+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pool de IP Centralizado no FreeRadius

    Bom dia Pessoal,

    Estou pretendendo usar o FreeRadius para gerenciar o pool de IPs dos meus usuários PPPoE, porém não sei quais atributos devem ser cadastrados nas tabelas do mysql que o FreeRadius usa.

    Hoje já uso FreeRadius com mySQL e está funcionando OK, mas não tenho o Pool de IP centralizado ainda.

    Fiz um teste cadastrando alguns IPs na tabela radippool e informando na radreply o atributo Framed-Pool igual ao nome do pool cadastrado na radippool, mas ao tentar autenticar não da certo.

    Já se crio o pool no mikrotik com o mesmo nome cadastrado, o usuário conecta, mas dai perde o sentido de centralizar, se em cada PPPoE Server eu precisar criar a pool localmente.

    Alguém utiliza desta forma e poderia me ajudar ?

  2. #2

    Padrão re: Pool de IP Centralizado no FreeRadius

    Ninguém utiliza o radius concentrando o pool de ip's ?

  3. #3

    Padrão re: Pool de IP Centralizado no FreeRadius

    O problema nos testes que fiz é que o mysql começa apresentar comportamento errático, vai prendendo os ips ate não sobrar nenhum livre, sendo necessário criar varios remendos manuais.

  4. #4

    Padrão re: Pool de IP Centralizado no FreeRadius

    Citação Postado originalmente por m4d3 Ver Post
    O problema nos testes que fiz é que o mysql começa apresentar comportamento errático, vai prendendo os ips ate não sobrar nenhum livre, sendo necessário criar varios remendos manuais.
    m4d3 até ai tudo bem, pois são problemas que vou ter que enfrentar depois que conseguir fazer funcionar.

    neste momento necessito de ajuda para saber qual procedimento para fazer funcionar, quais parametros cadastrar etc.


    Mas de qualquer forma obrigado !
    Última edição por gustavo_marcon; 24-05-2012 às 14:43.

  5. #5

    Padrão Re: Pool de IP Centralizado no FreeRadius

    É, acho que esse negócio não deve funcionar mesmo, visto que ninguém utiliza pelo jeito.

    Qual a alternativa então para quem quer usar pool de ip ?
    hj eu deixo o ip cadastrado na base do radius de forma fixa, atrelado ao usuário, mas queria usar pool, só que sem ter que cadastrar o pool em cada rb.

  6. #6

    Padrão Re: Pool de IP Centralizado no FreeRadius

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Não costumo vender serviço, mas nesse caso, posso fazer um servidor rádius (do zero) para responder às requisições, do jeito que você quiser. (Já fiz um).
    Obrigado amigo, minha intenção é aprender.

  7. #7

    Padrão Re: Pool de IP Centralizado no FreeRadius

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Não é questão de aprender, nesse caso, o que acontece eh que pelo que o outro forista descreve o mysql da pau com esse uso específico.

    Um programa feito ESPECIFICAMENTE para esse fim, poderia funcionar melhor.

    Um servidor RADIUS não é exatamente a coisa mais complicada do mundo para programar.

    OK, pode ser melhor, mas a minha intenção não é ter um RADIUS desenvolvido do zero.

    Minha pergunta é referente a configurar o RADIUS para a função que quero, pois pesquisei mto na internet e não encontrei, e pela quantia de respostas que tive, pelo jeito pouca gente usa desta maneira.

    Mas não tem problema, fds está ai e vou ter tempo para debulhar as configurações e tirar as conclusões.

    Obrigado a todos !

  8. #8

    Padrão Re: Pool de IP Centralizado no FreeRadius

    Gustavo,

    Funciona sim, era uma dúvida que eu tinha, mas a recomendação é utilizar o pgsql e não mysql, os problemas estão relacionados ao mysql.

    Pra conseguir funcionar levei vários dias mesmo fazendo tudo corretamente, e quando funcionou (estou falando do mysql), cada dia era uma surpresa com algum comportamento errado, tive que fazer vários remendos mas não documentei nada disso, acho que vc vai ter algum trabalho pra colocar isso a rodar no mysql.

    Abraço

  9. #9

    Padrão Re: Pool de IP Centralizado no FreeRadius

    Citação Postado originalmente por m4d3 Ver Post
    Gustavo,

    Funciona sim, era uma dúvida que eu tinha, mas a recomendação é utilizar o pgsql e não mysql, os problemas estão relacionados ao mysql.

    Pra conseguir funcionar levei vários dias mesmo fazendo tudo corretamente, e quando funcionou (estou falando do mysql), cada dia era uma surpresa com algum comportamento errado, tive que fazer vários remendos mas não documentei nada disso, acho que vc vai ter algum trabalho pra colocar isso a rodar no mysql.

    Abraço
    Legal... Acho que então vou ver se faço meus testes com o pgsql, o banco não importa muito pra mim, o interessante é conseguir fazer funcionar.

    Muito obrigado pela dica. Valeu !

  10. #10

    Padrão Re: Pool de IP Centralizado no FreeRadius

    Hoje em dia esses problemas foram derrubados...
    em 2019 muita gente usa pool de ips no radius e utilizando mysql, os problemas descritos neste foram ja foram descobertos as causas e aplicadas as soluções, sem nada de remendos... hoje em dia o mysql é o banco mais usado para uso com freeradius.