+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Auto Interferência Power Beam 500

    Pessoal Tenho um ptp de 2,3km com power beam 500 Ac, porém notei que o processamento esta alto as vezes chega a 100%, creio que o próprio enlace esta gerando ruido, pois onde a estação está tem dois telhados de zinco de próximos, gostaria de dicas para melhorar essa auto interferência. independente do Canal que use sempre mostra "auto interferência" mesmo com interferência.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dash.png
Visualizações:	239
Tamanho: 	198,0 KB
ID:      	69697   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dash2.png
Visualizações:	165
Tamanho: 	202,3 KB
ID:      	69698  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         fresnel.png
Visualizações:	187
Tamanho: 	515,5 KB
ID:      	69699  

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leonardoads Ver Post
    Pessoal Tenho um ptp de 2,3km com power beam 500 Ac, porém notei que o processamento esta alto as vezes chega a 100%, creio que o próprio enlace esta gerando ruido, pois onde a estação está tem dois telhados de zinco de próximos, gostaria de dicas para melhorar essa auto interferência. independente do Canal que use sempre mostra "auto interferência" mesmo com interferência.

    Primeiro de todo desligue um dos radios e verifique no outro se a margem de ruido se mantem ou disminui consideravelmente.

    Isso ai parece ruido proprio do link e nao interferença co-canal.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Auto Interferência Power Beam 500

    Mantendo 1,60 metro acima do telhado deveria ao menos diminuir a interferência, apesar que prefiro com 3 metros pelo menos acima do telhado seja qual for o tipo e sempre no centro nunca na parede lateral como muitos o fazem. Quem é ou foi radioamador e, 120 metros ou mesmo 60 e conforme o caso 49 metros sabe muito bem do que estou afirmando.
    Internet de hoje é radioamadorismo de 30 anos atrás, hoje o sistema está ON 24 horas por dia e consumindo cerca de 10 a 30 watts de energia, enquanto os radioamadores chegavam a consumir pelo menos 25 watts em Rx e 80 watts em Tx até 1500 watts conforme o caso ou classe. Devido a potência de transmissão, tinham de fazer inúmeros trabalhos de modo a não interferir nos rádios Mas ou TVs das casas próximas.
    Usuário em VHF ou UHF tinham um outro problema que é o alcance limitado, aterramento, entre outros.
    Se todos seguissem pelo menos metade do que os radioamadores o faziam, teríamos uma internet de muito mas muito mais qualidade; enquanto priorizarmos "funcionando tá bom" sempre reclamaremos da qualidade.

  4. #4

    Padrão Re: Auto Interferência Power Beam 500

    Essa Powerbeam não é a primeira série com Atheros de pouco mais de 500MHz e só 64MB de ram?

    "Antigamente" quando tinha reflexo da própria antena era normal o noise floor subir, ficar tipo a -85dBm. Nos últimos chipsets o noise floor é lido certinho, mas o ruído fica mais alto. Com instalação boa é normal ter noise floor de -96dBm e piso+ruído tipo -85dBm, nesse caso aí tem -77dBm, então realmente tem sinal refletindo atrás, do lado, ou "no queixo" da antena.

    Radome ajuda com esse problema na lateral e "queixo", mas em reflexo na traseira, na estrutura da torre não ajuda, tem que afastar mais da torre. Gastar com radome é complicado, pra testes talvez era melhor fazer, complicado achar espuma pra RF.

    Mas pode testar só erguer 1 ou 2° pra cima, pro ganho no queixo diminuir um pouco, se o piso+ruído cair pra -80dBm talvez já melhore algo. Mas as vezes nem é pelo zinco lá longe e sim por estar só 20 ou 30cm pra frente da torre, precisa distância maior, qualquer 10cm a mais faz muita diferença nesses reflexos na traseira.

  5. #5

    Padrão Re: Auto Interferência Power Beam 500

    A estação está 3 metros acima do telhado de zinco em um tubo de 6 metros, próximo a estação tem uma torre com umas 10 antenas em 5.8ghz. Já encomendei 2 radomes pra testes. Sim é a PowerBeam de 1 geração 560mhz e 64Mb Ram. Vou inclinar mais antena pra ver se melhora. Notei que o cpu atinge em 100% na variação de modulação do throughput. caso não consiga passar uns 350Mb half qual radio recomendariam?

  6. #6

    Padrão Re: Auto Interferência Power Beam 500

    Vou realizar uns testes e vou atualizando o tópico.

  7. #7
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Auto Interferência Power Beam 500

    No meu bullet2,noise floor -96 dBm com antena ou sem antena em canal 3 mas com -88 em meu celular era difícil navegar ou mesmo conectar; Troquei de canal para 9 foi a -95 e com -89 até mesmo -90 consigo navegar e pelo que entendi deveria piorar...
    Usava uma antena omni 15 dBi, usei para experimento que no fim acabei vendendo e montei uma efetuando cálculo para 3 5/8 de onda, GND em espiral de 9 voltas com abertura 1/3 de onda. Jamais deveria funcionar para ter a mesma eficiência de uma antena com 15 dBi, fiz testes com 0 dBi obtendo 4 dBm de ganho em meu celular e noise floor sempre em -96 dBm. Fiz outros com a mesma especificação exceto o material da espiral e nenhuma funcionou nem a metade do que pretendia.
    Motorola, Harris, Lucent, Siemens etc tinham dados de materiais como irradiantes de diversos materiais, como bitolas, tipo tubular, multi fios inclusive alguns isolantes que poderia gerar uma reatância inclusive o ar. Tinha alguns dados para até 1,2 GHz anotados em rascunho e são bem interessantes.

  8. #8

    Padrão Re: Auto Interferência Power Beam 500

    Como lhe disse , verifica se o canal onde esta operando esta totalmente liver 100% do tempo. Tambem qual o ruido nele.

  9. #9

    Padrão

    Pessoal não importa o que eu faço continua com sinal bom, porém o radio não modula em 8x254qam, não importa que canal eu coloque sempre aparece no air view como canal com maior interferência.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ap.png
Visualizações:	158
Tamanho: 	158,8 KB
ID:      	69724   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         STAA.png
Visualizações:	136
Tamanho: 	157,9 KB
ID:      	69725  


  10. #10

    Padrão Re: Auto Interferência Power Beam 500

    Teve alguma solução?

    Estou tendo este mesmo problema aqui com uma Powerbeam 5AC 450 e não sei mais o que fazer (Ptp de 12km)
    Durante o dia funciona muito bem, mas a partir das 18 ate as 23 horas, quando aumenta o trafego na minha rede a antena fica com auto interferência, o throughput cai muito, o dbm sobe gerando lentidão na rede, só melhora quando reinicio a antena, mas logo fica ruim novamente.
    Já testei frequências diferentes, potencia e nada muda.
    Última edição por mateusspinola; 18-02-2022 às 09:20.

  11. #11

    Padrão Re: Auto Interferência Power Beam 500

    tem entrar nessa hora e verificar em cada ponto quais são as frequências estao ocupadas e se tem alguma caindo na sua. Pode ter outros radios na mesma frequência e direção , que pertencem a clientes de redes wifi e nesse horário, depois do trabalho, começam a navegar interferindo no seus rádios.
    Outro item importante é diminuir a modulação no mínimo possível, limitando a largura de banda em (10, 20 40Mhz maximo) . Dessa forma , quando menor largura de banda esta configurado, maior a potencia de saída de seus rádios .

  12. #12

    Padrão

    Será que pouco link para alta demanda pode causar esta auto interferência?
    Pois já testei varias e varias frequências e a interferência ou ruído sempre acompanha a frequência que escolho.
    Meu link dedicado atualmente é de 100mb, mas a noite o consumo na minha rb chega a bater varias vezes picos de 180 a 200mb.

    lembrando que o ruído é somente no AP.
    Última edição por mateusspinola; 26-02-2022 às 14:17.

  13. #13

    Padrão Re: Auto Interferência Power Beam 500

    Diminui a potencia em 10dB em ambos lados e tambem largura de banda para 10MHz. Seus radios estao com potencia muito alta.

  14. #14

    Padrão

    Seu diminuir a potencia em 10db vai passar pouca banda

  15. #15

    Padrão Re: Auto Interferência Power Beam 500

    quando menos potencia voce transmite , mais banda consegue passar.

    mais potencia>>>menor banda
    menos potencia>>>maior banda

    Primeiro de todo tem configurar o radio para condições de menor interferência, isso significa diminuir potencia e banda. Uma vez eliminada a interferência começa aumentar banda e potencia aos poucos ate onde conseguir atender sem interferência.