+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Manipulação de rotas no Mikrotik (Like Cisco)

    Boa noite gente fina,


    Seguinte,

    Trabalho com Cisco ha anos ( + de decada) e modestia a parte conheço bem da criança.
    Estou no Mikrotik porque voltei a atenção para Provedores e querendo ou não Provedor ( ainda mais os iniciantes) é mikrotik

    Estou querendo automatizar as rotas no meu MK de forma que eu diga algo assim :

    rede 0.0.0.0 0.0.0.0 200.0.0.1 (distancia 1)
    e 0.0.0.0 0.0.0.0 200.0.0.2 ( distancia 2)


    problema é que se o meio do caminho pro 200.0.0.1 falhar, o 200.0.0.2 não vai assumir automaticamente uma vez que o 200.0.0.1 e 200.0.0.2 são Ips publicos ,por exemplo.


    No Cisco eu fazia uma route-map com next-hop pro ip especifico e se nao fosse daquele jeito ele invalidava a rota ou aumentava a distancia.
    Eu costuma até fazer uma rota com ip SLA ( por exemplo se o link continuar no ar mas por qualquer motivo a latência estiver mais alta do que o comum , invalide a rota até voltar ao normal)

    lógico que não da pra comparar o mundo de possibilidades Cisco com Mikrotik ( sem querer desmerecer essa grande marca)
    mas alguem tem conhecimento de como ao menos fazer a manipulação de rotas acima descrito ( por numero de saltos, no caso 1)


    A propósito, se alguem daqui quiser minha ajudar quanto a Cisco só da um alô.


    abçs

  2. #2

    Padrão Re: Manipulação de rotas no Mikrotik (Like Cisco)

    Acredito que uma simples rota estática vai te fazer isso, porém com a configuração check gateway no check ping.

    quando link A pingar gateway 200.0.0.1 falhar x vezes ele vira pro link B.

    quando Link A pingar Gateway 200.0.0.1 responder ele vira pro link A.

    com isso mesmo a outra ponta pingando ele vai ignorar porque você vai estar especificando como quer realizar o check.

  3. #3

    Padrão Re: Manipulação de rotas no Mikrotik (Like Cisco)

    Rimaraujo , muito obrigado pela sua ajuda.

    mas o que rolou é que a outra rota nao subiu com check ping, sera que com arp?? nao testei com arp ainda

    mas imaginando que em nosso exemplo o 200.0.0.1 é um IP Publico, sendo assim eu queria algum script que falasse algo do tipo:

    "Mikrotik , se o próximo salto não for 200.0.0.1 , Invalide essa rota"

    porque eventualmente ele consegue "pingar" 200.0.0.1 ou chegar nele mesmo fazendo um rota absurdamente longa.

    No cisco isso é mamão ( ao menos pra mim ), mas nao sei como fazer exatamente isso no MK.

    O Mk é tão mais fácil comparado ao CISCO que as vezes que me confundo

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Manipulação de rotas no Mikrotik (Like Cisco)

    vamos la tanto o check ping quanto o arp ele verifica a conectividade com o gateway
    supondo que estes 200.0.0.1 ou 200.0.0.2 são os gateway da sua rede

    se o 200.0.0.1 não responder ele vai desativar a rota e ativar para a 200.0.0.2

    nao sei é isto que vc quer

    agora se o 200.0.0.1 e 200.0.0.2 não seja o seu gateway e sim algum host

    vc pode fazer por script pingando eles

  5. #5
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Manipulação de rotas no Mikrotik (Like Cisco)

    veio me da um exemplo como vc faz no cisco o route-map
    e como vc aplica ele

  6. #6

    Padrão Re: Manipulação de rotas no Mikrotik (Like Cisco)

    Bruno , vc ta um script desses ou pode indicar aqui no forum?

  7. #7

    Padrão Re: Manipulação de rotas no Mikrotik (Like Cisco)

    Facil


    route-map ROTA1 permit 10
    match ip address 5
    match ip next-hop 6

    access-list 5 permit 0.0.0.0
    access-list 6 permit 200.0.0.1


    Poe a route-map no final da rota .


    Vc pode adicionar mais coisas na route-map, por exemplo pra aumentar a distancia administrativa assim vc pode ter 3, 4 , 5 links.


    Agora se vc quise trocar a rota porque um determinado IP esta perdendo pacotes ou latência alta vc usa Ip Sla e define por exemplo que a rota X será invalidada se demorar mais do que 100 ms o ping.

  8. #8
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Manipulação de rotas no Mikrotik (Like Cisco)

    Citação Postado originalmente por edward Ver Post
    Facil


    route-map ROTA1 permit 10
    match ip address 5
    match ip next-hop 6

    access-list 5 permit 0.0.0.0
    access-list 6 permit 200.0.0.1


    Poe a route-map no final da rota .


    Vc pode adicionar mais coisas na route-map, por exemplo pra aumentar a distancia administrativa assim vc pode ter 3, 4 , 5 links.


    Agora se vc quise trocar a rota porque um determinado IP esta perdendo pacotes ou latência alta vc usa Ip Sla e define por exemplo que a rota X será invalidada se demorar mais do que 100 ms o ping.
    eu sei queria saber realmente o que vc queria no cisco pra fazer no mikrotik

    e sobre o script não tenho mais na wiki do mikrotik tem o manual la

  9. #9

    Padrão Re: Manipulação de rotas no Mikrotik (Like Cisco)

    Bom dia pessoal,

    Edward o que você quer é monitoria do link para um ip especifico da internet que caso ele pare de pingar esse destino ele migre para o link secundário certo?
    Se for isso que entendi o Check Gateway puro não irá te ajudar pois ele verifica o gateway especificado na rota, contudo a combinação de manipulação de Scope e Target Scope com Check Gateway irá resolver esse problema pois você conseguira colocar rotas recursivas na router para alcançar o destino.
    Já o IP SLA da Cisco o Mikrotik não tem, não tem como você definir uma latência para a verificação ou qualquer outra medida, vai ter que seguir o padrão do Check Gateway que é uma checagem a cada 10s e apos 3 falhas ele desativa todas rotas com mesmo gateway.