+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Inicio Rede Fibra

    Bom dia , Galera estou em duvida sobre qual olt comprar , minha questão é se devo iniciar com Epon ou Gpon , sei que Gpon é superior , porém as olts gpon que pesquisei a mais em conta é da UBNT , mas ela está na faixa de uns 8k, gostaria da opinião dos amigos se vale a pena começar com EPON de depois Migrar dado que as EPON estão mais em conta e qual modelo seria o ideal pra começar

  2. #2

    Padrão Re: Inicio Rede Fibra

    Sai fora da UBNT, nao pela qualidade que não posso opinar, pois nunca usei a OLT deles, mais por causa da pegadinha deles. que pensa que o consumidor e burro.
    * A OLT custa 8k isso no Paraguay e so vem com 1 sfp GPON, se quiser ter ela com 8 portas completa, tera que comprar por fora 7 sfp Gpon. Ai o preço dela fica ate mais cara que uma fiberhome.

    * So aceita ONUS deles, que custa de 300 a 400 reais, enquanto Fiberhome parece ate os videogames antigo, que voce trocava cartucho com todas as marcas.

    Enquanto a UBNT nao mudar o jeito de atender os clientes deles, eu nao compro equipamentos de fibra deles.

  3. #3

    Padrão Re: Inicio Rede Fibra

    Estou usando epon a uns cinco anos.Pois na época a diferença entre epon e gpon era grande.
    Hoje vc pega Fiber home com 16 portas pon por uns 20k.Vale a pena se apertar um pouco.
    Uma observação,ainda se tem pouca documentação de FTTH ,a maior parte está dos debates falam sobre a Fiber home.

  4. #4

    Padrão

    Esse assunto pode se estender muito.
    Se optar por fiberhome vai precisar de um sistema para gerenciar, ANM ou UNM ou outro que sao pagos.
    Acontece que OLT Ubiquiti apesar de so aceitar ONU deles o gerenciamento é web e gratuito.
    Mas tem tambem outras marcas muito boas, ZTE, Datacom.
    Por enquanto estamos trabalhando com Epon que so dá 64 ONU por porta, mas em bairros colocamos ONU com switch com uma placa que faz alimentação POE nos postes, tem poste com 13 clientes na mesma ONU.

  5. #5

    Padrão Re: Inicio Rede Fibra

    Eu vou começar agora também, mas vou começar com gpon. Pedi uma 8820i da intelbras. Custa 11barão em 6 vezes. Eu quero comprar um pouco mais no fornecedor para ver se prolongo o prazo para 12 vezes. Segundo o que me disseram, é boa e aceita ONUs de várias marcas. Ela ainda nao tem acesso web. É por linha de comando mas meu consultor diz ser muito fácil a configuração. Só vou comprar ela aqui no brejiu por conta da nfe em caso de fiscalização mas os gbics lá no py por R$ 130,00. Porque decidi GPON? Começar melhor. Eu comecei com 2.4 (errado); depois tive que trocar tudo e investir tudo de novo. Agora quero investir uma só vez.

  6. #6
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Inicio Rede Fibra

    Citação Postado originalmente por glperon Ver Post
    Eu vou começar agora também, mas vou começar com gpon. Pedi uma 8820i da intelbras. Custa 11barão em 6 vezes. Eu quero comprar um pouco mais no fornecedor para ver se prolongo o prazo para 12 vezes. Segundo o que me disseram, é boa e aceita ONUs de várias marcas. Ela ainda nao tem acesso web. É por linha de comando mas meu consultor diz ser muito fácil a configuração. Só vou comprar ela aqui no brejiu por conta da nfe em caso de fiscalização mas os gbics lá no py por R$ 130,00. Porque decidi GPON? Começar melhor. Eu comecei com 2.4 (errado); depois tive que trocar tudo e investir tudo de novo. Agora quero investir uma só vez.
    dizem que o da intelbras é zhome embarcado se for isto é uma puta de uma olt muito boa
    fiberhome é boa huawei tb
    datacom é boa