterramento do -48 me passem o link... pois é de meu interesse
    e se puderem me digam se eu posso interligar o equipamento no mesmo aterramento ou nao....

  18. #18

    Padrão Re: -48

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    queima não como falei as carcaça de todos equipamentos são 0
    blz nao tinha lido sua outras respostas.... obrigado amigo!

  19. #19
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: -48

    Citação Postado originalmente por huntersjp Ver Post
    blz nao tinha lido sua outras respostas.... obrigado amigo!
    tranquilo o problema é que no brasil ensina tudo errado desde bateria de carro
    na bateria do carro não existe negativo ele -e 0 por isto se chama terra
    pilha tb não existe negativo

    tudo que for carga positiva vai ter o terra como 0 e carga com positivo
    tudo que for carga negativa vai ter o terra como 0 e carga com negativo

    o terra sempre vai ser 0 pois não ha corrente no gnd

  20. #20
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: -48

    Citação Postado originalmente por huntersjp Ver Post
    blz nao tinha lido sua outras respostas.... obrigado amigo!
    tranquilo o problema é que no brasil ensina tudo errado desde bateria de carro
    na bateria do carro não existe negativo ele -e 0 por isto se chama terra
    pilha tb não existe negativo

    tudo que for carga positiva vai ter o terra como 0 e carga com positivo
    tudo que for carga negativa vai ter o terra como 0 e carga com negativo

    o terra sempre vai ser 0 pois não ha corrente no gnd