+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão IoT (LoRaWan) - Saudades deste forum.

    Bom primeiro demais nada queria dizer que fico muito feliz em conseguir recuperar a minha conta no forum. As minhas primeiras postagens foram feitas em 2006 e de lá para cá muita coisa aconteceu em minha vida. Virei Papai, tive um provedor, quebrei, fui contratado em uma universidade mesmo com pouca experiencia e apesar disto tudo sobrevivi.

    Hoje estou aqui novamente podendo fazer parte desta comunidade que ao longo de alguns anos me trouxe muito conhecimento.

    Sendo assim hoje volto ao forum fazendo duas perguntas aos queridos colegas

    Quem já esta usando LoRaWan em suas redes?

    Vocês conseguem enxergar oportunidade em redes IoT LPWAN?

    Obrigado a todos e quem poder responder eu tenho muito a agradecer pois gostaria de começar a discutir o mercado de internet das coisas com vocês.

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: IoT (LoRaWan) - Saudades deste forum.

    Citação Postado originalmente por balisteri Ver Post
    Bom primeiro demais nada queria dizer que fico muito feliz em conseguir recuperar a minha conta no forum. As minhas primeiras postagens foram feitas em 2006 e de lá para cá muita coisa aconteceu em minha vida. Virei Papai, tive um provedor, quebrei, fui contratado em uma universidade mesmo com pouca experiencia e apesar disto tudo sobrevivi.

    Hoje estou aqui novamente podendo fazer parte desta comunidade que ao longo de alguns anos me trouxe muito conhecimento.

    Sendo assim hoje volto ao forum fazendo duas perguntas aos queridos colegas

    Quem já esta usando LoRaWan em suas redes?

    Vocês conseguem enxergar oportunidade em redes IoT LPWAN?

    Obrigado a todos e quem poder responder eu tenho muito a agradecer pois gostaria de começar a discutir o mercado de internet das coisas com vocês.
    KKK
    Rapais o fórum mudou e mudou muito agora o fórum é visitado ó por aqueles que querem saber como configura mikrotik como faz pra montar provedor com mil reais etc

  3. #3

    Padrão Re: IoT (LoRaWan) - Saudades deste forum.

    [QUOTE=Bruno;840979]KKK
    Rapais o fórum mudou e mudou muito agora o fórum é visitado ó por aqueles que querem saber como configura mikrotik como faz pra montar provedor com mil reais etc





    Assino em baixo

  4. #4

    Padrão Re: IoT (LoRaWan) - Saudades deste forum.

    Pensamos da mesma forma então!

  5. #5

    Padrão Re: IoT (LoRaWan) - Saudades deste forum.

    antigamente se começava com mil mesmo..rsrsrs
    eu começei com com uma omni 2.4 e um ap..nem era mikrotik...
    colocava aquelas antenas de grade aquário.
    depois me aperfeçoei em mikrotik...fibra etc...
    hoje para começar um provedor ná fibra r$100.000,00 no minimo...
    pra começar...
    não me esqueço como começei ...
    não cuspão no prato que vcs já comeram...

  6. #6

    Padrão Re: IoT (LoRaWan) - Saudades deste forum.

    Internet de 128 ou 256kbps vai até em modo B com anteninha barata, é protocolo pra 4Mbps, nem agregado pessoal tinha isso mesmo com 50 clientes. Hoje protocolo que dá conta de 100Mbps pessoal quer meter 50 clientes de 10Mbps, são mundos muito diferentes, em 2006 wifi sobrava (Em banda, e canais livre), hoje mais do que falta.

    Sobre Lorawan, cai no problema dos rádios simples, placas PCI e USB de talvez 10 anos atrás: Chipset pobre, falta poder de processamento pra essas plaquinhas.

    Tá certo que o foco é alcance e não velocidade, mas que tipo de equipto precisa transação a digamos 4800bps? Serve pra umas automações tipo ligar ou desligar lâmpada, acionar alarme, acionar ventilação ou ar-condicionado, são coisas que no geral tem rede AC interligando, aí fica mais barato usar módulos com padrões diversos, padrão PLC mesmo sai caro, mais fácil algum protocolo bobo serial com modens pra automação tipo TDA5051, custa R$ 10 por lado, muito mais em conta que módulo via RF, e com os mesmos 20kbps de limite.

    Se fosse pra casa dos 1200kbps dava até pra link de voz (Porteiro eletronico e cia), e mesmo vídeo em qualidade um pouco inferior (Melhor que VGA!), e trocar MUITO dado real-time com dispositivo de monitoramento.

    Já perdi a fé nesses protocolos faz tempo, módulo da ZigBee tem 20kbps faz tempo, a 2,4GHz (Aproveitar antenas de grade, 24dBi, de provedor falido) vai acho que pra 200kbps (Dá pra áudio de boa), mas é caro, tem documentação aos montes, pessoal compra pra brincar na oficina, mas na hora de comprar umas duzias pra automação industrial aí fica caro demais (E olha que CLP pra elas é geralmente um assalto de tão caros pra simplicidade que tem). E Zigbee também tem respaldo da IEEE, não é protocolo fechado qualquer, só que... muita promessa e pouco uso prático. APOSTO que Lora vai passar por isso também, módulos baratos por mais bobos ou restritos que sejam pelo menos permitem muito uso, mas no geral se tropeça no alto custo do Raspberry, e pouca gente sabe mexer com um compatível barato de arduíno (Uso uns Digispark de R$ 25). Basicamente IoT vira produto pra riquinho, a maioria não pode pagar por lavadora de R$ 2000 com isso sendo que versões comparáveis mas sem nada de IoT custam R$ 1300.

    (CPE 5,8GHz 802.11A em 2008 passavam por isso, só riquinho comprava já que tinha solução comparável 2,4GHz por metade do preço)

  7. #7

    Padrão Re: IoT (LoRaWan) - Saudades deste forum.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Internet de 128 ou 256kbps vai até em modo B com anteninha barata, é protocolo pra 4Mbps, nem agregado pessoal tinha isso mesmo com 50 clientes. Hoje protocolo que dá conta de 100Mbps pessoal quer meter 50 clientes de 10Mbps, são mundos muito diferentes, em 2006 wifi sobrava (Em banda, e canais livre), hoje mais do que falta.

    Sobre Lorawan, cai no problema dos rádios simples, placas PCI e USB de talvez 10 anos atrás: Chipset pobre, falta poder de processamento pra essas plaquinhas.

    Tá certo que o foco é alcance e não velocidade, mas que tipo de equipto precisa transação a digamos 4800bps? Serve pra umas automações tipo ligar ou desligar lâmpada, acionar alarme, acionar ventilação ou ar-condicionado, são coisas que no geral tem rede AC interligando, aí fica mais barato usar módulos com padrões diversos, padrão PLC mesmo sai caro, mais fácil algum protocolo bobo serial com modens pra automação tipo TDA5051, custa R$ 10 por lado, muito mais em conta que módulo via RF, e com os mesmos 20kbps de limite.

    Se fosse pra casa dos 1200kbps dava até pra link de voz (Porteiro eletronico e cia), e mesmo vídeo em qualidade um pouco inferior (Melhor que VGA!), e trocar MUITO dado real-time com dispositivo de monitoramento.

    Já perdi a fé nesses protocolos faz tempo, módulo da ZigBee tem 20kbps faz tempo, a 2,4GHz (Aproveitar antenas de grade, 24dBi, de provedor falido) vai acho que pra 200kbps (Dá pra áudio de boa), mas é caro, tem documentação aos montes, pessoal compra pra brincar na oficina, mas na hora de comprar umas duzias pra automação industrial aí fica caro demais (E olha que CLP pra elas é geralmente um assalto de tão caros pra simplicidade que tem). E Zigbee também tem respaldo da IEEE, não é protocolo fechado qualquer, só que... muita promessa e pouco uso prático. APOSTO que Lora vai passar por isso também, módulos baratos por mais bobos ou restritos que sejam pelo menos permitem muito uso, mas no geral se tropeça no alto custo do Raspberry, e pouca gente sabe mexer com um compatível barato de arduíno (Uso uns Digispark de R$ 25). Basicamente IoT vira produto pra riquinho, a maioria não pode pagar por lavadora de R$ 2000 com isso sendo que versões comparáveis mas sem nada de IoT custam R$ 1300.

    (CPE 5,8GHz 802.11A em 2008 passavam por isso, só riquinho comprava já que tinha solução comparável 2,4GHz por metade do preço)

    Olá bom dia. Entendo todos os seus questionamentos.

    Vamos tentar esclarecer algumas coisas. Veja que hoje existe um movimento chamado cidades digitais. Muitos provedores sabem muito bem o que é isso.
    Quando falo em mercado de negócio para IoT não estou falando de eletrodomésticos conectados. Eu estou me referindo a um sistema aonde vc vai poder conectar sinais de trânsito, lixeiras, medidores de água, luz e gás, sensores para desastres naturais, sensores urbanos e uma outra infinidade de sensores.

    Veja que LoRa é uma tecnologia voltada para sensoriamento e atuadores. Sensores que em ambientes urbanos chegam a 5km e rural a partir de 15km.

    Muitos já ouviram falar da American Tower né. Ela esta instalando LoRa nas maiores cidades do Brasil.
    A própria Mikrotik já esta entrando no mundo LoRa por causa da demanda da Europa.
    Pensar em máquina de lavar conectada trás uma limitação no modo de pensar em como ganhar mais dinheiro.
    Eu por exemplo tenho uma startup que desenvolveu um sensor de Nível. Ele é capaz de medir nível de alagamento, nível de rios, níveis de reservatórios, níveis de silos, níveis de barragens e isso em cima da tecnologia LoRaWan.
    Estamos falando de um mercado de 25 bilhões de dispositivos até 2025. Vai ter muita oportunidade ai pela frente. Levantar essa discussão é mais pelo sentido de fazer os companheiros que tem provedores em pequenas cidades vislumbrar a possibilidade de outros modelos de negócio. Não se limite pelo que vc acredita . Abra a mente.
    Quantos provedores aqui cobrem áreas rurais ou até mesmo tem redes para levar a Internet a fazendas e produtores rurais? Estamos diante de uma oportunidade fantástica. Só precisamos entender melhor os próximos passos. Eu por exemplo já estou dando.

  8. #8

    Padrão Re: IoT (LoRaWan) - Saudades deste forum.

    25 bi só no Brasil. Vejam o estudo do BNDES para IoT no Brasil.

    https://www.bndes.gov.br/wps/portal/...-para-o-brasil

  9. #9

    Padrão Re: IoT (LoRaWan) - Saudades deste forum.

    Redes com 5 gateways comportam alguns milhares de dispositivos.