+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MTU PPPoe

    Pessoal eu estou utilizando a MTU 1480 no MK e nas Estações dos clientes tá top.
    Mas o que fazer quando for para autenticar no roteadores dos clientes já que nao tem como alterar a MTU?

  2. #2

    Padrão Re: MTU PPPoe

    Citação Postado originalmente por marcelorodrigues Ver Post
    Pessoal eu estou utilizando a MTU 1480 no MK e nas Estações dos clientes tá top.
    Mas o que fazer quando for para autenticar no roteadores dos clientes já que nao tem como alterar a MTU?
    Pesquise um pouco sobre o MTU ...

    Imagine uma fonte de agua e vc precisar levar essa agua com canos para outro recipiente, vc começa com cano de uma polegada e depois coloca um de 1/4 ... o que acontece, o cano de 1/4 não vai conseguir acompanhar a chegada da agua do cano de 1 polegada e vai chegar mais agua do que sair, gerando congestionamento ...

    Esse cano é o MTU e a medida dele, á água são os pacotes trafegando pela sua rede, a fonte é a internet e o recipiente seu cliente .... se começar com MTU de 1500 e sem necessidade vc colocar uma emenda de 1480 o pacote vai começar a ser desfragmentado gerando também um congestionamento ... ou de toda forma se começar com mtu de 1480 e depois colocar 1500 os pacotes vão passar com tamanho de 1480 pq o que vale é o que ta mais perto da fonte e menor correto.

    Então cada cenário deve ser analisado, se não me engano a maioria dos roteador vem em 1480 ...

    mais é isso ai amigo, valeu
    Última edição por ArthurTELECOM; 01-06-2019 às 13:17.

  3. #3

    Padrão Re: MTU PPPoe

    Não tem que mexer em MTU de cliente, toda interface de tudo já é padrão 1500 ou maior
    Se você colocou 1480 nos tuneis pppoe no servidor, vai passar normal, pois os tuneis pppoe estabelecidos entre seu servidor pppoe e os clientes serão mais estreitos que o padrão mtu 1500 das interfaces de qualquer equipamento que está no meio do caminho entre o servidor e o cliente, até os equipamentos mais básicos dos clientes são 1500.
    Uso 1492 a anos nunca tive que pensar em MTU, nem com radio nem com fibra.
    Fora que tem a opção change TCP MSS que ajusta o MTU dos tuneis automaticamente caso necessário.

    A não ser que você tenha bytes a mais inseridos nos quadros por vlan, mpls, vpls, que façam o quadro passar do limite de MTU 1500, pode ser que precise que os equipamentos intermediários desse seguimento de rede tenham interfaces com MTU maior, mas é comum que alguém que sabe implementar vlan, mpls e vpls tudo junto normalmente já saiba disso.

  4. #4

    Padrão Re: MTU PPPoe

    Eu já usei 1492 e minha rede é toda Mikrotik, cliente até o provedor e sendo assim, suportam numa boa até mais que 1492, mas ao alterar o servidor PPPOE pra 1492 o os dois lados precisam estar setados em 1492, tanto no "discador" do cliente como no servidor e por alguma razão o servidor PPPOE só comanda o MTU, o MRU fica em 1480 que é o default das antenas clientes ou roteadores, caso vc autentique o pppoe neles, então por praticidade deixei tudo em 1480, não preciso ficar configurando isso em toda antena que colocar em campo ou roteador, deixo default mesmo. Bem que a Mikrotik poderia fazer com que o servidor PPPOE comandasse o cliente PPPOE da própria marca fixasse o mesmo MTU do servidor do lado do cliente...

  5. #5

    Padrão Re: MTU PPPoe

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Eu já usei 1492 e minha rede é toda Mikrotik, cliente até o provedor e sendo assim, suportam numa boa até mais que 1492, mas ao alterar o servidor PPPOE pra 1492 o os dois lados precisam estar setados em 1492, tanto no "discador" do cliente como no servidor e por alguma razão o servidor PPPOE só comanda o MTU, o MRU fica em 1480 que é o default das antenas clientes ou roteadores, caso vc autentique o pppoe neles, então por praticidade deixei tudo em 1480, não preciso ficar configurando isso em toda antena que colocar em campo ou roteador, deixo default mesmo. Bem que a Mikrotik poderia fazer com que o servidor PPPOE comandasse o cliente PPPOE da própria marca fixasse o mesmo MTU do servidor do lado do cliente...
    Não precisa mexer em nenhum cliente
    no profile do servidor pppoe do mikrotik selecione a opção chaneg TCP MSS
    que ele cria a interface pppoe com MTU ajustada automaticamente para cada cliente

  6. #6

    Padrão Re: MTU PPPoe

    Ta falando sério? Não sabia disso... Vou testar depois. Maravilha! Pq aqui quando quis botar todo mundo em 1492, saí entrando de CPE em CPE mudando o MTU no PPPOE de cada cliente. Putz...

  7. #7

    Padrão

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mtu.JPG
Visualizações:	774
Tamanho: 	45,7 KB
ID:      	69642

    Não adiantou. Fiz o que vc falou e o MTU continua diferente do MRU, só fica igual se eu for no discador do cliente e alterar pra 1492 tb.

  8. #8

    Padrão Re: MTU PPPoe

    Fiz também e não houve alteração de MTU e nem MRU

  9. #9

    Padrão Re: MTU PPPoe

    O servidor PPPoE e o Cliente PPPoE vão negociar no menor MTU configurado neles, normalmente os roteadores vem com MTU 1500 e 1492 ao mudar para o modo PPPoE na WAN, então você vai controlar o MTU somente no servidor PPPoE, alguns roteadores residenciais permitem alterar o MTU, mas o recomendado é sempre deixar no 1492 ou 1500, e controlar isso no Servidor, lembrando que no caminho até o roteador os equipamentos (SWITCH, PTP E ETC) devem suportar a transmissão do MTU, normalmente eles vem com o MTU de 1600, mas devemos sempre conferir se o MTU está trafegando sem fragmentação, seguindo esses passos:

    No Winbox vá na aba tools e abra a ferramenta PING, coloque para pingar no IP de um cliente, vá na aba advanced altere o Packet Size para 1492 ou para o MTU atual que está configurado no PPPoE, marque abaixo a caixa Dont Fragment e clique em start para pingar novamente, se em Status aparecer a mensagem fragmentation, significa se você está com problema de MTU.

  10. #10

    Padrão Re: MTU PPPoe

    Mas é o seguinte, se eu configurar o PPPOE Server pra 1492, todas CPE's Mikrotik vem por padrão em 1480. Queria saber se tem um jeito da CPE obedecer o servidor. O único jeito que achei foi ao criar o discador pppoe na CPE, no caso SXT's, tem que setar manualmente o valor de 1492 também, o que torna mais trabalhoso e numa rede que já tem centenas de antenas configurada em 1480, fica osso mudar tudo.

  11. #11

    Padrão Re: MTU PPPoe

    Realmente tem esse problema no caso das SXT, mas se tiver funcionando sem problemas, não há motivo para alterar nas CPE, tem 3 opções, deixar como está, mudar uma por um ou executar um script em massa.

  12. #12

    Padrão Re: MTU PPPoe

    Problemas nunca se sabe se vai dar, de repente aparece alguém reclamando que algo não ta abrindo ou dando problemas e vc sempre vai ficar na duvida, acho que o correto é MRU e MTU ficarem iguais... Agora montar um script desse tipo pra alterar em massa, nao sei fazer.