+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda para organizar roteador de borda com BGP, OSPF e CGNAT

    Bom dia pessoal, sou novo no fórum e queria ver alguma opnião ai dos amigos de como posso melhorar meu roteador de borda ou se alguém até mesmo condena a forma que estou fazendo e pelo qual motivo ... enfrento alguns problemas com o balanceamento do link por anuncio BGP e até mesmo na virada do trafego, primeiro vou repassar como estou utilizando aqui ...

    Vamos lá...


    ROTEADOR DE BORDA UMA CCR 1036 RODANDO :
    - BGP com dois peer fechados com duas operadoras, recebendo full routing e rota default
    - OSPF com mais 7 concentradores em lugares diferentes ligado nele
    - CG-NAT usando um /27 para cada ip publico
    - E algumas regras de firewall para segurança somente

    De uma forma simplificada esse é meu cenário, como eu não faço transito para ninguém eu descarto todas entradas das operadoras deixando a exceção para a rota default !0.0.0.0/0

    Na saída eu anuncio dois /24 de um lado e dois /24 do outros, e nas duas operadoras anuncio o /22 descartando qualquer outro anuncio.

    OPERADORA A me entrega 1 GIGA na fibra e a OPERADORA B 1 GIGA no radio digital com bonding usando duas interfaces, se eu deixar o UP saindo pela OPERADORA A o bonding fica loco e perde o balance rr , ficando descontrolado o balanceamento, então priorizo o UP sempre pela OPERADORA B

    Até ai blz, em cada enlace com concentrador eu usei um /29 para fechar conexão com o roteador de borda, se eu faço um tracert de fora da rede para um desses concentrador ele sempre chega pela operadora que está o UPLOAD priorizado, independente se o IP está anunciado em um bloco de outra operadora que não seja a do UPLOAD, todo tracert que eu faço de fora ele sempre usa a operadora que estiver setado para sair o UP para chegar até os IPS de destino, esse é um caso

    Outra questão, não sei é por isso, mais o balanceamento não ta legal, tipo, um bloco /24 consome 200 mega um exemplo e se eu anuncio ele pela operadora que não sai upload ele consome 150 mega e os outros 50 sai pela operadora errada

    O cg-nat eu peguei por exemplo um bloco privado /27 que entrega a clientes de um dos concentrador, e fiz um src-nat pegando a origem do /27 saindo pelo IP do meu bloco que eu quero, não separei por portas igual muitos usam para poder ter uma melhor gerencia

    E o ultimo problema que pode ser que seja pra frente e não comigo é que quando o trafego vira da operadora A para a operadora B é coisa de 5 segundos, agora se é o contrario demora uns 10 minutos, e meu bloco fica preso nela, mesmo desativando interface ou anunciando ele pela outra, não adianta é tipo se ele tivesse se perdido pra frente, e depois de vários minutos ele aceita ser anunciado pela operadora de redundância.

    Toda opinião é valida e analisada, quanto mais detalhado possível puder ser ao opinar eu agradeço, gostaria de saber se estou fazendo alguma coisa errada, ou como poderia ser melhorado esse cenário,

    obrigado desde já pela participação de todos que puderem colaborar e dividir experiencias,

    Abç
    Última edição por ArthurTELECOM; 09-05-2019 às 16:28.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda para organizar roteador de borda com BGP, OSPF e CGNAT

    Alguém com experiencia para me ajudar ?

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda para organizar roteador de borda com BGP, OSPF e CGNAT

    Manda seu WhatsApp amigo via MP que eu te dou uma ajudinha

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda para organizar roteador de borda com BGP, OSPF e CGNAT

    wp: 79999989976