+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question quero extender minha conexão para mais 250 metros com cabo fe-a80.

    tenho uma rede da oi velox 15 mb na qual a instalaçao só pode ser feita até a casa da minha sogra a 250 metros de mim quero puxar esta conexão até a minha casa,ja fiz esta extensão com cabo cat5 e 2 switchs ativos só que as crianças cortavam o cabo com linha de pipa fora outros problemas que sempre apareciam, e sempre observei que a implementaçao adsl da oi sempre usa cabo fe-a80 quero saber se consigo extender com fe-a80 sem um amplificador de sinal pois este cabo é bem mais resistente.

  2. #2

    Padrão Re: quero extender minha conexão para mais 250 metros com cabo fe-a80.

    Citação Postado originalmente por leandroutp Ver Post
    tenho uma rede da oi velox 15 mb na qual a instalaçao só pode ser feita até a casa da minha sogra a 250 metros de mim quero puxar esta conexão até a minha casa,ja fiz esta extensão com cabo cat5 e 2 switchs ativos só que as crianças cortavam o cabo com linha de pipa fora outros problemas que sempre apareciam, e sempre observei que a implementaçao adsl da oi sempre usa cabo fe-a80 quero saber se consigo extender com fe-a80 sem um amplificador de sinal pois este cabo é bem mais resistente.
    Só se for uma extensão da própria linha telefônica, tirando o modem Adsl do local atual e instalando ele na sua casa.

    Para instalação pós modem (substituir o cabo de rede) não funciona.

    Se sua necessidade é levar a rede pós modem, faça um PTP via rádio e seja feliz.

  3. #3

    Padrão Re: quero extender minha conexão para mais 250 metros com cabo fe-a80.

    infelizmente a opçao PTP via rádio nao pode ser feita pos nao tem visada a muitas arvores e obstáculos na frente, esta opçao de instalar pós modem que voçe citou é se eu entendi bem fazer uma emenda no cabo metálico puxar para minha casa e lá sim usar o filtro e modem adsl?

  4. #4

    Padrão Re: quero extender minha conexão para mais 250 metros com cabo fe-a80.

    Citação Postado originalmente por leandroutp Ver Post
    infelizmente a opçao PTP via rádio nao pode ser feita pos nao tem visada a muitas arvores e obstáculos na frente, esta opçao de instalar pós modem que voçe citou é se eu entendi bem fazer uma emenda no cabo metálico puxar para minha casa e lá sim usar o filtro e modem adsl?

    Pós modem é a mesma rede com cabo LAN que você já faz. Com cabo FEaA80 é pré modem.
    Essa opção pós modem não é possível. Não vai funcionar pois o cabo FEaA80 não foi projetado pra esse tipo de uso. O núcleo dele é em aço e necessita de uma tensão maior que a porta LAN fornece para funcionar corretamente.

    Se não tem visada pra fazer PTP e rede UTP está inviável devido ao excesso de rompimentos, o que sobrou é levar a linha telefônica com o cabo FEaA80 (essa sim pode ser levada por esse tipo de cabo) e mudar o modem Adsl de casa.

  5. #5
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: quero extender minha conexão para mais 250 metros com cabo fe-a80.

    Se for usar via pública melhor nem pensar nisso.

    Um provável cliente me procurou para instalar o cabo FE-80 ou RJ 45 para outro lado da rua, perfazendo um comprimento de aproximadamente 80 metros. Disse que não o faria por $$$$ nenhum por ser contra as normas do ministério das comunicações, ele garantiu que não diria quem fez o serviço.
    Após um certo tempo depois a Oi/Velox bloqueou o telefone e dados sob alegação de uso indevido. e ele disse quem efetuou o serviço.
    Nunca confia que não será detectado alguma anomalia dentro de seu IP; nós simples mortais com um pouco de trabalho identificamos o que está havendo, imagina eles que armazenam dados em seu servidor ou data center.

    Frente ao telefone fixo, internet é barato; só não faça o errado por que com certeza vai complicar a um nível assustador.

  6. #6

    Padrão Re: quero extender minha conexão para mais 250 metros com cabo fe-a80.

    entendi mais eu moro em uma comunidade do rio de janeiro ao qual o serviço de internet que tem no local fora a oi é horrível,no caso dos finais de semana nem funciona devido ao grande trefégo e a rede deles toda é com cabo cat5 e centenas de usuários dae da ter noçao da qualidade do serviço,minha grande duvida na verdade é de seu extender a este cabo metalico por mais 250 metros ele iria ter conexão antes do modem obviamente e na minha casa faria a instalaçao do modem adsl sendo que o cabo fe -a80 por instalaçao da oi ja tem o comprimento aproximadamente de 100 metros se eu adicionar mais 250 metros eu ainda teria conexão?

  7. #7

    Padrão Re: quero extender minha conexão para mais 250 metros com cabo fe-a80.

    250m a mais de cabo de bitola decente não é muito problema, e também existe o FE100, ainda mais grosso.

    Cabo FE80 e FE100 atenuam na casa dos 15dBm por km a 2MHz (No meio da faixa que ADSL usa), 250m dá então 1/4 disso, ou 3,75dBm.

    Se o sinal já está no mínimo necessário pro data rate de 15M, que acho que é 30dB de atenuação, aumentando a atenuação pra quase 34dB obviamente terá conexão caindo toda hora. Mas é só diminuir o data rate, diminuindo a velocidade do plano. Com data rate de 10M a atenuação pode ser 39dB, ou seja, funciona mais de 600m depois de onde 15M funciona.

    Mas se com cabo UTP-08 funcionava, então com FE-80 vai funcionar igual, a resistência é diferente por ter material diferente (Um é cobre ou cobreado, o outro é ferro), mas em alta frequência a atenuação é menor no fio mais grosso (FE80é mais grosso).

    Só lembra que emenda torcendo fio é gambiarra, é porquice. Ideal é solda. Com solda não tem perda em emenda. Com fio enrolado na mão é normal as vezes perder um dBm extra, então sempre que puder solde, não emende enrolando e torcendo fio. Cabo FE80 existe em rolos de 300, 500 ou 1000m pra não ter emenda, ferro não aceita estanho facilmente, se não dá pra soldar parte pras emendas, procura por emenda pra fio FE com gel que vai achar coisa barata e que dura muito (O gel é pra não entrar água).

    E lembra que ruído ferra qualidade de conexão. Não adianta ter atenuação baixa se o SNR subir, com SNR abaixo de 12 ou 13dB vai ter conexão bem ruim pra esse data rate. E pra não ter ruído NÃO PODE passar cabo telefônico a menos de um palmo de rede elétrica, nem menos de 1m de transformador. Em região cagada com postes esmerdalhados por fio em qualquer posição isso é impossível, sempre vai quase do lado de algum cabo AC, aí o SNR fica bem baixo porque tem ruído demais, e a conexão fica um lixo, mesmo que capriche na qualidade do cabo. E agora o fato de cabo de rede ter funcionado não ajuda tanto, porque cabo de rede é trançado, a trançagem diminui ruído, mas o FE80 é reto, é afetado bem mais fácil por ruído do lado (Não por rede AC a 40cm de distância). Infelizmente não tem a venda um FE80 trançado, ou nenhum cabo trançado barato e grosso (Pra dificultar roubo), o único jeito com FE80 é passar longe de AC onde cabo de rede poderia passar pertinho (5cm).

  8. #8
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: quero extender minha conexão para mais 250 metros com cabo fe-a80.

    leandroutp, acredito que teria mas a velocidade cairá consideravelmente e logo a velox descobrirá que está em um outro endereço.

  9. #9

    Padrão

    Uma solução interessante seria passar fibra drop que esta mais barato que rede e em cada ponta um conversor de midia.
    Temos kit para isso...
    2 Conversor de midia R$ 110,00 220,00
    250m fibra .............. R$ 0,80 150,00
    2 conector fibra......... R$ 10,00 20,00

  10. #10

    Padrão Re: quero extender minha conexão para mais 250 metros com cabo fe-a80.

    Citação Postado originalmente por cleuzo Ver Post
    Uma solução interessante seria passar fibra drop que esta mais barato que rede e em cada ponta um conversor de midia.
    Temos kit para isso...
    2 Conversor de midia R$ 110,00 220,00
    250m fibra .............. R$ 0,80 150,00
    2 conector fibra......... R$ 10,00 20,00
    Precisaria de mão de obra qualificada e ferramentas caras

  11. #11

    Padrão Re: quero extender minha conexão para mais 250 metros com cabo fe-a80.

    obrigado pela explicaçao esclareceu tudo que eu queria saber,nem que eu altere a configuraçao no roteador da velox para ter uma conexão estável será bem melhor que a conexão que eles nos impoe por aqui.

  12. #12

    Padrão Re: quero extender minha conexão para mais 250 metros com cabo fe-a80.

    seria uma boa escolha se o fato de que a empresa que oferece o sinal aqui,não fosse pilantras que arrebentam cabo de fibra óptica para nos impor apenas o serviço deles ja com cabo fe eles não arrebentam pois não sabe se é telefone fixo ou apenas internet mesmo assim obrigado.

  13. #13

    Padrão

    Para preparar os conectores precisa de clivador..

  14. #14

    Padrão Re: quero extender minha conexão para mais 250 metros com cabo fe-a80.

    Use um conversor Ethernet para VDSL2, como os modelos VC-231 ou VC-201A da Planet. Vai passar até uns 100Mbps em 200m ou 300m, dependendo do modelo e qual profile você usar. Eles usam cabo FE para a comunicação até 1.4Km ou 1.6Km, dependendo do modelo, e sai Ethernet.

    https://planet.com.br/produtos/?q=vc-201a
    https://planet.com.br/produtos/?q=vc-231

    Só é meio caro, principalmente o VC-231. No ML tem esses anúncios (vai precisar de 2 unidades iguais):

    https://produto.mercadolivre.com.br/..._JM?quantity=1
    https://produto.mercadolivre.com.br/...l2-vc-201a-_JM
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1201403662-conversor-de-midia-planet-vdsl2-vc-234-_JM?quantity=1

    Só se atente que é ilegal usar postes da concessionária assim. O cabo FE, dificilmente ela ou alguma operadora vai notar se você fizer direito, igual aos outros cabos, então o risco maior (tirando um acidente de altura ou eletricidade no poste) é te pegarem enquanto estiver lançando esse cabo, principalmente sem os EPIs, escada e sinalização adequada, que denunciam de cara a irregularidade.

  15. #15

    Padrão Re: quero extender minha conexão para mais 250 metros com cabo fe-a80.

    Use radio 900mhz nanoloco 900 se tiver uma visada parcialmente bloqueada por vegetação. Ou vc pode usar cabo fe e em cada ponta coloque um powerline nao precisa ser energia 110 poi e perigoso so colocar energia de 24v que travega.

  16. #16

    Padrão Re: quero extender minha conexão para mais 250 metros com cabo fe-a80.

    obrigado pela opçao mais o custo beneficio apenas para minha residência não valeria a pena vou puxar apenas com cabo fé como ja citado em outra resposta o cabo fe suprirá os 250 e eu terei conexão.