+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com PTP entre duas SXT 5nD r2

    Sou novo com rádios e estou configurando, para mim, um PTP entre dois rádios mikrotik SXT 5nD r2 com firmware atualizado na última versão.
    Segundo o google maps os locais estão à 600mts um do outro, assim tento configurar para 1km para arredondar. Não há visada total pois existe 2 árvores à frente do rádio de saída (station). Sendo a internet do station de 50mb.
    As dois rádios estão em astes de 3mts, porém com a altura das edificações no station cerca de 6mts e na chegada (AP) cerca de 7 mts de altura.
    Com esse cenário, estou tentando utilizar qualquer forma possível para passar um throughtput razoável, porém não estou conseguindo.
    Já tentei WDS, CPE -> CAP, PTP Bridge AP -> PTP Bridge CPE, e tbm na nova atualização de firmware apareceu uma forma chamada setup repeater (acredito que seja uma forma de repetidor de sinal). Em todas essas formas consigo comunicação, porém a 'internet' é muito lenta. Não rodando direito nem um vídeo do youtube em resolução baixa.


    Como li várias discussões aqui, solicito uma ajuda para melhorar as configurações.
    Segue imagens das configurações da station e do AP:
    Station
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Station.png
Visualizações:	125
Tamanho: 	134,0 KB
ID:      	69728
    AP
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP.png
Visualizações:	149
Tamanho: 	131,2 KB
ID:      	69729
    Wireless Tables Registration
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Wireless Tables.png
Visualizações:	94
Tamanho: 	3,0 KB
ID:      	69730

    Se alguém puder dar alguma dica, agradeço;

  2. #2

    Padrão Re: Problema com PTP entre duas SXT 5nD r2

    Infelizmente não tem como.
    Nessa distância você tem como conseguir -55 facilmente o que seria suficiente para o link que você precisa.
    Essas árvores estão impedindo isso.
    Encontre um local ou outra forma de fazer o link com visada total.
    E não tem o que fazer, wireless 2.4.. 5.8 precisa de visada.
    Se não tiver como resolver a questão das árvores, vá de nano M9 mas você não vai conseguir todo esse troughput que você quer.. pelo menos vai ficar "usável"..

  3. #3

    Padrão Re: Problema com PTP entre duas SXT 5nD r2

    Mas essa nano M9 não é mais fraca? e a antena dela é 7,5DBi, não é menor o alcance em relação ao SXT 5?

  4. #4

    Padrão Re: Problema com PTP entre duas SXT 5nD r2

    A M9 trabalha em 900mhz, frequência que consegue lidar melhor com obstáculos.
    Faz uma simulação aqui:
    https://link.ui.com/

  5. #5

    Padrão Re: Problema com PTP entre duas SXT 5nD r2

    Mas não invista muita coisa em 900MHz se não tiver possibilidade de devolver ou revender isso, porque a penetrabilidade da faixa não é uma maravilha.

    Se uma árvore "mata" uns 30dBm do sinal, a 900MHz vai matar uns 15-20dBm, ou seja, se o sinal é 20dBm mais baixo que devia, ao mudar pra 900MHz ele ainda vai ficar 10dBm mais baixo que devia.

    (Se tem -88dBm hoje (Chain1, nivele sempre pelo pior), com antena de 16dBi em 900MHz talvez teria -72 a -74dBm, mas como a antena dos Loco M9 é menor ainda teria um lixo de sinal, abaixo de -80dBm, que mal dá pra MCS0!)

    Fora que não tem opção de canal muito largo em 900MHz, a capacidade de tráfego não é grandes coisas nem em condições ideais, e a coisa piora MUITO com obstáculos, a legibilidade do pacote é baixa porque tem muito reflexo, se conseguir muito mais que 10-15Mbps com visada totalmente obstruída em 900MHz se considere um grande sortudo.

    MCS0 trafega na real 5-6Mbps em PTP distante a digamos -80dBm mas COM VISADA! Onde as antenas tem ganho mais baixo que devia um data rate baixo (Fixo, nada do modo dona-de-casa deixando em automático) dão trhougput mais baixo mas ESTÁVEL, 5Mbps de tráfego real com ping de 4ms o dia todo, não isso de 2-10Mbps com ping variando de 4 a 250ms e com 30% dos pings sendo perdidos. Sinal baixo COM VISADA ainda serve pra algo, seja em 900, 2400 ou 5800MHz, mas sinal baixo devido a obstáculos não serve pra nada, 900MHz não faz milagre com isso, o problema é pacotes chegando com ns de atraso devido a terem refletivo em alguma coisa, a legibilidade dos bits numa analise espectral vai pro lixo, só dá pra pagar por equipto 900MHz e der pra devolver caso não sirva pra nada, porque é essa a realidade da maioria de quem compra (Eu revendi muitos que não me serviam, e a maioria queria devolver porque não serviu pra falta de visada que tinham).

    O que é garantido é erguer antenas. Tubo 3" de 10m dá pra estaiar fácil, só 3 estaios seguram (Isso com antena de celular que é arrastada aos montes pelo vento. SXT é compacta). Sem visada eu não investiriam nem 1 centavo em 900MHz, a propaganda é muito diferente da prática, a zona de Fresnel a 900MHz é gigante, pra MCS0 até quebra altos galhos, mas quem tem conexão de 1Mbps hoje que se satisfaria com ping de 200ms e perda de 10%? Não é o tipo de conexão que serve pra maioria hoje.

  6. #6

    Padrão Re: Problema com PTP entre duas SXT 5nD r2

    Obrigado aos senhores pelo retorno.
    Minha dúvida era essa explicitada porque por mais estranho/básica que seja as configurações, no meu uso, tenho cameras de segurança no qual saem do AP em direção ao Statio e consigo visualiza-las sem travamento na rede do station, porém o inverso que está ruim e isso que não tenho entendido.
    Assim, Se eu (dentro da rede station) acesso solicitando algo da rede do AP a rede fica "usável", porém se tento acessar algum vídeo do youtube (dentro da rede AP) por exemplo, a internet é lenta.
    Não estava entendendo isso.
    Agora que explicaram melhor a questão de rate baixo e tal, não tenho o que fazer mesmo. Nem trocar, conforme a explicação do rubem.