Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Android 2.4Ghz MIMO

    Ola a todos gostaria de informar um bug no Android em redes WIFI 2.4ghz

    sou provedor e venho percebendo deficiência e testes de velocidade com dispositivos android em redes 2.4ghz mimo pois bem identifiquei que o defeito de baixas velocidades se da por conta do android nao usar 40mhz em largura de banda em rede 2.4ghz utilizando apenas 20mhz

    isso tem efeito imediato em testes de velocidade onde o wifi tem capacidade de transmitir velocidades superiores a um notebook e fica travado em dispositivos android, a analise se deu em dispositivos mikrotik wifi acompanhando a taxa de modulacao que estabiliza ao se conectar os dispositvos onde um notebook com placa AC conectava normalmente a uma rede wifi 2.4 com velocidade aferida de atravez do speedtest com 130mb e ja em dispositivos android nao passava de 50mb em redes 2.4


    solicito que mova este post para uma nova categoria no forum ANDROID


    OBS:

    Eis a questão será bug ou jogada de marketing com a chegada do 5G fazendo proposital a baixa eficiência do wifi para promover a venda do 5ghz?

    sera que a google pensa que somos tão ingênuos? promover a baixa eficiencia do wifi nas residencias para forcar a venda de novos dispositivos?

  2. #2

    Padrão Re: Android 2.4Ghz MIMO

    Bom dia, com as informações que passou pouco da pra afirmar, por exemplo, qual o modelo do celular?, ele o wifi de é n é n/ac, como está o hardware dele, está carregado etc, meu cel o s7 bate 120mb fácil, outra coisa 2.4 passa menos que 5.8, outra coisa nível de ruído 2.4 já está quase impossível de trabalhar.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Android 2.4Ghz MIMO

    Meu wi-fi ainda está em 2,4 GHZ e por ora vai bem, por que mesmo com -88 dBm chegando em meu celular ele trafega com o roteador a 12 M enquanto o link é 3 M, no PC é cabeado diretamente ao roteador. Quando ativo o roteador do meu celular não passa de 24 M em 2,4 GHz e em 5,8 em torno de 80 M com -80 dBm. Nesta cidade em qualquer uma das bandas está mais do que poluídas, a menos que libere 3,5 ou 4,5 além dos 7 GHz por que jogar fibra ou cabo coaxial ou mesmo UTP é uma dor de cabeça daquelas por que os postes são baixos e muitos caminhões passam com excesso de altura.

  4. #4

    Padrão Re: Android 2.4Ghz MIMO

    Chipset de smartphone as vezes é uma coisa pobre pra cacete! É uma etapa de RF minúscula, o chipset em si já custa R$ 30 ou 40 (Ou chipset de roteador decente é R$ 20! Num smartphone tem GPU de vídeo, parte de bluetooth, som, sensores diversos, gps, não só wifi!), smartphone barato com 1,5GHz e 4 cores rodando muito pior que produto de marca cada de 1GHz e só 2 cores, tudo em tese com digamos o mesmo core ARM cortex A53.

    Enfim, nunca confiem em capacidade de chipset de smartphone, um modelo será sempre muito diferente do outro.

    Mas Android é uma porcaria mesmo, não reconhece caracteres especiais em ssid nem senha conforme versão ou driver (Sim, tem drivers pro controlar igual Windows, só é mais complicado trocar o driver em uso), uns não funcionam em WPA de um roteador, outro não funciona em WPA2 de outro, é muito bagunçado. Não que iPhone não seja diferente, já coloquei uns roteadores baratos só pra um iPhone se conectar porque com config nenhuma ele se conectava numa RB.

    Limite sério de throughput é comum, geralmente é essa questão de poder de processamento do chipset. Se botar um adaptador wifi USB de R$ 20 num notebook vai ter tráfego terrível tipo 25-30Mbps, aí bota um adaptador USB de marca decente tipo TPLink com, em tese, o mesmo chipset Ralink, e tá lá 50-60Mbps em single-chain em N! Até com roteador de mesa tem muito disso, roteador Pacific com Broadcom limitado a 30Mbps, bota do lado um Linksys com o mesmo Broadcom e dá 60Mbps. São os componentes periféricos na etapa de RF, e o driver do controlador, afinal se o chipset é o mesmo só isso explica (Mas suspeito que tem chipset licenciado pra fabricante de qualidade mais baixa, ou modelos feitos com core da lateral do wafer, enquanto outros bons saem dos cores no centro do wafez, a Intel tem isso muito, processador i5 comum sai da lateral do wafer, mas os i5 EE, mais eficientes, saem do centro do wafer, em tese toda fabricação litográfica de core em wafer tem esse problema, só não sei se os fabricantes vendem separado esses chipsets feitos com a lateral).

  5. #5
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Android 2.4Ghz MIMO

    Internet tem hora que é só pura dor-de-cabeça.; muitas vezes sem lógica...
    Meus filhos são universitários em Ouro Preto, vamos lá
    1- minha filha em sua república possui internet com fibra de 10 Megas, 5 dispositivos conectados com streaming de vídeo e outros, ora e outro uma certa "travada" nos horários de pico.
    2- meu filho em outra república da mesma empresa com 100 Megas, e com 4 dispositivos conectados travando direto. Pior do que meu com 3 Megas e 6 dispositivos.
    3- Testei usando o Claro Vídeo onde foi o pior, mas Netflix e you tube foram bem mais satisfatórios. Meu filho colocou um roteador melhorando consideravelmente, por que o wi-fi do modem é uma negação segundo ele. Teste de velocidade, sempre dá conformidade da contratada, então o negócio está no roteamento com os clientes DHCP.

    Meu wi-fi possui 12 caracteres, minha filha 17 caracteres e do meu filho apenas 8 em senhas do wi-fi, será que tem algo a ver? Muitos celulares não aceitam ainda mais do que 8 caracteres e símbolos inclusive roteadores mesmo os novos.
    Para clientes da Claro, ao entrar em sua conta, a senha precisa ter uma letra maiúscula, misturada com números ou símbolos e acho que a penas as letras podem se repetir apenas uma vez; yahoo envia uma mensagem de texto ao entrar na conta no celular apagando automaticamente da tela assim que confirmar.

    Atualmente celulares da Motorola caso caia a internet no Wi-fi, ela se desconecta da rede caso a rede de dados esteja ativa, em rede estática já não acontece ou raramente isso acontece. Segundo a fabricante em função roteador a potência de RF é 20 dBm que pode ser em 2,4 ou 5 GHz e haja bateria, que no meu caso em 4 horas consumiu cerca de 50% e possui um alcance superior a muitos modelos de roteadores por aí.

  6. #6

    Padrão

    pessoal vamos focar no bug,
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bugandroid01.jpg
Visualizações:	229
Tamanho: 	213,2 KB
ID:      	69690

  7. #7

    Padrão Re: Android 2.4Ghz MIMO

    Não é bug, é limitação do Chipset do celular, a maioria só suporta 20Mhz mesmo SISO. Se o bug que vc relata aí é modulalção baixa no upload, isso aí é coisa do RouterOS, só passar tráfego que sobe.

  8. #8

    Padrão Re: Android 2.4Ghz MIMO

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Não é bug, é limitação do Chipset do celular, a maioria só suporta 20Mhz mesmo SISO. Se o bug que vc relata aí é modulalção baixa no upload, isso aí é coisa do RouterOS, só passar tráfego que sobe.
    entao um LG G5(ac), S10, XIAOMI, e o chip nao tem suporte mimo, me mostre um funcionando em 40mhz em 2.4ghz dai eu apago meu post

  9. #9

    Padrão Re: Android 2.4Ghz MIMO

    Moto Z2 Play conecta em 40Mhz. Galaxy S9, S10... Mas em 5Ghz, em 2.4 não testei.

    EDITADO: em 2.4GHz eu tenho por mim que nenhum modelo conecta em 40MHz mesmo, por alguma razão de hardware, mas não de software.

  10. #10

    Padrão Re: Android 2.4Ghz MIMO

    Não é questão de hardware muito menos de bug.

    Vem desabilitado mesmo.

    Se você tem root no telefone simplesmente editando 1 arquivo e mudando uma linha onde diz 0, trocar por 1, vai funcionar.
    Pelo que li em sites gringos é realmente para não estimular o uso de 40mhz em 2.4Ghz.
    Não tem como coexistir várias redes 40mhz em 2.4Ghz então é isso mesmo, ou usa 20Mhz ou vai para 5.8..

    Se fosse hardware: não funcionaria editando o arquivo.
    Se fosse bug: não resolveria só editando 1 linha em um arquivo.

    ta aqui ó:

    You must simply edit this line, so Open WCNSS_qcom_cfg.ini;
    This is located at /system/etc/wifi;
    Tab and hold this file and select Edit option;
    Now look for the following entry and make the following modification:
    gChannelBondingMode24GHz=0
    to
    gChannelBondingMode24GHz=1

    Tambem li que mais dispositivos tanto clientes como APs deveriam não aceitar/funcionar em 40Mhz, para isso eles deviam vir com uma opção "40mhz coexistence certified"..


    Edit: acabei de testar aqui no S9 e é isso, editou, funcionou 40mhz.

  11. #11

    Padrão Re: Android 2.4Ghz MIMO

    Boa! Excelente informação! Eu tb imaginava essa questão de 40MHz em 2.4GHz poder ter algo haver com a poluição do espectro, mas achava mais provável ser uma questão de limitação do chipset mesmo...

  12. #12

    Padrão Re: Android 2.4Ghz MIMO

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Não é questão de hardware muito menos de bug.

    Vem desabilitado mesmo.

    Se você tem root no telefone simplesmente editando 1 arquivo e mudando uma linha onde diz 0, trocar por 1, vai funcionar.
    Pelo que li em sites gringos é realmente para não estimular o uso de 40mhz em 2.4Ghz.
    Não tem como coexistir várias redes 40mhz em 2.4Ghz então é isso mesmo, ou usa 20Mhz ou vai para 5.8..

    Se fosse hardware: não funcionaria editando o arquivo.
    Se fosse bug: não resolveria só editando 1 linha em um arquivo.

    ta aqui ó:

    You must simply edit this line, so Open WCNSS_qcom_cfg.ini;
    This is located at /system/etc/wifi;
    Tab and hold this file and select Edit option;
    Now look for the following entry and make the following modification:
    gChannelBondingMode24GHz=0
    to
    gChannelBondingMode24GHz=1

    Tambem li que mais dispositivos tanto clientes como APs deveriam não aceitar/funcionar em 40Mhz, para isso eles deviam vir com uma opção "40mhz coexistence certified"..


    Edit: acabei de testar aqui no S9 e é isso, editou, funcionou 40mhz.
    Os notebooks também trabalham em 20Mhz pelo jeito, porque passsa a mesma banda que no celular

  13. #13

    Padrão Re: Android 2.4Ghz MIMO

    Rapaz, todo notebook que peguei conecta em 40MHz, alguns mais simples só SISO ou seja, uma antena só, mas todos que já mexi e nao foram poucos, pega sim 40MHz.

  14. #14

    Padrão Re: Android 2.4Ghz MIMO

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Não é questão de hardware muito menos de bug.

    Vem desabilitado mesmo.

    Se você tem root no telefone simplesmente editando 1 arquivo e mudando uma linha onde diz 0, trocar por 1, vai funcionar.
    Pelo que li em sites gringos é realmente para não estimular o uso de 40mhz em 2.4Ghz.
    Não tem como coexistir várias redes 40mhz em 2.4Ghz então é isso mesmo, ou usa 20Mhz ou vai para 5.8..

    Se fosse hardware: não funcionaria editando o arquivo.
    Se fosse bug: não resolveria só editando 1 linha em um arquivo.

    ta aqui ó:

    You must simply edit this line, so Open WCNSS_qcom_cfg.ini;
    This is located at /system/etc/wifi;
    Tab and hold this file and select Edit option;
    Now look for the following entry and make the following modification:
    gChannelBondingMode24GHz=0
    to
    gChannelBondingMode24GHz=1

    Tambem li que mais dispositivos tanto clientes como APs deveriam não aceitar/funcionar em 40Mhz, para isso eles deviam vir com uma opção "40mhz coexistence certified"..


    Edit: acabei de testar aqui no S9 e é isso, editou, funcionou 40mhz.

    Então nenhum momento falei que era hardware pois o meu hardware e dos dispositivos que temos suporta, porem nao se pode privar um perfil de uso para favorecer outro , se vc comprou o telefone com funcionalidade mimo ele tem que liberar de fabrica para todas as pessoas, como falei isso pode ter certeza que não é para melhorar o alcance em 20Mhz pois isso ja faz automático devido a modulação do SNR, agora se é bug ou mau intencionado para mim as duas coisas pois nao comprei telefone e nem meus clientes para funcionar com metade da capacidade

    AGORA PARA FINALIZAR MINHA POSTAGEM E PROCEDENTE E TEMOS QUE TOMAR UMA AÇÃO PARA SER CORRIGIDO E NENHUM CLIENTE FICAR NOS AMOLANDO QUE O WIFI NAO ATINGE VELOCIDADE

  15. #15
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Android 2.4Ghz MIMO

    Pirigoso, tem muito usuário querendo que tenha alcance com sinal cheio em qualquer ponto da casa o que na prática e na teoria mais do que impossível.
    Nos celulares são limitados a -89 dBm para wi-fi enquanto na rede de celular consigo navegar até com -107 dBm e pelo menos até onde sei no caso da Motorola a potência é de 20 dBm, podendo chegar a 28 ou 32 dBm em GSM de acordo com a fabricante.
    Na sexta feira peguei um roteador prometendo 720 M com 4 antenas e todos em 2,4 desconfiei logo de cara; melhor que consegui foi 72 M a meio metro de distância, enquanto isso consegui 86 M a 600 metros em 4 G da Claro que ironia....
    Quando me pedem para programar o modem de celular ou mesmo os roteadores, travo num canal, fixo em 20 MHz( nem todos aceitam 10 MHz) e caso possa limitar a potência em 75% ou 19 dBm até menos mas no meu caso até com 10 dBm consigo cobrir a edificação.
    Um outro detalhe, "ping" que nos celulares e notebook raramente consigamos melhor do que 120 ms, não tenho roteador em 5,8 então pouco posso dizer; mas recebo via rádio em 5,8 a atualmente está na média de 50 ms cabeado direto do roteador.

  16. #16

    Padrão Re: Android 2.4Ghz MIMO

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    Então nenhum momento falei que era hardware pois o meu hardware e dos dispositivos que temos suporta, porem nao se pode privar um perfil de uso para favorecer outro , se vc comprou o telefone com funcionalidade mimo ele tem que liberar de fabrica para todas as pessoas, como falei isso pode ter certeza que não é para melhorar o alcance em 20Mhz pois isso ja faz automático devido a modulação do SNR, agora se é bug ou mau intencionado para mim as duas coisas pois nao comprei telefone e nem meus clientes para funcionar com metade da capacidade

    AGORA PARA FINALIZAR MINHA POSTAGEM E PROCEDENTE E TEMOS QUE TOMAR UMA AÇÃO PARA SER CORRIGIDO E NENHUM CLIENTE FICAR NOS AMOLANDO QUE O WIFI NAO ATINGE VELOCIDADE
    Vai fazer o que? pegar celular por celular dos clientes, fazer root e destravar a funcionalidade?
    Vai remover a garantia de cada celular dos teus clientes?
    Acho que não né.
    Entrar em contato com uma gigante chamada Google e esperar para ver se pelo menos te respondem um email? Talvez nem respondam haha..
    Resolve o problema do teu cliente, poem um AP 5.8..

  17. #17

    Thumbs down Re: Android 2.4Ghz MIMO

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Vai fazer o que? pegar celular por celular dos clientes, fazer root e destravar a funcionalidade?
    Vai remover a garantia de cada celular dos teus clientes?
    Acho que não né.
    Entrar em contato com uma gigante chamada Google e esperar para ver se pelo menos te respondem um email? Talvez nem respondam haha..
    Resolve o problema do teu cliente, poem um AP 5.8..
    Simples e só avisar o cliente que teste de velocidade não dá pra fazer no celular. O recomendado e fazer teste de velocidade no cabo direto ligado a computador.

  18. #18

    Padrão Re: Android 2.4Ghz MIMO

    Citação Postado originalmente por lcesargc Ver Post
    Simples e só avisar o cliente que teste de velocidade não dá pra fazer no celular. O recomendado e fazer teste de velocidade no cabo direto ligado a computador.
    Exatamente, por isso vender planos de 100MB hoje em dia é besteira!!!! sendo que no padrao Wifi em N 20Mhz só passa 50MB

  19. #19

    Padrão Re: Android 2.4Ghz MIMO

    Só vai mudar quando todo mundo tiver um celular AC e roteadores AC.

  20. #20

    Padrão Re: Android 2.4Ghz MIMO

    Citação Postado originalmente por marcelorodrigues Ver Post
    Exatamente, por isso vender planos de 100MB hoje em dia é besteira!!!! sendo que no padrao Wifi em N 20Mhz só passa 50MB
    Acho que nem isso no máximo uns 35.
    Besteira não e lucro cobra-se mais e o cliente não usa. Só tem que ter disponibilidade.
    Última edição por lcesargc; 08-07-2019 às 20:27.