Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quedas a noite retorno pela manhã.

    Bom Dia amigos,
    Alguns provedores aqui do Rio de janeiro estão passando por um problema igual chega umas 19h a conexão do cliente cai e só retorna pela manhã.
    Aqui onde eu trabalho começa um dia a cair 19h, 23h, dura a madrugada toda e volta pela manhã, parece que alguém desligou em tal hora e de manhã foi la e ligou novamente, isso está ocorrendo todos os dias, não sabemos mais o que pode ser.
    Ja aconteceu isso com alguém aqui do forum?
    Abçs

  2. #2

    Padrão Re: Quedas a noite retorno pela manhã.

    Amigo, o que que cai? O fornecimento de link? Qual tipo de link vocês usam aí, xDSL, dedicado na fibra, rádio...? Quais tecnologias de transmissão usada pelos provedores que tão tendo esse problema? De longe já fica difícil dar um diagnóstico, sem detalhe técnico algum da rede dos provedores daí, fica complicado!

  3. #3

    Padrão Re: Quedas a noite retorno pela manhã.

    Bom dia.
    Passa contato também sou do Rio.
    Achando a a solução colocamos aqui no fórum claro .

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Quedas a noite retorno pela manhã.

    Aqui todos os provedores inclusive redes de celulares costumam reiniciar o equipamento das 6:00 até 8:00 horas e nos dias quentes após 16:00 até 20:00 horas que duram cerca de 3 minutos.
    Um provedor que tive contrato, quando acontecia o roteador não conseguia rediscar precisando reiniciar ou mesmo reset na configuração de fábrica. Até que um belo dia, saí com eles e "caçar" o que causava isso e travou todos os outros provedores; era um roteador de um cliente que fazia toda essa confusão, bastou trocar...

    Deve ser algum vírus alojado em algum servidor de acesso desde o link primário até o último usuário no caso cliente. Algum erro na segurança ou mesmo no gerenciamento.

    Nos roteadores anteriores a este, semanalmente tinha de fazer escaneamento e atualmente no primeiro final de semana quase que sem necessidade e o yahoo mostra as trapalhadas nas letras ou mesmo caracteres.

  5. #5

    Padrão Re: Quedas a noite retorno pela manhã.

    olá Nilton Nakao, boa tarde!

    o que vcs fizeram pra descobrir qual cliente, qual roteador ?

    o que o roteador tinha de errado pra "travar a rede" ?

  6. #6

    Padrão Re: Quedas a noite retorno pela manhã.

    Em um outro tópico vi este esta reposta.Achei que tem sentido.
    "
    Prezados colegas;
    A CCR 1016/1036 e demais CCR tem um sério problema de balanceamento de carga dos processadores e o que ocorre é que, quando 01 processador TOPA 80% ela começar a lerda o processamento dos pacotes pppoes e consequentemente a latência sobe para todo roteamento, isso ocorre mais facilmente para quem usa o THUNDECACHE por causa das regras de pre-route do fire, por tanto até que a MK lance a VS 7.0 que promete conserta esse problema ela servirá mesmo apenas para quem trafega abaixo de 60 mega e ou com clientes de baixa banda (abaixo de 5 mega), ou para quem usa HS e ou IPfixo.

    (Obs: Ela funciona muito bem como Border Gateway Protocol - BGP "roteador de borda") entre outros.

    O problema dela não é o numero de clientes pppoes e sim o tamanho do trafego pppoe que se passa por ela fazendo subir o processamento (em system/resourcers/cpu onde mostra o consumo de todos os processadores em separado), basta um processador elevar-se a 80% para a latência ultrapassar 40ms para ligações direta a CCR via cabo ou fibra.

    Para quem tem ThundeCache, desabilite as regras de fire e observe que instantaneamente ela baixa a latência, pois também baixa o consumo do processador em maior taxa de uso. "

    Na minha rede uso fibra direto no cliente e ilhas em certos pontos onde coloco uma pacpon e desta segue rede utp.
    Observo que quem esta ligado na rede fibra e na pacpon direto não caem.Só cai quem está segue a rede utp do segundo e terceiro switch em diante.
    Minha conclusão é que como ocorre travas em delay em certos cores quem fica com resposta mais rápida não cai,porém quem está mais distante e demora mais a responder cai da rede.Assim clientes que estão fora do bloco onde há problemas acabam sofrendo com quedas também.

  7. #7

    Padrão Re: Quedas a noite retorno pela manhã.

    nossa rede é cabeada ( toda utp ) e estou passando por esse problema de quedas durante a noite! quero saber se alguém que usa ftth está passando por esse problema?

  8. #8

    Padrão Re: Quedas a noite retorno pela manhã.

    Tenho clientes usando CCR1036 com mais de 1200 conexões e planos de 100/200 mega em GPON. Rodando sem problema e com CGNAT na mesma caixa.

    Único BO sério que vejo é que rodando nat na caixa, quando cai alguns clientes (50 já são suficientes) a caixa inteira perde muito desempenho pois o RouterOS acaba usando um único core para limpar a tabela de conexões. E assim fica alguns minutos.

    Fora isso, a caixa roda tranquilo.

  9. #9

    Padrão Re: Quedas a noite retorno pela manhã.

    Estou passando pelo mesmo problema e estou conseguindo resolver, mundo tudo para rede giga.

  10. #10
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Quedas a noite retorno pela manhã.

    francklin bom dia...

    Por sorte todos os provedores(3) na época eram via rádio com PPPoE e MAC cadastrado no servidor.
    Ainda hoje mesmo com quase metade deles cabeada usa-se o mesmo método e o meu ainda é via rádio mas tenho tido menos problemas do que quem recebe via cabo.
    Hoje são (5) os pequenos provedores, mais a Oi/Velox( lentox) rsrs, e operadoras de celular; em uma população de 12 mil no município-sede com certeza preju não estão tendo...

    Talvez isso ajude a todos os usuários.
    Ontem tentei resetar um bullet2 e um airgrid5; 80 cm de cabo via adaptador POE e nada o desgraçados dava sinal de pau com fonte de 12 volts aliás 13,7 volts, foi só usar a fonte de 19 volts do notebook resolveu o problema. Na semana anterior, fiz com 12 volts sem problema mas temperatura ambiente de 26°C, e ontem estava com 22°C.
    Nos dias quentes e durante o dia, posso alimentar o SXT e o bullet ou air grid diretamente de uma bateria sem problema algum. Agora mesmo se não tiver pelo menos 20 volts é inviável com temperatura local de 16°C; mas resolvi fixar com 25 volts. Pior de tudo que na ponta tenho apenas uma queda de tensão de 1,5 volts, ou seja 12,5 volts e de acordo com a fabricante pode operar até 10,5 volts de tensão mínima. SXT consome menos, por isso a que foi menor do que 1 volt.
    Pela LEI da FÍSICA quanto mais baixa a temperatura, melhor a condutividade não é o caso mas levo a conclusão no seguinte caso:
    Uma switch, roteador, ou qualquer equipamento de REDE funcionam com tensão nominal de 3,3 volts com máxima de 3,45 volts e cerca de 1,6 A/H até o dobro conforme o hardware ou chipset; regulador pwm tem a função de regular essa tensão na saída independente da tensão de entrada, as a sua corrente pode variar na entrada e juntamente a frequência no modulador. Nos horários mais frios, a temperatura interna do chipset deve alterar algum funcionamento.
    Como muitos de vocês levam tensão de 165 volts( não aceito) junto com os cabos para alimentar os switchs, aliado a condensação do ar que passa aos equipamentos em questão instalados nos postes. Levar energia em um cabo PP seria o mais indicado, ou usar determinados clientes e instalar um switch com POE ou não, mas poderia alimentar mais 4 switches sem que esteja em cascata. Logicamente deve ter um contrato de locação, com erário e independe do serviço de internet; tudo depende da negociação entre as partes.

    Não citarei a marca, mas ficou ou ficaria muito mais barato do que consertar ele. Ele não tinha internet de qualidade, nem outros; com roteador novo "graça" quem não ficaria feliz. Eles me deram para ver o que acontecia, funcionava muito bem durante umas horas e como pouco ou nada entendia, foi para o lixo eletrônico. Hoje entendo menos ainda kkkkkk

  11. #11

    Padrão Re: Quedas a noite retorno pela manhã.

    Bom dia.
    Estou passando pelo mesmo problema aqui na baixada, estado do Rio de Janeiro, no meu caso começa a desconectar os clientes por volta de meia noite e meia, vou por abaixo parte do log de tentativa de reconexão do cliente.
    Fontes não confirmadas atribuem o problemas a roteadores Mercusys com vulnerabilidades exploradas.

    LOG:

    PPPoE connection established from C4:12:F5:78:05F
    PPPoE connection from C4:12:F5:78:05F was already active - closing previous one
    PPPoE connection from C4:12:F5:78:05F was already active - closing previous one
    PPPoE connection from C4:12:F5:78:05F was already active - closing previous one
    PPPoE connection from C4:12:F5:78:05F was already active - closing previous one

  12. #12

    Padrão Re: Quedas a noite retorno pela manhã.

    bom dia a todos! com as mudanças na rede que fiz ontem obtive algum resultado positivo até agora, não precisei reiniciar nada, mas só os dias poderão confirmar se resolvi em definitivo.... não tenho conhecimento para explicar tecnicamente, mas espero que minha experiência contribua... as desconexões "aleatórias" ( porque na verdade não são aleatórias, o MK tem suas razões ) são causadas por problemas em nossas redes ( cabos, rádios, configurações de RB, gargalos de link, gargalo de equipamentos, roteador de cliente com defeito, ...... ) ..... esses problemas de alguma forma sobrecarregam o servidor PPPoE e ( acredito eu ) travam as switchs lá no poste tbm....

    .... como minha rede é pequena poucas coisas erradas bastam para "derrubar" a qualidade da rede.... cabos de ex-clientes ainda conectados na switch ( muitos estão cortados e fechando curto nos dados ), roteadores se desconectando inúmeras vezes durante o dia ( e não vamos lá averiguar o motivo ) , no pppoe-server a opção " one session per host " habilitada e vc ( eu nesse caso rsss ) usando dois roteadores com o mesmo login, cabos cheios de água, as ligações elétricas das switch oxidadas,.....

    acreditem, o vilão da sua rede pode ser vc mesmo!!! estou praticando boas maneiras e tenho obtido resultados positivos....

  13. #13

    Padrão Re: Quedas a noite retorno pela manhã.

    Concordo, porém esses vilões a que vc se refere não tem hora marcada para acontecer e não permitem a rede voltar ao normal pela manhã sem serem corrigidos.

  14. #14

    Padrão Re: Quedas a noite retorno pela manhã.

    Por acaso vcs usam cabo da marca Sintel?
    Entre três provedores que tive contato que estão estas quedas o comum entre estes é uso deste cabo.

  15. #15

    Padrão Re: Quedas a noite retorno pela manhã.

    A maioria usa Sintel, assim como Mikrotik e UBIQUITI, se fosse o cabo, não ficaria ruim a noite e bom durante todo o dia sem ser trocado.
    E um amigo trocou 1KM de cabo e continua igual.
    Hoje outro que ainda é rádio UBIQUITI começou a sofrer os mesmos problemas.

  16. #16

    Padrão Re: Quedas a noite retorno pela manhã.

    Como não se sabe qual é a razão de todo mundo está passando pelo mesmo problema estamos buscando pontos em comum.
    Aqui começou a dar este problema de quedas depois que o tempo esfriou .
    Quem está na fibra ,ligado direto na pacpon ou rádio não caem.So cai que está no utp.
    Uma observação,na rede UTP trabalho com ilhas ,ponho uma onu com switch ou pacpon e desta puxo uma perna de rede utp para uns 10 switchs.
    Quem está conectado diretamente na pacpon ou switch PAC,ou até mais próximo destes alimentadores de dados não caem do server.Só cai quem está mais a frente ,as vezes após o primeiro switch, outras do terceiro switch em diante.O comum entre estes casos é o cabo que eles usam.Cabo de caixa qualidade e sem proteção,capa fina.
    Acredito que estes cabos estejam sobre do mais com poluição magnética ou coisa do tipo e temperatura,no caso mais baixa que dificulta a propagação de sinal em os passivos (switchs) na rede.
    Sobre quedas em locais aleatórios observei uma situação que pode ser o motivo das quedas em destes locais que em tese não deveriam sofrer.Ex quem está na fibra.
    Vamos se consigo me fazer entender,até porque meu conhecimento vai na casa do intermediário.
    Sabemos que o Mikrotik tem núcleos.No caso rb1036 tem 36 núcleos.As vezes olhamos o procedimento geral do equipamento e está baixo,ex 25%,mas às vezes há cores travando em 100%.Quando usamos nat e regras que pesam na RB e ocorre queda em massa certos cores travam e dão delay partes distintas da rede.Então cliente que respondem a tempo de não haver quedar ficam conectados,quem está mais distante e demora a responder cai.
    Por isso em meu caso vejo clientes na fibra não caírem ,quem está direto na PAC não caírem .Pois as respostas ao sever são mais rápidas,quem está depois da pacs seguindo terceiro switchs ou tem delay por algum motivo cai também na massa .
    Sinceramente srs, não sei qual é o problema ao certo e a solução para tal.Mas tem muita gente com o mesmo problema.

  17. #17

    Padrão Re: Quedas a noite retorno pela manhã.

    Nesse ponto da distancia do equipamento onde chega a fibra, o mesmo acontece comigo, as quedas ocorrem a partir do segundo Switch.
    Daqui a 15 dias devo concluir uma substituição de grande parte da rede por fibra, vou começar pelo ramal mais problemático, assim que passar a primeira noite após a migração eu posto os resultados.

  18. #18

    Padrão Re: Quedas a noite retorno pela manhã.

    bom dia! tive um final de semana sem quedas! .... Vinitec, td na paz meu amigo!? entendo quando vc diz que o problema de quedas com horário determinado não se explica muito com os "vilões" que mencionei!!! mas veja bem: levando em conta que temos algo de errado em nossas redes, esse problema é agravado a noite quando a temperatura baixa e os cabos perdem sua eficiência condutiva de dados e energia!!! outra coisa; pelo menos aqui comigo, durante o dia a rede tbm tinha desconexões, mas o cliente vai lá e reinicia o roteador e resolve algumas vezes.... costumo dizer aqui: " nosso problema é cabo utp e quando não é cabo é cabo mesmo!!!" ..... outra coisa que estou atento é quanto ao meu software de gerencia, uso aqui o RADIUSNET... nada pode ser descartado...

    estou atendo tbm ao endereçamento ips Address dos clientes...

    espero está ajudando com meu depoimento... estamos juntos!!!

  19. #19

    Padrão

    opa
    Pode ser um pouco tarde, más vou falar assim mesmo.
    já tentou colocar roteadores em pontos estratégicos e monitorar os serviços pelo prtg, dude ou algum similar?

  20. #20

    Padrão Re: Quedas a noite retorno pela manhã.

    Coloquei três RBs Mikrotik espalhadas na rede, mesmo com ip fixo, no momento da anomalia perco o acesso, nem ping funciona, algo derruba a camada 2.