+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Nanostation m5 como AP suporta quantos clientes conectado?

    Olá pessoal
    Estou com essa dúvida é queria saber quantas pessoas o nanostation m5 em modo AP suporta.

    Tenho uma ominitik e tbm tenho dúvida de quantas pessoas ela tbm suporta pois o vendedor q me vendeu disse q ela suportava 200 clientes mais tô achando q essa informação e falsa
    Alguém poderia me tirar essas dúvidas?

    Desde já agradeço a atenção de todos!

  2. #2

    Padrão Re: Nanostation m5 como AP suporta quantos clientes conectado?

    Conectada pode ter centenas conectados.

    Mas vai trafegar que fluxo de dados? Com planos de 128kbps pode mesmo meter 100 clientes sem dó.

    Planos de 1Mbps talvez 30 clientes na Omnitik, talvez não mais que 40 no Nanostation. Mas também tem que ver sinais e portanto data rates, pra ter alto tráfego precisa data rate alto, e pra usar data rate alto TEM QUE TER sinal alto! Nada de burrice de usar MCS15 com sinal PORCO tipo -65dBm, precisa todo cliente com sinal tipo -55dBm se quiser esse data rate. TODOS OS CLIENTES, nem MEIO cliente com sinal lixo (Pra MCS15 até -62 ou -61dBm é lixo! Cada data rate exige um sinal mínimo diferente, pra isso é que existe o datasheet, lá está informada a sensibilidade de cada data rate, precisa uma margem de 15 a 20dBm entre sensibilidade e sinal real, com margem menor que 12dBm mal consegue CCQ de 80%). Não sonhe com mais de 20 clientes num Nanostation se tiver velocidades maiores tipo 2 ou 5Mbps, SEMPRE tem um ou outro cliente com sinal ruim, wifi não foi feito pra provedor por isso 1 cliente de sinal ruim tem potencial pra afetar todos os outros clientes (Conexão móvel, tipo LTE ou Wimax não tem esse problema, há isolamento entre download e upload, cliente de sinal porco não afeta os outros clientes).

    Enfim, depende de muitos fatores, no caso de Nanostation a antena de 60° limita a inda mais a coisa, fora do ângulo ideal o ganho cai rápido, e o VSWR de cliente nas contas é grande, CCQ caindo por conta de cliente nas costas de CPE é normal. Que dá pra falar em 60 clientes numa CPE desse tipo dá, mas em condições muito ideais, todos equalizados e com sinal alto, todos com 200% da zona de fresnel limpa (Se preocupar só com visada é noobice, visada é o básico do básico, tem muita coisa além disso), enfim, em condições em que a perda de pacotes é praticamente zero, e há tráfego relativamente baixo tipo apenas 20-25 clientes trafegando ao todo uns 30Mbps (Isso depende do perfil dos clientes). No mundo real isso é raro, sempre terá um usuário comendo o pacote todo o dia todo, sempre terá mais da metade dos clientes pagantes trafegando algo, aí o throughput agregado bate nos 30Mbps até com 15 clientes de planos de 3-4Mbps, a partir daí a qualidade da conexão cai e os clientes começam a reclamar, especialmente quando uma CPE porcamente instalada com sinal ruim tipo -70dBm e data rate alto, conecta e começa a tomar tempo de reenvio de pacotes perdidos, -70dBm dá pra MCS12, mas pra um data rate desse não dá pra sonhar com mais que 20 clientes em planos de 2Mbps.

    O tráfego agregado de vários clientes é um peso enorme, tem CPE que em PTP leva tranquilo 80Mbps sem afetar ping, mas em PTMP com 20 conexões nem tão perfeitas tem jitter e ping subindo a partir de uns 25Mbps agregado (Somatória). Não tem fórmula pra isso, digo, até tem, mas você teria que saber muito bem a qualidade (Não o CCQ) de cada cliente, não vale a pena ficar calculando isso, sinal de cliente muda todo mês, árvore cresce na frente, construção entra na zona de Fresnel, melhor simplesmente botar antena maior e mais alta, pra fazer instalação só 1 vez, pra não precisar ir reinstalar CPE a cada meio ano porque alguma coisa fez o sinal cair de -60 pra -64dBm e derrubar o CCQ geral, tem que instalar com folga de qualidade, senão vai instalar sempre no limiar inferior e ter que ir reinstalar pelo menos todo ano.

    Se tiver 20 clientes pagantes numa Omnitik ela se pagará em poucos meses. Nanostation é cara, demora mais pra se pagar, pense melhor, talvez as SXT SA5 com antenas de 90° sejam uma opção melhor, antena de ângulo mais aberto exige menos antenas por torre pra atender toda a volta, 4 SXT SA5 atendem toda a volta de uma torre, aí sim dá pra falar em 200 clientes, dia que tiver isso de clientes poderá comprar coisa melhor, antena setorial homologada com ganho melhorzinho.


    Citação Postado originalmente por Wyrlley Ver Post
    pois o vendedor q me vendeu disse q ela suportava 200 clientes mais tô achando q essa informação e falsa
    Dia que vendedor tiver conhecimento técnico do que vende, vai chover canivete.

  3. #3

    Padrão Re: Nanostation m5 como AP suporta quantos clientes conectado?

    Blz amigo
    Muito obg por esclarece minhas dúvidas
    Se poder me dar mais dicas estarei deixando meu whatsapp abaixo
    Pois estou começando agora não entendo muito e necessito de ajuda

    Todos sabemos que é muito difícil começar sem sabermos por onde começar

    Posso adianta q eu possuo uma rb450 gl e uma ominitik
    Usarei as rb para fazer a parte de gerenciamento e autenticações de clientes e a ominitik seria apenas para jogar o sinal.

    Desde ja obg

    93 991931138