+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question 5G ameaça aos pequenos ISPs

    Bom dia pessoal, gostaria de saber as opiniões dos amigos se o 5G pode ou é de fato uma grande ameaça aos pequenos ISPs.

    Na minha opinião não será se ainda tiver franquia de dados, mas se eles superarem esse gargalo aí fu*** pra nós, hahaha.

    Abraço,

    Isaac Souza

  2. #2

    Padrão Re: 5G ameaça aos pequenos ISPs

    Acompanho esse fórum desde a época em que ia chegar o 3G e disseram que iria ser o fim do pequeno ISP. A mesma coisa aconteceu antes da chegada do 4G e esta acontecendo o mesmo com o 5G.
    A grande ameaça aos pequenos, são as grandes que ja estão expandindo as redes para as pequenas cidades e locais onde antes não tinham interesse, que agora tem.

  3. #3

    Padrão Re: 5G ameaça aos pequenos ISPs

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Acompanho esse fórum desde a época em que ia chegar o 3G e disseram que iria ser o fim do pequeno ISP. A mesma coisa aconteceu antes da chegada do 4G e esta acontecendo o mesmo com o 5G.
    A grande ameaça aos pequenos, são as grandes que ja estão expandindo as redes para as pequenas cidades e locais onde antes não tinham interesse, que agora tem.
    Tava dando uma pesquisada aqui e vi isso

    https://www.oficinadanet.com.br/band...nda-larga-fixa

    Hahaha, enquanto o mundo inteiro corre para implantar o 5G no Brasil se pede pra atrasar o 5G e franquia na internet fixa.

    Pelo visto não vai ser mesmo uma ameaça aos pequenos provedores.

  4. #4

    Padrão Re: 5G ameaça aos pequenos ISPs

    Citação Postado originalmente por isaacsouza17 Ver Post
    Na minha opinião não será se ainda tiver franquia de dados, mas se eles superarem esse gargalo aí fu*** pra nós, hahaha.

    Abraço, Isaac Souza
    Não sou dono de provedor, mas nunca e jamais será ameaça aos provedores; a não ser que a dona ANATEL abra as pernas, e legalize também aquilo que as operadoras querem, que é limitar por pacotes de franquias também a internet fixa em geral!


    O risco de um dia haver internet de celular sem limites de franquias, será o mesmo de você ser atacado por um leão africano na praça de sua cidade!

  5. #5

    Padrão Re: 5G ameaça aos pequenos ISPs

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    O risco de um dia haver internet de celular sem limites de franquias, será o mesmo de você ser atacado por um leão africano na praça de sua cidade!
    Não coloco a mão no fogo por isso aí não. As mesmas operadoras que no Brasil praticam franquia, em outros países oferecem Internet móvel ilimitada e acessível. A Internet é a mesma, as demandas de mercado são as mesmas. No Brasil isso só está atrasado devido às regulações e proteções de mercado às grandes, arquitetados pelo lobby das operadoras na Anatel. Nem em infraestrutura dá para colocar a culpa mais: backbone óptico pelo país todo, até em cidade pequena, está igual mato, com mais regiões servidas do que carentes de banda.

    Assim que a demanda do mercado se tornar mais forte, porque a dependência da Internet para todo tipo de aplicação, inclusive as que fazem uso intensivo de dados, só aumenta, vai trazer mais ganho - ou menos perdas - às operadoras atender isso do que insistir em regulações. Isso considerando a tendência da Anatel de simplificar o mercado, que vem ocorrendo há algum tempo, considerando que não deem uma guinada no sentido contrário e engessem o setor para garantir o lucro das operadoras a todo custo. Mas no cenário político do Brasil, que tem flertado com liberdade de mercado, duvido ir nesse sentido, então pode esperar que as operadoras vão sair da competição no modo easy, com auxílio do Estado, e passar a ouvir a demanda dos consumidores. E é aí que franquia de dados na Internet móvel vai começar a deixar de ser problema, com a adoção de limites razoáveis e interessantes, ou mesmo o fim deles.

  6. #6

    Padrão Re: 5G ameaça aos pequenos ISPs

    Ola , pessoal !!! nao existe ameca pior ... A grande ameaça dos pequenos e grandes provedores, são eles msm que esta em uma concorrencia desleal praticando precos porcos de dizer com banda altas .. gente vendendo 10 15 mega por 30 40 reais .. isso sim e o grande problema ... alem de danificar ''estragar cabos e fibra'' de outro provedor ainda pratica precos abaixo do mercado ... so quem sai ganhando e o cliente que ainda curte com nossa cara que trabalhamos o tempo todo para vender banda praticamente gratuita .. hj pode vim ate o 100G das operadores que nao nos afeta pq msm pequenos .. SOMOS OS MELHORES !!! Parabens aos colegas do ramo que estao lutando a cada dia para manter e mandar sinal nos lugares mais carentes.. forte abraco a todos ... e vamos tentar melhorar os precos !!!

  7. #7
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: 5G ameaça aos pequenos ISPs

    Quando meus filhos entraram na idade pré-escolar começaram a surgir pequenos provedores locais, começaram a surgir provedores usando os próprios roteadores domésticos e neste século disparou o crescimento desses provedores.
    Esses pequenos provedores ganham uma coisa, atendimentos diferenciados por terem uma base de atendimento nas pequenas cidades ou bairros que é muito bom para idosos ou pessoas com certa dificuldade de locomoção. Grandes operadoras raramente vão às residências a qual basta reiniciar o roteador ou simplesmente desconectou-se da tomada elétrica, problema resolvido em menos de 4 horas a partir da reclamação.

    Rede 2.5 G; 3 G; 4 G; e agora 5 G ou sabe lá tantas Gs com limite de banda sem limite de banda, boa velocidade ou baixa velocidade tem mercado para todos. Onde moro são 6 provedores de serviços numa população de 12 mil e 7 mil na zona rural e distritos mais povoados.
    Telefonia fixa custa 80 Reais e outros tantos para ADSL de 600 K, um link de um pequeno provedor custa 50 Reais mais 50 para cada idoso perfazendo 150 num casal de idosos; uma economia de 10 Reais que pode ser pouco, mas bom para eles que consome mais da metade da aposentadoria em remédios, fora os gratuitos.

    No meu caso em particular, que moro sozinho dentro de alguns anos não terá sentido mais internet fixa. Só o mantenho por conta do streaming de vídeo, por que televisão local não existe e programação cada vez mais a desejar ou posso assistir mais tarde pelo streaming. Me ausentarei por alguns dias, usarei via rede de celular saberei logo como vou me proceder nos próximos meses; tenho uma franquia de 30 GB ou 33 GB e no mês passado consumi 130 MB e desliguei o roteador várias vezes para manutenção fisica local. Em outra operadora gastei 150 MB em 4 horas sem usar.

    Ameaça aos pequenos será mais conta do péssimo atendimento, por que acredito que o pior PROCON é ver seu cliente trocar de provedor na sua frente. Não é B.O. ou justiça que mudará o mau provedor.
    Na raiva cancelei o contrato com uma operadora, atendente me informou que perderia meus contatos; simplesmente disse que 20 dias sem telefone( chip) o prejuízo maior não existe e pagarei o dobro para ficar livre desse plano, meses depois fiz com outra operadora a qual mantenho até hoje. Aconteceu a mesma coisa com provedor de internet.

    Seja uma grande como Vivo, Claro, Tim ou Oi que detém mais de 90% do serviços de telecomunicações seus valores são na mesma faixa, mas atendimento muda e muito. Num protocolo de atendimento da Vivo gastei uns 40 minutos, com a Claro uns 15 minutos, Oi costumo gastar 30 minutos; nenhuma operadora tem atendido o número de terceiros, para isso precisa informar o CPF ou CNPJ justificando o motivo da reclamação/protocolo. Alguns médios provedores já utilizam esse procedimento.
    Respeito com o cliente e qualidade do serviço; Se tiver problema, se puder resolver "ontem" ou informa o que está acontecendo com a rede desde que não seja persistente, isso sim segura o cliente mas na primeira mancada vai perder na primeira oportunidade.

  8. #8

    Padrão

    Sou provedor dos pequenos entre os pequenos.
    O mercado regional ja chegou no seu limite, o pequeno so consegue mais um cliente se for do outro pequeno, como nao tem área de crescimento em sua região estão indo para a cidade vizinha.
    Quanto ao avanço das grandes, vai complicar para os pequenos, eles tem poder de oferecer ultravelocidades com preços "mais atrativos", pacotes combo e o cliente embarca na proposta, eles vem com apetite voraz.
    Mesmo tendo investido em fibra, vamos ficar com os clientes que realmente fidelizamos e voltar a atender as regiões que onde os grandes não atendem.

  9. #9
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: 5G ameaça aos pequenos ISPs

    Sou consumidor final, pago entre celular e internet fixa R$ 250,00 contando com us dias que ultimamente tenho atrasado, fora os R$ 15,00 de outra operadora que uso só para receber chamadas. O dia que a Claro me ofertar um combo com internet sem limite ou em torno de 100 GB neste valor, não pensarei duas vezes em aderir.
    Um sinal a -97 dBm em meu celular consigo os incríveis 60 MB de down e 20 de Up; nos horários de pico 20/15, muito além dos 3 MB embora muito estável em relação às outras que oferecem 20 ou 40 com mesmo valor.

    Existe uma margem muito grande para os pequenos crescerem, basta conhecer o perfil do cliente ou público-alvo. Internet é passageira, hoje pode ter na média 4 pessoas e 12 dispositivos conectados( PC, Celular, TV, console de jogos) e em alguns anos 2 dispositivos, quando muito 4 onde uma internet de 10 MB ou mais em uma casa não terá sentido. Em minha casa eram 16 dispositivos e hoje apenas 2 e não teria sentido em pagar por uma internet de fibra; talvez daqui a alguns anos se tiver netos mas muita coisa poderá mudar por que faço uma taxa comparativa.
    Claro: 260 MB consumida em um mês, com facebook, whattsapp, linkedin, instagran, google, you tube.( franquia de 15 + 15 GB)
    Vivo: 100 MB consumida em 4 horas sem usar e visualizei a tela mas não tinha sinal. Cheguei a consumir 300 MB em uma hora.

  10. #10

    Padrão Re: 5G ameaça aos pequenos ISPs

    Citação Postado originalmente por adrianoal00 Ver Post
    Ola , pessoal !!! nao existe ameca pior ... A grande ameaça dos pequenos e grandes provedores, são eles msm que esta em uma concorrencia desleal praticando precos porcos de dizer com banda altas .. gente vendendo 10 15 mega por 30 40 reais .. isso sim e o grande problema ... alem de danificar ''estragar cabos e fibra'' de outro provedor ainda pratica precos abaixo do mercado ... so quem sai ganhando e o cliente que ainda curte com nossa cara que trabalhamos o tempo todo para vender banda praticamente gratuita .. hj pode vim ate o 100G das operadores que nao nos afeta pq msm pequenos .. SOMOS OS MELHORES !!! Parabens aos colegas do ramo que estao lutando a cada dia para manter e mandar sinal nos lugares mais carentes.. forte abraco a todos ... e vamos tentar melhorar os precos !!!
    É realmente isso, aqui na cidade chegou mais tres concorrentes e ai chegaram dizendo que vão quebrar os outros que estão aqui.

  11. #11

    Padrão

    ... vão quebrar os outros que estão aqui.

    Para isso teriam que pegar 50% de cada um dos atuais.
    Como vao fazer isso? So se for no preço, se trabalharem de graça... se o cliente realmente foi fidelizado nao vai para outro, se for pouca diferença no preço permanecem.

  12. #12
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: 5G ameaça aos pequenos ISPs

    Aqui incluindo a Lentox( velox) são pelo menos 5 provedores de serviços. Nos dias que um está ruim outra 4 estão no mesmo caminho, incluindo as 5 operadoras de celular. Hoje será pior por que são 3 dias de chuva, e como a cidade não tem link externo por fibra vai ser muito complicado aos pequenos provedores que usam somente por painéis solares.
    Vivo e Tim não tem bateria para os rádios, Claro tem uma autonomia para umas 8 horas e a Oi cerca disso para redes de celular e 24 horas para telefonia fixa e dados interno.
    Dois dos pequenos possuem além de baterias, grupos geradores estacionários mas no primeiro dia de raiva, com fidelidade sem fidelidade ele troca de operadora sem pestanejar. Uma operadora de celular logo após o término de fidelização bloqueou o meu número e nem eles conseguiram resolver, mas contas vieram mesmo bloqueado.

    Oi é uma daquelas que jamais deveria estar com tamanha dificuldade financeira, o mesmo com INSS. Presente em 25 estados e DF na telefonia fixa, celular em pequenas cidades só tem a Oi e no entanto está em último dentre as 4 maiores. Redes de celulares a Vivo é maior do país mas Claro( América Mobil) é a mais das Américas com 270 milhões de clientes mais ou menos.
    Qualidade no atendimento, derruba qualquer empresa seja ela gigante ou microempresa; cliente quando liga ou vai em uma loja, pode ser para elogio, desabafo, busca de uma solução ou simplesmente dizer que posso ser futuro cliente, até mesmo adeus a essa empresa e pior PROCON do que isso não existe.

  13. #13

    Padrão Re: 5G ameaça aos pequenos ISPs

    Estou acompanhando as discurções do 5g e posso dizer que o pequeno provedor ainda vai sobreviver por muito tempo. Primeiro o spectro do 5g nao vai longe entao se vc nao mora pertinho dos grande centros aprincipio pode esquecer o 5g, ate que a operadora coloque uma celula no seu bairro pode demorar. Segundo, as ondas de radio do 5g nao vai ser de qualidade no interior das residencias devido atenuaçao grande. Tercero , quem mora em zona rural pode esquecer o 5g amenos que vc more bem pertinho de uma torre de celular.
    Muita gente fala sem saber nada de radiofrequencia. Mesmo a operadora colocando uma celula 5g na sua torre ainda vai continuar recebendo o link principal por radio digital na sua torre como acontece hoje. Portanto o 5g so sera para alguns nos primeiros 10anos .

  14. #14
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: 5G ameaça aos pequenos ISPs

    Onde moro um I-Phone pega taxas melhores do que Android( Motorola), 63 M contra 45 M no mesmo local, mesmo plano e mesma operadora; Na real fora das medições foi praticamente o mesmo. Claro usa banda 3 nesta cidade em 4 G.
    No Wi-fi em 5 GHz e potência de 17 dBm( 50 mw) cobriu todas as dependências da casa com taxa mínima de 8 M e em 2,4 GHz caiu para 3 M mas o alcance chega ao triplo com taxa de 1 M.

    No celular o alcance varia muito de acordo com a marca, em alguns casos discutível até demais.
    Motorola basta ter um ponto, completou a ligação basta levar ao ouvido se consegue falar na maioria das vezes, outros no mínimo 2 ou 3 barrinhas; além disso o G 7 é compatível com 4 G (chip 2), menos LTE conforme a versão se usado com 2 chips e G 5 e 6 em 3G ( chip 2); enquanto ainda alguns fabricantes insistem com 2G ou gsm apenas no chip 2.
    Digamos tem 5G na cidade, chip 2 apenas com 2G ou gsm, fica complicado por que essas frequências serão desativados para dar lugar justamente aos 5G ou 6G quem sabe.

    Segundo GSM, dentro de alguns anos não teremos mais espectro de frequência livre para operar nas grandes metrópoles. Cogita-se em utilizar faixa de 4,5 GHz e 6 GHz utilizados nos satélites domésticos; estas irão para bandas mais elevadas; Lembro que anos atrás o Brasil pediu o uso em 17 GHz e 22 GHz para satélite doméstico e teve o veto da NASA, celular nem existia ainda no mercado. Não tardará em chegar aos 50 GHz.

    Não importa se os pequenos ISPs usam em 900, 2400, 5,cabo, fibra se não tem qualidade( estabilidade na banda vendida), rapidez na solução de problemas é uma ameaça de qualquer forma.
    Se for na demora, fico com as gigantes mesmo ou faço um plano de celular mesmo. Tenho direito a 15GB + 15GB, e me ofereceram acho que 30GB + 30 GB mais passaporte; dificuldade me impediu em aderir o plano. Se fosse cerca de 100 GB + 100 GB, faria e cancelaria a internet fixa. No meu caso o tempo máximo para solução foi de 4 horas, normalmente em torno de 5 minutos.
    Um provedor aqui chegou a demorar 28 dias, mas boleto/fatura chegou normalmente e tive de pagar o mesmo aconteceu com a Vivo.

  15. #15

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Essa materia é só mais uma materia pra ter o que falar, o 5G nunca vai ameaçar as operadoras de telefonia e nem de tv, pode mudar a forma como a tv será entregue ao consumidor, até pq quem detém os direitos de tv será quem vai entregar o 5G. Ai o cara chega e diz há mais tem o iptv, tem isso e tem aquilo, hora existe tecnologia pra grandes operadoras limitar a internet pra esses serviços, muitas já fazem e as que não faz só precisam ter algum interesse pra fazer tambem, o Traffic Shaping já é bem conhecido entre quem trabalha com telecom e se vc acha que essa limitação já é ruim pro iptv ou outros conteudos piratas como esses saites de filmes ai da vida imagina um Traffic Shaping programado para derrubar geral essas conexões e logo agora que a vivo, a claro, a oi e quem sabe lá o que mais pode passar a entregar seus serviços de tv pela internet e vai tolerar mesmo que o cara use um iptv bacana no seu 5G? Afetando diretamente os seus serviços? Vai não irmão, e vc não pode reclamar pq é ilegal e pronto. pode ser diferente mais saiba se realmente esses piratas ameaçar e os grandes querer acabar eles acabam pq eles podem e pronto é só querer. ai quando o iptv travar geral ou ficar travando ai vc vai no procom e diz meu iptv não presta, não adianta dizer que é a internet pq hoje já existe tecnologia pros grandes provedores chegar e provar que a internet esta dentro dos padrões, ele prova fácil.
    Agora os Pequenos provedores que não investir, realmente será engolido, pq o provedor que entregar velocidade de 10MB até 30MB vai perder a sua essência pq o cara vai ter isso na rede móvel fácil. Talvez o pequeno provedor não morra rapido ou mesmo nunca pq sempre vai ter clientes por ai.
    A festa e expectativa agora é grande, mais a realidade será outra, aguardem

  17. #17

    Padrão Re: 5G ameaça aos pequenos ISPs

    Citação Postado originalmente por edvandonet Ver Post
    Agora os Pequenos provedores que não investir, realmente será engolido, pq o provedor que entregar velocidade de 10MB até 30MB vai perder a sua essência pq o cara vai ter isso na rede móvel fácil. Talvez o pequeno provedor não morra rapido ou mesmo nunca pq sempre vai ter clientes por ai.
    Não imagino me ver numa situação de usar uma internet 5G, seja ela com velocidade de 25 megas ou 30 com planos de dados limitados, haja vista que, os provedores já oferecem isso também ilimitado; pois uso muito youtube para ver tutorias de áreas técnicas de meu interesse, e além disso seria chato demais tá controlando limite de acesso em minha rede wifi, de visitas de meus familiares em minha casa, por ter apenas X de dados ainda da minha franquia contratada. Uso uma internet da minha vizinha com apenas 10 metros de cabo de rede interligando o meu roteador ao dela; rachamos o valor de 60 reais por 4 mega de velocidade, horas chegando até 6 mega. Internet que antes era deficiente, pois era em recepção via antena CPE, e hoje é toda em rede cabeada, e oferecendo planos de altas velocidades a preços bastantes acessíveis em virtude da grande concorrência de outros provedores.

    Quando lembro que a Tim cobra tarifa de dados simplesmente só por você ter ativado sua rede de dados 3G ou 4G, sem nem mesmo acessar uma página de internet. Absurrrdooooo!